Buscar

Etnocentrismo e suas consequências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Etnocentrismo é um conceito antropológico resultante da discriminação de um determinado indivíduo ou grupo de indivíduos, que não possuem hábitos e caráter sociais iguais, sobre outro. O etnocentrismo caracteriza a demonstração de um indivíduo que considera seu grupo étnico ou cultural mais relevante e importante que os de cultura e sociedades diferentes.
Tanto o etnocentrismo como o relativismo cultural estão intimamente presentes nas relações cotidianos e o primeiro deve ser combatido e o segundo deve ser incentivado.
Imagine que você está, em um lugar muito diferente de onde você nasceu. Uma sociedade com hábitos, costumes e crenças que você não divide e, para ser franco, sequer entende completamente. O etnocentrismo trata-se de uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente, ou seja, desprezar as diferenças culturais existentes, e começar a achar que a sua cultura é melhor que a de outras pessoas. Uma das principais consequências que o etnocentrismo poderia causar em uma sociedade, seria o aumento da discriminação e da intolerância. Pois, tudo o que difira da sua cultura, numa visão etnocêntrica, seria julgado como ruim ou errado. Por exemplo: achar que todos os moradores de favelas são ladrões seria uma atitude preconceituosa e etnocêntrica. Por último, podemos citar as atitudes homofóbicas que vem crescendo cada vez mais. 
Estes são apenas alguns dentre tantos outros exemplos que ilustram as diferenças culturais nos mais diversos aspectos e que temos hoje em dia. O ponto alto da questão não está apenas em se constatar as diferenças, mas sim em aprender a lidar com elas. Dessa forma, no momento de um choque cultural entre os indivíduos, pode-se dizer que cada um considera sua cultura como mais sofisticada do que as culturas dos demais.

Continue navegando