Buscar

EXECUÇÃO TRABALHISTA E PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

Prévia do material em texto

EXECUÇÃO TRABALHISTA E PROCEDIMENTOS ESPECIAIS
Artigo 894, CLT – Recurso Ordinário: É o meio recursal no qual as partes podem discutir novamente e de forma ampla, em termos de direito e de fatos, a matéria decidida em primeira instância. Tem natureza ordinária e é de livre fundamentação pelas partes.
Prazo: é cabível no prazo de 8 dias.
· Possui apenas efeito devolutivo (sumula 393, TST – reexame da matéria), portanto é possível interposição de ação cautelar para obter o efeito suspensivo (súmula 414, TST), sem a solicitação do efeito suspensivo, a parte poderá dar início a execução provisória da sentença. 
Todos os recursos extraordinários são necessários a habilitação de advogado.
Artigo 896, CLT – Recurso de revista: É o meio recursal possui espécie especifica de cabimento, onde caberá após decisões em grau de recurso ordinário, em dissidio individual que esteja presente em uma das hipóteses abaixo
Prazo: é cabível no prazo de 8 dias.
· Divergência jurisprudencial entre as sentenças proferidas ou contrariarem súmula ou súmula vinculante do STF.
· Interpretação divergência de convenção coletiva, acordo coletivo, sentença normativa ou regulamento empresarial de observância obrigatória. 
· Violação literal de Lei Federal ou afronta direta e literal a Constituição Federal.
São requisitos específicos para o Recurso de revista o prequestionamento e transcendência
	PREQUESTIONAMENTO
	TRANSCENDÊNCIA
	Quando na decisão impugnada já tenha sido adotada, explicitamente, tese a respeito do caso pelo TST.
	É uma ideia, onde a matéria é muito importante é não fica restrita as partes, tendo reflexões mais amplos de natureza econômica (valor elevado), política (houver desrespeito a Instancias Superiores), jurídica (tema novo com divergências) e social (direito social discutido pelo reclamante);
· Possui natureza extraordinária, devemos analisar a forma onde o processo se iniciou, quando o processo iniciar na vara do trabalho, cabe recurso ordinário e será julgado pelo TRT e quando o processo iniciar no TRT, cabe recurso ordinário e será julgado pelo TST.
Após a sustentação oral, os juízes irão votar individualmente sobre a decisão deles, atualmente está sendo efetuada de forma tele presencial, porém de forma presencial poderá solicitar uma vestimenta especial, onde irá ser solicitado dependendo do Tribunal.
· Só cabe recurso de execução quando violar a Constituição Federal.
Procedimento: a parte será intimada e terá prazo de 8 dias para encaminhar o recurso de revista ao Presidente do TRT e as razões do recurso para o relator do TST.
Artigo 897, CLT – Agravo de petição: É a medida processual, de natureza recursal, cabível contra as decisões proferidas nas execuções trabalhistas, só pode ser interposto contra decisões terminativas ou definitivas.
Prazo: é cabível no prazo de 8 dias.
· Quando o juiz determina algo, mas entra em erro, você deverá apontar o erro e o valor correto
Agravo de instrumento: É recurso cabível quando o juiz a quo nega seguimento ao recurso interposto e a parte pretende destrancá-lo para que possa ser analisado pela instância superior.
· Portanto é quando trancasse um recurso por uma instância, é solicita a analise por uma instancia superior.
Embargos no TST: É quando impugnar um acordão do TST, que esteja divergente a jurisprudência na interpretação do dispositivo da Lei Federal, onde possui duas divisões:
· Divergência: uniformizar o entendimento do TST, quando existe divergência entre as Turmas.
· Infringentes: quando não é unanime, pode solicitar uma nova analise.
Extensão da matéria:
· Total será aquele que ataca todos os itens da decisão.
· Parcial pode ter execução daquilo que não se recorreu.
Forma de recorrer: recurso principal ou adesivo
· Principal é o interposto depois de intimado da decisão
· Adesivo é o interposto no prazo da resposta do recurso principal. 
Recurso Adesivo: É uma manobra judicial que permite que as partes interponham recursos após o momento apropriado, mas somente se a outra parte entrar com um dos recursos previstos no Novo CPC para o tema. 
· Quando você perde o prazo, mas a parte contraria recorrer e você também poderá por meio do recurso adesivo para interpor.
Embargos a declaração a sentença: Quando a sentença, acordão ou decisão interlocutória não está de forma clara (omissão, obscuridade ou contradição/, portanto as partes poderão esclarecimentos ao juízo.
