Buscar

comunicação e linguagem prova

Prévia do material em texto

1Cada falante, ao fazer uso da fala, utiliza a língua de acordo com sua necessidade, seu grau de escolaridade, sua faixa etária ou região em que vive. Sendo assim, a diversidade dessa utilização leva a diversas variantes. Com base no exposto, diferencie: nível culto ou formal de nível informal.
Resposta esperada
Nível formal:
É utilizado por pessoas escolarizadas.
É utilizado por meios de comunicação escrita, como: livros, jornais e revistas.
Neste nível há o cuidado com as regras gramaticais.
É utilizado em situações de cerimônia.
Nível informal:
É mais espontâneo.
É coloquial, utilizado no dia a dia, em conversas informais.
Não segue as normas gramaticais, segundo a linguagem padrão.
É muito utilizado nos diálogos, no qual se procura maior agilidade na transmissão da mensagem.
Minha resposta
Quando falamos em nível culto ou formal estamos falando de uma linguagem mais técnica ,uma língua que se preocupa em usar os termos gramaticais de forma correta geralmente uma linguagem usada por pessoas mais estudadas no dia-a-dia. EXEMPLO: Um advogado para o juiz , " Excelentíssimo senhor doutor juiz de direito da vara____ da comarca de_____" notamos uma linguagem mais técnica do advogado para o juiz , diferente da linguagem utilizada pelo seu cliente que não conhecendo os mesmo termos técnicos diria "senhor juiz". A linguagem de nível informal a língua e espontânea, não se preocupa com as regras , apresentando gírias , e palavras usadas no dia a dia da população . EXEMPLOS: "LEVOU FARELO: se deu mau!" , "MAS QUANDO JÁ: mentira..." , " PAVULAGEM: frescura de mais" ,"OLHA QUE O PAU TE ACHA: toma cuidado" ,a linguagem informal e a linguagem do cotidiano das pessoas acabamos de ver algumas exemplos de linguagem informal da população paraense.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta atingiu os objetivos da questão e você atingiu o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.
2De acordo com Costa Val (2004), pronomes são comumente utilizados como recursos linguísticos importantes para a construção da cadeia de referentes textuais. Nesse sentido, costuma-se, por meio de um pronome, retomar um elemento citado no texto, a fim de evitar a repetição. Para estar de acordo com a norma padrão, o pronome precisa concordar em gênero e número com a palavra a qual faz referência. A seguir, temos um caso em que não há concordância entre pronome e a palavra a qual faz referência: Tenho a maior gratidão a essa equipe médica, porque eles salvaram a vida do meu pai. Explique a forma padrão para este enunciado e explique por que é possível compreendê-lo mesmo sem concordância entre o pronome e a palavra a qual faz referência. FONTE: COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. In: CECCANTINI, J. L. Tápias; PEREIRA, Rony F.; ZANCHETTA JR., Juvenal. Pedagogia Cidadã. Cadernos de formação: Língua Portuguesa, São Paulo, v. 1, p. 113-128. 2004,
Resposta esperada
*O pronome pessoal "eles", para estar de acordo com a norma padrão, precisaria ser substituído por "ela", já que retoma "equipe médica", que é expressão substantiva no feminino singular. *É possível compreender o enunciado porque entendemos que uma equipe é formada por várias pessoas, *entre as quais pode haver homens e mulheres.
Minha resposta
Notamos que o enunciado exposto acima esta obedecendo a norma padrão da linguagem , entretanto o pronome pessoal "ele" foi usado de maneira incorreta já que esta fazendo referencia a "equipe médica" ,logo o pronome que deveria ser usado seria "ela" que ficaria no singular feminino. Mesmo com o equivoco no enunciado ,podemos compreender que a equipe medica pode ser formada por homens e mulheres e que o termo "ela" seria melhor encaixado no enunciado expostos acima.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta atingiu os objetivos da questão e você atingiu o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.

Continue navegando