Buscar

paper_seminario PAMELA MARIANA 26-11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
INDRODUÇÃO À PESQUISA
Pamela Damasceno
Jacqueline Orefici
	
RESUMO
A parte que antecede o "corpo" do trabalho, consiste em um resumo do mesmo. O resumo deve conter os principais dados e as conclusões do trabalho. 
Palavras-chave: Artigo científico. Normatização. NBR-6023. 
1. INTRODUÇÃO
A primeira parte do trabalho propriamente dito é a introdução. Esta deve ser clara e suscinta e deve descrever os objetivos do trabalho. Pode indicar os motivos que levaram o autor a escrever o trabalho e pode descrever algumas das informações já existentes sobre o mesmo assunto.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A fundamentação teórica consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, identificando o grau de importância e a estrutura conceitual (PEROVANO, 2016). De acordo com Perovano (2016), a revisão permite a identificação de questões e temas, bem como a verificação de assuntos ainda não pesquisados. 
Conforme Bazzanela (2013, p. 35) “Todos os tipos de conhecimento nos deixam muitas dúvidas ao lado de algumas certezas. Mesmo sendo bem aparelhado, o homem é limitado em sua capacidade de captar as reais propriedades dos objetos”.
 Nosso tempo é marcado, sobretudo, por grandes desafios e contradições. Por um lado, o desafio social. A questão da distribuição das riquezas. Acesso à tecnologia. Por outro, as questões ambientais e, dentro dessas, marcadamente as questões climáticas. Temos, por outro lado, um conjunto de possibilidades éticas e humanas que nos dá grandes chances de transpormos e solucionarmos grande parte desses problemas. (BAZZANELA, 2013, p. 20)
Pesquisa envolve de maneira profunda o desenvolvimento do ser humano. Potencializa suas capacidades. No caso da formação profissional é imprescindível, na medida em que qualifica o olhar do pesquisador. (BAZZANELA, 2013).
Segundo Bazzanela (2013) a pesquisa é importante para que o ser humano desenvolver seu conhecimento profissional e obtenha grandes experiências.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
	Nesta parte do trabalho, que segue a introdução, os autores descrevem o tipo e a quantidade das observações feitas, bem como os métodos empregados para a sua coleta, registro e avaliação. 
	
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados encontrados são relatados de uma forma organizada e sistematizada. Quando se estuda um grupo de casos ou de observações, os percentuais da ocorrência de cada observação também são relatados. A importância e o significado de certos resultados podem ser melhor avaliados pela análise estatística.
5. CONCLUSÃO
A análise dos resultados encontrados e o seu significado no contexto em que foram estudados levam às conclusões do trabalho. Esta seção deve ser bastante clara e concisa. Quando os resultados não forem inteiramente conclusivos, isto deve ser apontado.
REFERÊNCIAS
Ao elaborar as Referências do seu trabalho, lembre-se de que as obras devem ser apresentadas em ordem alfabética!.
BAZZANELLA, André. Metodologia científica. Indaial: Uniasselvi, 2013.
1 Pamela Mariana O Damasceno
2 Nome do Professor tutor externo Jacqueline Orefici
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Gestão de RH (2427045) – Prática do Módulo I - 26/11/20

Outros materiais