Prazo: é cabível em até 5 dias.
Princípios:
Duplo grau: da decisão cabe recurso para instancia superior, mas não tem previsão expressa na CF.
Exceção ao rito sumaríssimo, pois não tem recurso.
Taxatividade: só podem ser utilizados recursos previstos em Lei, portanto a Lei Trabalhista.
Fungibilidade: Admitir o recurso errado no lugar do correto, desde que seja dupla a interpretação, sendo parecido e ter os pre requisitos.
Dialeticidade: Você irá apresentar uma petição mostrando qual a falha que apresenta ao processo, atacando a decisão.
Transcendência: A matéria ali discutida, visa um coletivo ao invés do individual.
Irrecorribilidade: As decisões interlocutórias que são julgadas por meio de recursos, caso sejam aceitas, elas retornam ao inicio do processo.
27/02/2023:
Efeitos:
Devolutivo: ele devolve para uma instancia superior, onde ele estabelece até onde o tribunal deverá analisar, portanto ele irá analisar apenas sob aquilo que foi recorrido, não irá estender aquilo que não foi pedido especificamente.
Efeito devolutivo horizontal ou em extensão: onde você determina o que o Tribunal deverá analisar, pode ser utilizado todas as teses utilizadas no processo, mas somente irá alterar aquilo que foi solicitado no recurso.
Translativo: Transfere ao órgão recursão o exame de questão não alegada pelas partes quando se tratar de matéria de ordem pública.
Suspensivo: Como regra, os recursos não são dotados de efeitos suspensivos. O efeito suspensivo impede os efeitos da decisão recorrida.
Quando um recurso não tem efeito suspensivo, é iniciado uma execução provisória, pois o tribunal pode revoga-la.
Você poderá pedir para ter efeito suspensivo ao recurso ordinário de forma de exceção por previsão no CPC.
Pressupostos Recursais:
Genéricos: Se dividem em subjetivos ou objetivos
Subjetivos: tem haver com a pessoa, aquele que recorre
Legitimidade: 
06/03/2023:
I Sucessor ou o sucedido: tem haver com sucessão empresarial, quando uma empresa assume outra por meio de fusão ou compra.
II – Socio Retirante: quando a pessoa física compra um estabelecimento e comprando o CNPJ, adquirindo as “partes ruins ou boas”.
O socio antigo só responderá durante 2 anos após sua saída.
III – Empresas de grupo econômico que possuem solidariamente em processos.
III – Empresas de subsidiariamente (terceirização): a empresa que contratou a terceirização, também será responsável pelo pagamento do processo. 
IV – Subempreiteiro: O dono da obra só irá responder se ele for do ramo da construção civil.
Terá subsidiariamente sendo sempre do mais próximo, até chegar no final, caso não seja da construção civil não irá pagar.
V – Quando se juntam para a fundação da empresa, mas sem regularização (CNPJ), TODOS os sócios respondem solidariamente por processos.
VI – Qualquer das partes pode recorrer 
VII – substituto processual: Legitimação extraordinária onde terceiro solicita direito de outro, O sindicato pode agir em nome próprio, exigindo direitos da categoria que ele representa.
Caso o sindicato solicite algo em processo e perca, você pode ajuizar novamente a ação.
Se for algo benéfico, pode ser utilizado.
VII – Perito ou advogado: A parte onde é fixada os honorários, ele não poderá recorrer da sentença 
VIII – O Inss poderá recorrer quando ver que houve uma fraude para a Previdencia, tornando ele só indenizadora para evitar pagamento de impostos.
Capacidade: se a capacidade ainda existe, exemplo de falecimento.
interesse: só poderá recorrer quem tem interesse, onde foi derrotado processualmente.
Recorribilidade: só posso recorrer das decisões que podem ser recorridas 
Adequação: tenho que usar o recurso correto
Tempestividade: o recursodeve ser interposto no prazo, ate o ano de 2015 quem entrava com o recurso antes da intimação, não era aceito.
Atualmente só perde o prazo quando passa do prazo, se for feito antes não tem problema.
13/03/2023
Preparo é o pagamento para recorrer, ele é divido em dois itens: 
Custas e deposito recursal: Custas na área trabalhista é pagas no final do processo no valor de 2%, para ter a possibilidade de recurso é obrigatório o pagamento das custas para que ele seja analisado.
Deposito recursal é uma espécie de garantia para uma futura execução, só será exigido da empresa que foi condenada, portanto o trabalhador não faz este tipo de deposito.
