Buscar

Queimadas no Pantanal no ano de 2020

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
 CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 
 BACHARELADO EM AGRONOMIA-DE TUCURUÍ
CAMILA ALVES CORDEIRO DE ANDRADE
DEBORA FRANCO DOS SANTOS
ELAM CARLOS DE SOUSA MOTA
ELIAS NASCIMENTO PONTE
KATIANE DA COSTA CARVALHO
RAFAEL GUERRA TANNUS DOS ANJOS
RENAN SOUSA DE ARAUJO
QUEIMADAS NO PANTANAL NO ANO DE 2020
Tucuruí-PA
2021
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
 CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 
 BACHARELADO EM AGRONOMIA-DE TUCURUÍ
CAMILA ALVES CORDEIRO DE ANDRADE
DEBORA FRANCO DOS SANTOS
ELAM CARLOS DE SOUSA MOTA
ELIAS NASCIMENTO PONTE
KATIANE DA COSTA CARVALHO
RAFAEL GUERRA TANNUS DOS ANJOS
RENAN SOUSA DE ARAUJO
QUEIMADAS NO PANTANAL NO ANO DE 2020
Trabalho apresentado em requisito à produção textual interdisciplinar em grupo (PTG) referente ao 1º Semestre Agronomia. Portfólio para as disciplinas de: Metodologia Científica; Agronomia, Ciência e Profissão; Homem, Cultura e Sociedade; Métodos Quantitativos.
Tutor online: Maria Luzia Mariano; Cristina Célia Krawulski; Maria Gisele de Alencar; Daiany Cristiny Ramos.
 
Tucuruí-PA
2021
Sumário
1.	Introdução	4
2.	Agronomia, Ciência e Profissão	6
Agronegócio	6
Clima	7
3.	Processo de Globalização e os impactos no meio ambiente	7
4.	Material e método	8
5.	Resultados	8
6.	Natura Cosméticos	9
7.	Considerações finais	10
8.	Bibliografia	12
1
Introdução
 Desde a antiguidade, o mundo vem sofrendo por um processo de integração global, onde essa evolução está ligada também a industrialização, da qual contribui a degradação do ambiente, como por exemplo, na contaminação do ar, das águas e principalmente das florestas. Além da contaminação causar degradação ao meu ambiente, uns dos assuntos mais abordados de 2018 até os dias atuais é sobre o aumento das queimadas e o desmatamento no Pantanal, onde ano passado, 2020, foi uma situação alarmante, tendo aumento de queimadas no Pantanal significativa. 
 O alto índice de queimadas e desmatamento, não é um impasse que surgiu nos dias atuais, pois desde a antiguidade eles são presentes em nosso País, uma alusão dessa problemática foi a grande parte das florestas tropicais que foram destruídas no tempo da colonização. Há décadas o Pantanal desperta um interesse econômico, nos dias de hoje o agronegócio é um dos principais fatores de degradação do bioma, para o desenvolvimento da pecuária extensiva e da agricultura comercial.
 O WWF-Brasil, que é uma organização da sociedade civil brasileira, que tem como objetivo contribuir para que a sociedade brasileira conserve a natureza, com o uso racional dos recursos naturais. Segundo o site, o Pantanal em 2020 teve o Record de queimada na histórica da humanidade, o volume de chuvas ficou 50% abaixo do normal. Presente em locais isolados e sem chuva suficiente para encher as áreas alagadiças, o bioma ficou mais suscetível aos incêndios. O resultado foi trágico: mais de 21 mil focos de fogo devastaram quase um terço da área do bioma, tornando as queimadas de 2020 as piores já registradas no Pantanal. 
 O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que, ‘’ As queimadas na região no pantanal atingiram o recorde, com mais de 16 mil focos de incêndio’’. Uma situação bastante preocupante e alarmante, embora saibamos que há possibilidade de regeneração da flora em algumas localidades, a perda de extensas áreas com cobertura vegetal causa queda na evapotranspiração, aumento dos poluentes na atmosfera e perda da diversidade vegetal. 
