Buscar

Introdução - Nutrição e Doenças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, temos vivido uma grande variedade de doenças, algumas dessas doenças podem surgir diante de um aporte nutricional deficiente, isso porque sem os nutrientes necessários nosso organismo tenta compensar de alguma maneira a falta desses nutrientes causando alguns conflitos internos. (Borguini, Embrapa, 2021)
Nessa perspectiva, o presente paper vem explorar este tema “Nutrição e Doenças” de forma que possa ampliar nossa visão sobre o exposto trazendo mais clareza de ideias sobre este assunto extremamente relevante para os dias atuais.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, “a nutrição saudável é fundamental na prevenção de fatores de risco relacionados à dieta, como sobrepeso e obesidade, e doenças não transmissíveis (DNTs) associadas”. (OPAS, Nutrition, 2023, p.1).
Alguns fatores não menos importantes, são considerados pivôs no aparecimento de doenças de origem nutricional nos últimos anos, como nas populações cujo alimento foi adulterado através de agrotóxicos, fertilizantes químicos, hormônios, uso de conservantes entre outros males nos quais a civilização contemporânea convive diretamente sem dar-se conta. (Leite, Nutrição e Doença,1987).
Por tanto, faz-se necessária a seguinte indagação; qual a relevância da nutrição na prevenção e tratamento das doenças?
A importância de compreender, investigar e fomentar a discussão, parte do proposto neste paper de trazer uma atualização desse tema tão amplamente estudado ao longo desses últimos anos.
Sendo assim, considerando melhorar nossos conhecimentos e a relação com uma nutrição de qualidade, os objetivos específicos deste estudo são: Conscientizar os leitores acerca das inúmeras doenças associadas a deficiência nutricional; Conhecer os efeitos da má alimentação na saúde; Investigar os prejuízos causados na população em geral, tanto aos que buscam uma qualidade de vida melhor, quanto aos que vivem em situação precária e buscam o mínimo necessário para sobreviver; Propor práticas de melhoria eficazes para o desenvolvimento nutricional saudável a nível individual e público.

Outros materiais