É no valor da condenação, mas obedece a um teto fixado pelo TST conforme o recurso. Caso você suba o processo no recurso, você paga 1x, se desejar recorrer novamente, deverá pagar novamente em dobro. Se a condenação seja inferior ao valor do teto, você paga o % sob do valor do processo.
· Existe a possibilidade de venda de seguro de apólice para recurso trabalhista.
20/03/2023:
Sentença normativa: a sentença do litigio coletivo.
Deve ser de um tribunal diferente, pois se for do mesmo, pode considerar uma evolução da decisão.
Recurso do TST: 
Embargos infringentes: 
897 – B O agravo de instrumento 
PESQUISAR
Embargos do TST: Artigo 894 do CLT.
I – Embargos infringentes: Caberá quando o TST julgou um dissidio coletivo que foi iniciado no TST, onde a decisão deve ser NÃO unanime.
· Só serve para dissidio coletivo
· Decisão NÃO unanime
· Natureza ordinária
Quando não existe certeza da base territorial para o sindicato, iremos ao TST.
II – Embargos de divergência: É uma decisão de um recurso de revista por uma Turma, onde poderá opor uma decisão de outra Turma ou similar por conta de conflito de teses.
· Individual 
· Natureza extraordinária
Podemos pensar que os entendimentos sobre o direito devem ter uma tese unanime em todo território nacional.
Agravo de instrumento: Pesquisar.
Agravo de petição: Pesquisar.
Embargos a sentença: Pesquisar
Prazo de 5 dias após a intimação.
Os embargos de declaração INTERROMPEM o prazo para outro recurso, após a resposta do embargos de declaração retorna ao inicio a contagem do prazo.
· Se ele considerar que foi embargos de declaração, o juiz pode julgar como embargos protelatórios e efetuar pagamento de 1% no valor do processo e litigância de ma fe.
24/04/2023:
Princípios aplicáveis
a) Primazia do credor trabalhista - CPC Art. 797: O credor sempre terá um olhar “de mais importante” para o juiz.
b) Da não prejudicialidade do devedor (meio menos oneroso ao executado) - CPC Art. 805: Deve se considerar a forma menos gravoso para o exequente, onde você poderá indicar ao juiz um caminho alternativo para a execução, mas caso não tenha outras opções, será executado de qualquer forma.
c) Princípio do título CPC Art. 783. A execução para cobrança de crédito fundar se á sempre em título de obrigação certa, líquida e exigível: 
Titulo executivo judicial = sentença
Titulo extra judicial trabalhista
T.A.C: Termo de Ajustamento de Conduta onde o MP e o empresário firmam
· O MP faz um termo onde a empresa deve seguir aquele acordo, se violar, faz pagamento de multa.
Onde não irá entrar com uma ação publica para aquela determinada empresa, os funcionários poderão processar.
C.C.P: Comissão de Conciliação Previa: Onde o funcionário, pode tentar um acordo homologado por meio do sindicato, a empresa aceitando é lavrado um acordo.
C.D.A – Certidão de Divida Ativa: quando a empresa não paga o tributo, é inscrito na divida ativa pois ele foi atuado por um Poder Publico, onde um procurador publico irá executar mandando pagar.
· Por mais que seja divida tributaria, ele segue pela justiça do trabalho.
Se houver relação de trabalho, pode ser ser executado como cheque por exemplo.
d ) natureza real da execução: A divida trabalhista não gera prisão civil.
e) Princípio da utilidade para o credor – Art 836, CPC: Se a penhora não suprir os custos dela e do processo, ela não ocorrerá pois não é para ser uma vingança.
f) Princípio do não aviltamento do devedor: Não atingir a dignidade do devedor, onde ele não pode ser humilhado.
Legitimação Ativa: Quem pode executar
· devedor
· espólio, herdeiros ou sucessores: no caso de falecimento.
· Cessionário: aquele que compra o titulo de outra pessoa que tinha o direito da cobrança. – no mundo trabalhista seria anti ético, mas existe empresas que compram esse credito mas a um risco, então finge que não compraram. Mas na Lei de Falencia pode houver a cessão, porém ele não tem prioridade de pagamento.
· Subrogado: aquele que assume a posição do outro, transferindo a outro
Exemplo: tenho uma loja que é alugada, é meu locador está devendo em algum processo, eu faço o pagamento e sou o novo credor do locador.
· MPT:
· União: 
· Devedor: Ele quer resolver o assunto.

Continue navegando