 A questão não está voltada apenas a recuperação da flora, mas sim também, a saúde dos animais que fazem parte desse nicho e que, com a consequências de queimadas ou desmatamentos levam a extinção dessas espécies. Logo, consequentemente essas fumaças atingem as zonas rurais e urbanas, podendo assim, prejudicar a saúde da população 
 Sabemos que o Pantanal é uma fauna rica em vegetação e é, uma das áreas mais contribuintes para a redução do aquecimento global, sendo fundamental para o equilíbrio da flora e também climático do Brasil.
 Com base nessa introdução, o presente trabalho tem como objetivo geral, identificar quais são as ações que envolvem o desmatamento, queimadas e a responsabilidade humana e sobre o processo de globalização e os impactos no meio ambiente. 
 As principais pesquisas relacionadas aos impactos causados por essas temáticas de origem a temperatura, fogo e clima, onde o aumento da temperatura do mundo, deixando as florestas mais vulneráveis a incêndios. Por meio de muitas pesquisas e leitura de literatura cientifica, abordaremos sobre os impactos do meio ambiente e a entendermos de que maneira o desmatamento e queimadas afetam a humanidade.
 Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas na região do Pantanal brasileiro aumentaram 210% em 2020, quando comparado ao mesmo período do ano de 2019. É necessário que possamos identificarmos as causas e os fatores ambientais desses acontecimentos. Algumas ações são de responsabilidade humana, como por exemplo; o aumento das atividades agrícolas. 
2. Agronomia, Ciência e Profissão 
 A pratica das atividades agrícolas vem desde a época da colonização do Brasil, geralmente realizadas por indígenas ou pequenos agricultores. O mesmo tem como o objetivo conseguirem adubo de solo por meio das cinzas oriundas por intermédio das queimadas. De acordo com os avanços na sociedade, as necessidades foram surgindo e ocasionando degradação nas áreas de plantio e pastagem no pantanal. Embora tenham algumas vantagens essas queimadas removem a macega, promovem a rebrota palatável para o gado, minimiza os ricos de incêndios, controla o número de espécies lenhosas. As desvantagens afetam diretamente os processos físico-químicos e biológicos dos solos, diminui a comida para a vida microbiana e a matéria orgânica do solo, contribui para o incremento do efeito estufa. 
 Agronegócio
 O agronegócio vem crescendo a cada dia que se passa, pois é uns dos fatores fundamentais para o Produto interno Bruto – PIB, para alguns estados como, por exemplo, o Centro- Oeste. As queimadas estão ligadas a esse fator, onde essas queimadas são utilizadas como forma de desmatamento, com o intuito de limpar a área do pasto, com a justificativa que essa ação eleva a economia pecuarista e agrícola do estado.
 A pratica dessas atividades ocasionam não só agressão a natureza ou ao meio ambiente, mas sim, em toda as espécies que vivem nela. Para onde as espécies desse nicho poderá se socorrerem? A carbonização é a primeira consequência sentida pelo reino animal. 
 As espécies que não morrem de imediato podem sofrer ferimentos incapacitantes ou letais, onde no desespero por causa dessas queimadas farão que esses animais como; cobras, escorpiões, fujam para a zona urbana, onde esses seres irracionais poderão atacar a sociedade ou causar acidentes aos seres humanos. 
 Ao desmatar e queimar essas áreas para retiradas de cobertura vegetal, diminuem a fertilidade do solo e consequentemente prejudica a qualidade do ar, onde surgem outros impassem, a Poluição. Com a queimadas, podem gerar problemas doenças respiratórias, como renite, asma, atingindo principalmente as crianças e os idosos, logo, com o excesso das fumaças podem atingir a visibilidade dos motoristas e pedestres provocando acidentes. 
 Clima
 Além das queimadas e o desmatamento sem controle, o clima seco contribuiu muito para o aumento de focos de incêndio no Pantanal. O Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2020, publicou que a média de temperatura na região aumentou 1,5 grau acima do esperado e em setembro 2,5 graus acima da média, assim podemos ver que quando o clima está seco, o índice de queimada é maior, pois com a baixa umidade do ar, a falta de chuvas e plantio seco facilitam a propagação do fogo, se tornando difícil o controle desse incêndio.
