Buscar

Atividade Complementar Mycobacterium2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
 ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA 
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA BIOINTERAÇÃO
 ICS 035 – MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA
Atividade Complementar – Mycobacterium
Após a leitura do artigo “Identificação de Mycobacterium bovis em carcaças de bovinos abatidos no estado da Bahia, Brasil, por métodos bacteriológico e molecular”, responda as seguintes questões:
https://www.scielo.br/j/abmvz/a/9SwZWwFJp7nswnX8Lk7bSbp/abstract/?lang=pt
1) Quais os principais fatores de risco relacionados com a transmissão da tuberculose bovina de acordo com o artigo? Os principais fatores que favorecem a transmissão dessa doença no rebanho são: elevada densidade, permitindo o contato entre os bovinos, principalmente os leiteiros criados em sistemas semi-intensivo e intensivo; presença de um animal portador, manejo, raça, idade e resistência do agente às condições ambientais favoráveis
2) Quais são as consequências econômicas associadas à ocorrência da tuberculose bovina? A importância econômica atribuída à doença bovina está baseada nas perdas diretas resultantes da morte de animais, da redução no ganho de peso, da diminuição na produção de leite e do descarte precoce de animais de alto valor zootécnico
3) Descreva como foi realizada a coleta e o cultivo das amostras analisadas no artigo. A colheita das lesões sugestivas de tuberculose ou por linfadenites diversas durante a rotina de inspeção das carcaças bovinas foi realizada pelo inspetor médico veterinário, e as amostras foram acondicionadas em frascos contendo solução saturada de borato de sódio (Na2B2O7•10H2O, 140g/L) como meio conservante, o qual preserva as micobactérias por até 60 dias em temperatura ambiente . As amostras foram enviadas Laboratório de Micobacteriologia para o isolamento e a identificação de micobactérias. As amostras foram descontaminadas pelo cloreto de 1- hexadecilpiridinio (HPC) a 1,5% por 30min, inoculadas nos meios de cultura StonebrinkLeslie e Lowenstein-Jensen e incubadas a 37°C por até 90 dias
4) Ao analisar o método de cultivo microbiológico utilizado, é possível afirmar que M.bovisé uma bactéria pouco exigente a nível nutricional e de rápido crescimento?
M.bovisé é uma bactéria de alta exigência nutricional e de crescimento que exige longos períodos como descrito no artigo o período variou de 22 a 63 dias para aparecimento das primeiras colônias. 
5) Qual foi o método de coloração utilizado para a visualização das bactérias após o cultivo? Indique por qual motivo não foi utilizada a coloração de Gram. Foi utilizada coloração ZiehlNeelsen que é o método mais indicado, pois devido ao alto teor de lipídios na parede bacteriana dessa espécie não é possível reter o corante como no caso da coloração de Gram.
6) Qual o outro método diagnóstico foi utilizado além do microbiológico? Qual a vantagem indicada pelos autores do uso desse método em relação ao diagnóstico microbiológico?
 O método foi m-PCR (multiplex PCR) a vantagem frete ao método microbiológico é a rapidez dos resultados, alta especificidade, além de se configurar como um método simples o que lhe confere o perfil favorável como auxiliar nos programas de erradicação da doença junto a isso o m PCR é capaz de detectar focos remanescentes de tuberculose.
7) Quais foram os principais órgãos/tecidos onde foram localizadas lesões sugestivas de tuberculose bovina? As lesões estavam localizadas nos linfonodos da cabeça e do pescoço, assim como nos pulmões e nos linfonodos torácicos, do fígado e do peritônio