Buscar

AOL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AOL 1 
1 ) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Essa citação foi extraída da:
RESPOSTA : Constituição Federal de 1988, Art. 205. 
2 ) É formado ou constituído pelo processo de aprender associado às formações escolar, familiar e ao meio social. Levando em consideração o contexto, podemos afirmar que:
RESPOSTA : 
A educação, pode ser adquirida por meio informal ou formal.
3) Foi considerado um pedagogo de grande repercussão no Brasil, devido, principalmente, aos seus métodos e técnicas de alfabetizar e de direcionar o seu olhar para a educação da população carente. Estamos falando de:  
RESPOSTA : PAULO FREIRE
4) A educação Jesuíta era focada primordialmente: 
RESPOSTA : NA CATEQUIZAÇÃO DOS INDIOS 
5) A escola profissional de saúde foi criada, no território brasileiro, a partir da aprovação da lei de diretrizes e base da educação nacional:
RESPOSTA : 
Nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961.
 
6) No Período Imperial, o Brasil: 
RESPOSTA : 
Não obteve avanços satisfatórios práticos na sistematização do ensino e da educação.
7 ) Em meado de 1920, surgiu o movimento chamado de Escola Nova, que foi ganhando força no sistema educacional estadual, para tentar mudar os critérios educacionais das duas vertentes que dividia o ensino brasileiro. Um nome muito comentado na época era o do estudioso:
RESPOSTA : 
Anísio Teixeira. 
8) Pode ser considerado um local para ensinar temas ou conteúdo de abrangência holística para a sociedade, tentando conectar o saber do aluno as atividades práticas do seu cotidiano. Nesse contexto, estamos nos referindo:
RESPOSTA : AO SUS 
9) Décadas após ocorreu a expulsão da ordem dos jesuítas, comandada por Marquês de Pombal, considerado o primeiro ministro de Portugal, que tinha como objetivo principal:
RESPOSTA : Remodelou totalmente o processo de ensino brasileiro.
10) Esse trecho: “Filhos das elites da época frequentavam escolas excelentes, e escolas com ensino de qualidade duvidosa para as demais crianças e adolescentes. Entretanto, as escolas federais mantiveram excelentes ensinos, mas eram frequentadas pela classe rica, e os demais, frequentavam escolas estaduais”, se refere a que momento da educação brasileira:  
RESPOSTA: PERIODO POMBALINO

Outros materiais