Buscar

APOL 01E 2 LUDICIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 01 LUDICIDADE 
01-“[..] iniciativa e autonomia são palavras-chave nos projetos de Montessori e todo o material lúdico deveria convergir para esse fim”.
R: D Neste espaço os objetos possuem uma organização categorizada, sendo que a organização é de responsabilidade partilhada entre crianças e educadores.
02- “[...] para Vygotsky, a cultura medeia todas as relações humanas e determina suas ações”.
R: D A inteligência só seria possível pela vivência em sociedade ou comunidade.
03- A criança já nasce imersa em um mundo social e cultural e o interpreta por meio de suas experiências, de suas relações com os adultos e do ambiente em que está inserida. R: B As raras atividades lúdicas eram praticadas tanto por crianças quanto por adultos.
04- “Algumas brincadeiras consideradas tradicionais [...] competem com esse universo cada vez mais digital e atrativo”. R- D Jogos digitais substituem a falta de possibilidades de realizar jogos físicos, simulando-os como se fossem reais.
05- “[..] se observarmos algumas instituições de ensino, verificaremos que o domínio do conhecimento se sobrepõe ao da afetividade [...] na maior parte dos estágios de desenvolvimento da criança”. R: A Durante a educação infantil.
06-“[...] por meio de sua epistemologia genética, demonstrando como os jogos podem contribuir para o desenvolvimento infantil”. R- D Consiste em descobrir como a criança constrói seu conhecimento dos estados mais iniciais até o estágio lógico-abstrato.
07-“[...] as diversas formas de ludicidade, principalmente as brincadeiras, acontecem de forma espontânea entre as crianças”. R: C Através da liberdade e autonomia, as crianças aprendem a resolver seus problemas
08-“Piaget [...] estabelece quatro estágios de desenvolvimento da criança, definidos pela evolução mental e pelo processo de equilibração. Analisemos cada um deles sob a perspectiva dos aspectos lúdicos”. R: D 2 – 1 – 3
09- “[...] a imaginação não é uma atividade aleatória. Ela está intimamente associada às experiências socioculturais”. 
R: D As regras designadas nas brincadeiras de imaginação e criação, são fruto da interação humana e são internalizadas conforme os aspectos socioculturais.
10- “A linguagem não se restringe à fala e à escrita. Vygotsky [...] atribuiu a ela as funções de comunicação como intercâmbio social e de pensamento generalizante, um instrumento com o qual podemos conceituar a realidade”.
R: B 1 – 2 – 1 – 2
APOL 02 LUDICIDADE
01- Os jogos cooperativos têm como característica integrar todos, de modo a ninguém se sentir discriminado, colocando a cooperação em primeiro lugar, e não o desejo de vencer [...]”. 
R: E Promovem a integração, o engajamento da equipe e o respeito mútuo.
02- “Esse material possibilita o trabalho lúdico dos quatro algoritmos (adição, subtração, multiplicação e divisão) por meio de jogos, experimentos e simulações de contagem”. R: D Material dourado.
03- “[....] as atividades lúdicas, incluindo as brincadeiras, são ingredientes essenciais para a formação de um indivíduo completo e saudável, uma vez que desenvolvem as habilidades necessárias (intelectuais, afetivas e motoras) [...]”. R: E A criatividade e a atenção.
04- Existem várias inteligências, categorizadas por Harvard Gardner como Inteligências Múltiplas, que podem ser desenvolvidas por meio de jogos e brincadeiras.
R: A	2-2-1
05-“Dimensionar a importância do livre brincar e as consequências da ludicidade para o desenvolvimento infantil pode ajudar os familiares a entender melhor a proposta da escola e ainda aplicar a prática em seus lares”. 
R: D Portfólio de brincadeiras.
06-“[...] nem todo jogo tem função educativa. Muito pelo contrário, os jogos têm a função primária de distrair e entreter. A aprendizagem é uma consequência que depende de vários fatores presentes nos jogos”. R: A Viabilidade metodológica.
07- “[...] os conteúdos que incorporam elementos de gamificação podem ser explorados de forma a despertar a motivação para a aprendizagem”. R: A Jogos digitais.
08- “Como a criança está se desenvolvendo, é comum que caia; é importante, então, que aprenda a cair para sofrer menos impactos”. R: C	Equilíbrio.
09-“O uso de sucatas também pode ser associado à ideia dos jogos de fabricação proposta por Henri Wallon [...]”.
R: A Estimulam a criatividade.
10- “Muito mais do que isso, a psicomotricidade envolve todas as ações de movimento integradas com as ações psíquicas”. R: D Postura e gestos corporais.

Outros materiais

Outros materiais