Buscar

Inclusão do Autista na Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
	INCLUSÃO DO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
Isabelle Cristina Silva de Paulo¹
 Larissa Patriota de Sant’ana¹
 Lúcia Helena da Silva Magalhães¹
Suelen dos Santos Santos¹
Melissa Silva Esterque de Lima²
	
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
CITAÇÃO DIRETA CURTA –
 […] Quanto mais rápido se inicie o tratamento, melhor será o desenvolvimento cognitivo e social da criança.
CITAÇÃO DIRETA LONGA –
 Esse estudo dialoga com o trabalho escrito por Massarioli, Vieira e Nascimento (2018) que ressalta a necessidade do plano de aula, com ações elaboradas de forma intencional. No intuito de ampliar os conhecimentos destes alunos e a inclusão dos sujeitos nas atividades propostas em sala de aula. Assim, cabe ao o professor o importante papel que se perceba em cada detalhe ou ação, pois, neste olhar mais atencioso possibilita o desenvolvimento desses educandos, seja no aspecto cognitivo, afetivo ou social.
CITAÇÃO INDIRETA – 
A lei n°12,764 de 27 de dezembro de 2012, estabelece uma política nacional de proteção aos direitos das pessoas com transtornos do espectro autista. O transtorno de espectro autista TEA afeta todo o desenvolvimento psiconeurológico, afetando a comunicação (fala e compreensão) e a vida social, e em muitos casos manifestando como retardo mental. Portanto, o objetivo de estudos realizados até aqui foi: compreender o transtorno do desenvolvimento “autismo”, identificando suas principais características; diagnóstico; modalidades de tratamento e possíveis intervenções psicoeducativas para crianças na educação infantil. Para o desenvolvimento metodológico é necessário propor alguns pontos de observação: autismo; principais características da síndrome; leis; como fazer o diagnóstico; modalidades de tratamento; intervenções psicoeducativas. E o que se constata é que as principais intervenções psicoeducativas foram dar instruções claras, objetivas e simples; usar estímulos visuais; criar quadros comportamentais e utilizar avaliações funcionais com a colaboração ativa da família e equipe terapêutica auxiliar do aluno.
REFERÊNCIASAgora, vamos para as referências
Instituto Neurosaber. Sinais precoces de autismo em crianças. 06/01/2022.
MACHADO, Cristina Anástacio Bicalho. Desafios da inclusão de alunos com autismo na educação infantil. UNESC Serra/ES,2020.
SIQUEIRA, Marcia, GUEDES, Ivan Cláudio. A intervenção psicopedagógica para inclusão de uma criança autista na educação infantil, Revista Acadêmica Faculdade Progresso, 2018.
1 Acadêmico do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (PED6745) – Prática Introdução à Pesquisa – 08/04/2022
2 Tutor externo do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (PED6745) – Prática Introdução à Pesquisa – 08/04/2022

Continue navegando