 Assim, podemos a firmar que, os casos das queimadas, são decorrentes por ações humanas, principalmente por causa das ações de agronegócio, onde esses pequenos agricultores, fazem o desmatamento dessaspastagens. Por outro lado, os fatores que também pode contribuir para esse impasse, são as quedas de balões, protesto socias que são muito em comum nas tribos indígenas e também por disputas de terra. 
Processo de Globalização e os impactos no meio ambiente
 O processo de globalização e meio ambiente expressa-se na perspectiva dos impactos gerados pelas transformações técnicas, desde a revolução industrial, o mundo sofreu grande avanços tecnológicos e explorações ambientais, onde, através desses avanços o processo de produção de mercadorias acelerou, substituindo a produção manual pela utilização da máquina, consequentemente acarretou a exploração dos recursos da natureza de maneira excessiva. 
 Os surgimentos ambientais existentes no mundo são influenciados pelas intervenções humanas, onde consequentemente originam o desequilíbrio ambiental no planeta. O aumento da globalização, do desenvolvimento e do crescente consumo mundial geraram cada vez mais consequências no ambiente estando este a degradar-se aos poucos. 
 Um dos principais problemas existentes no contexto moderno do desenvolvimento das sociedades são as questões relacionadas com o meio ambiente, gerado pela globalização, onde esse impasse são presentes em quase todo o planeta e nos dias atuais são assuntos muitos pertinentes e discutidos nos meios de comunicações, consigo traz alterações no efeito estufa: deflorestações e os gases poluentes, chuvas ácidas: destruição da natureza, lagos e seres que ali habitam, fenômenos quem podem ocasionar a intensificação do aquecimento Global e provocar sérios danos às sociedades e à natureza.
 Com o surgimento da industrialização, aumentou o consumo de solo, florestas, minérios e os recursos hídricos, e em consequência disso, a transformação desses elementos primários passou a ser acompanhada da produção de um grande volume de poluição, tanto atmosférica quanto dos solos, hídrica.
O mundo globalizado como deve-se saber é um mundo extremamente industrializado, as indústrias usam os recursos naturais de nosso planeta e emitem líquidos e gases tóxicos e poluentes, contribuindo para o aquecimento global e a poluição de nosso ar e nossas águas.
 Sendo assim, a globalização está ligada a industrialização e a urbanização do espaço, onde essas consequências destas ações são o desmatamento ambiental, resultando a extinção de espécies da fauna e da flora. Com os incêndios e queimadas acontecem o derretimento das geleiras dos polos causados pelo aumento da emissão de carbono pelas indústrias, consequentemente o aumento do nível do mar e o desequilíbrio climático.
Material e método
A metodologia utilizada foi a pesquisa de revisão bibliográfica sobre a temática, como; artigos, livros e entrevistas apresentadas nas redes sociais e televisão.
 Resultados
 O poder do consumismo tem acarretado a alta demanda de recursos, recursos que na sua maioria são matéria – prima, tiradas do meio ambiente. As industrias cada vez mais querem oferecer um produto de qualidade, onde essas Segundo a Organização das nações unidas (ONU), durante a revolução industrial éramos cerca de 750 milhões de habitantes. Hoje, somos 7,6 bilhões de seres humanos na Terra. E segundo a (ONU), a população mundial deve chegar a 8,6 bilhões de habitantes até 2030. Mediante a excesso de reprodução de seres humanos a demanda aumentaram, nos dias atuais, o consumismo tem ganhado espaço a cada dia que se passa, onde isso resulta um aumento no consumo dos recursos do planeta. Empresas, acabam cometendo infrações e descumprimentos de algumas normas e leis, onde essas empresas desmatam, poluem os rios e até o ar que respiramos, contribuindo com o aumento do buraco na camada de ozônio. A preocupação maior, é que nós, seres humanos, chegamos ao ponto de consumirmos mais do que a capacidade do planeta de se regenerar, alterando o equilíbrio da Terra.
. O Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2020, publicou que a média de temperatura na região aumentou 1,5 grau acima do esperado e em setembro 2,5 graus acima da média, assim podemos ver que quando o clima está seco, o índice de queimada é maior, pois com a baixa umidade do ar, a falta de chuvas e plantio seco facilitam a propagação do fogo, se tornando difícil o controle desse incêndio.
