Buscar

Planejamento e Orçamento Em Bim atividade1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 - Com base no que foi explicado, descreva a importância do Desenho Universal como arquitetura inclusiva. Cite casos que você vivenciou. Qual a importância da inclusão do DU em legislação para torná-lo obrigatório?
O Desenho Universal visa criar produtos, serviços e ambientes que possam ser utilizados por todos, independentemente de suas características físicas, cognitivas ou sensoriais. É importante, pois permite a inclusão social e a acessibilidade, garantindo que todos possam ser independentes de certo modo e participem da vida em sociedade.
Desenho Universal pode incluir recursos como rampas, elevadores, portas largas, corredores amplos, banheiros acessíveis, sinais claros e fáceis de entender, entre outros elementos que tornam os edifícios acessíveis a pessoas com deficiência, idosos e outros grupos que enfrentam barreiras físicas ou cognitivas.
A inclusão do Desenho Universal em legislação é fundamental para torná-lo obrigatório e garantir que a acessibilidade seja uma prioridade na construção de edifícios e espaços públicos. 
No ano de 2021 o Desenho Universal passou a ser disciplina obrigatória no currículo das escolas de arquitetura. A inclusão foi determinada pelo Conselho Nacional de Educação e já está valendo, mas ainda há muito a ser feito para garantir que essa abordagem seja amplamente adotada e respeitada. A inclusão do DU em legislação ajudaria a promover a igualdade e a inclusão social para todos.
Podemos citar a avenida Paulista, muito frequentada, há muitos anos já passou a ter guias rebaixadas, de modo que um cadeirante consiga atravessar a rua sem dificuldades, sinalização para deficientes visuais em toda a sua extensão e instalação de rampas de acesso em estabelecimentos comerciais que antes eram inacessíveis para pessoas com mobilidade reduzida.

Continue navegando