Natura Cosméticos 
 Por outro lado, a Globalização também tem o seu lado positivo no meio ambiente, nos dias atuais, existem leis mais severas e campanhas de conscientização sobre a degradação do meio ambiente, contudo, com a preocupação em oferecer o melhor produto, aos poucos elas estão se preocupando em produzir produtos que não agridem o meio ambiente, um grande exemplo, é a Empresa Natura Cosméticos.
 A empresa Natura Cosméticos, foi classificada como a 15ª empresa mais sustentável do mundo pelo ranking Global 100, realizado pela companhia canadense de mídia e pesquisa Corporate Knights. Sua pregação é manter a floresta em pé e gerar renda para a comunidade a partir do fruto da árvore, uns de modelos de empresa que deveria e deve ser seguido por muitos.
Considerações finais 
 Diante as informações colhidas sobre os impactados ambientais, são necessárias que medidas sejam tomadas para que esse impasse, diante desse cenário, nós podemos observar que a ignorância humana está cada vez acarretada, o sentimento de ganância tem consumidos cada vez mais a mente do homem, não se importando com as consequências futuras que o próprio agressor, está causando pra si. A sociedade tem o dever de proteger e cuidar do meio ambiente, com ações que não degrade e nem o polua, através de sustentabilidade. 
A falta de conscientização da população e principalmente dos pequenos agricultores, implicam o aumento desse problema, consequentemente, a população crescem sem se preocupar com a proteção da natureza e as consequências que esses males podem trazer para o futuro, consequências que não vão demorar vir a tona. A queima do pantanal, trará extinção de espécies únicas e deslocamento de fumaça para a zona urbanas, ocasionando não somente problemas respiratórios, mas acidentes graves em motoristas. 
As principais tecnologias para redução das queimadas em sistema de pastagens nativas, relacionadas no manual e aplicáveis no Pantanal seriam: suplementação alimentar como o uso da uréia, uso da mistura múltipla, uso de banco de proteína, recuperação de pastagens nativas degradadas (veda), distribuição de aguadas e cochos. Em síntese todas essas alternativas têm como objetivo a distribuição mais uniforme do pastejo, consequentemente inibir a formação das macegas.
 Para a promoção desse impasse, a mídia e as redes de comunicações, devem intensificar a conscientização de proteção ao bioma e as consequências da negligência, acreditando assim, que o máximo de pessoas serão alcançadas.
 Acredito que, o Governo Federal juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, por meio de campanhas midiáticas e Lúdicas, promova mais fiscalizações nas áreas afetadas, reforçando a inserção de militares, e criem multas severas para os responsáveis pelos focos, com o dever de preservar a natureza e mostrando o quão grave está o nosso país, devido o fruto da ignorância humana. Leis penais mais rigorosas, com aumento de penalidades, fazendo que, vândalos ou ate mesmo soltadores de balões, repesem e tenham temor a esse ato. Estimulando assim a ideia de que a população um dia reconheçam o pantanal enquanto um território de vida e riqueza.
Bibliografia
EMBRAPA. Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal (Corumbá, MS). Queima controlada no Pantanal, por Cristina Aparecida Gonçalves Rodrigues, Sandra Mara Araújo Crispim e José Aníbal Comastri Filho. Corumbá, 2002. 24p. (EMBRAPA Pantanal, Documentos, 35). Acesso em: 27 de maio de 2021
Borges, S.H. Bird Assemblages in Secondary Forests Developing after Slash-and-Burn Agriculture in the Brazilian Amazon. Journal of Tropical Ecology, vol. 23, no. 4, 2007, pp. 469–477. JSTOR, www.jstor.org/stable/4499120. Accessed 16 Sept. 2020 Acesso em: 27 de maio de 2021
Bradshaw S. D.,Dixon K. W., Lambers H., Cross A. T., Bailey J., Hopper S. D. (2018) Understanding the long-term impact of prescribed burning in mediterranean-climate biodiversity hotspots, with a focus on south-western Australia. International Journal of Wildland Fire 27, 643-657 Acesso em: 27 de maio de 2021

Mais conteúdos dessa disciplina