Buscar

prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. A empresa poderá requerer ao INSS a não aplicação do nexo técnico epidemiológico ao caso concreto mediante a demonstração de inexistência de correspondente nexo causal entre o trabalho e o agravo. Analise as frases a seguir e assinale a opção CORRETA:
I. Juntamente com o requerimento, a empresa formulará as suas alegações e apresentará as provas que possuir. A documentação poderá trazer, entre outros meios de prova, evidências técnicas circunstanciadas e contemporâneas à exposição do segurado.
II. Tal requerimento poderá ser apresentado no prazo de cinco dias da data para a entrega, na forma do inciso IV do art. 225 da GFIP que registra a movimentação do trabalhador, sob pena de conhecimento da alegação em instância administrativa.
Assinale a alternativa CORRETA:
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
A asserção I é falsa e a II verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
A asserção I e II são verdadeiras.
2. Segurança do trabalho pode ser resumida como um conjunto de medidas que são adotadas visando diminuir os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, assim como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do colaborador. De acordo com tema estudado, assinale a alternativa INCORRETA:
A segurança do trabalho tem como objetivo promover, manter o mal-estar físico, mental e social dos trabalhadores, bem como descontrolar os riscos profissionais e promover piores condições do ambiente de trabalho.
Ainda segundo Zocchio (1980), a segurança do trabalho tem por finalidade evitar a criação de condições inseguras e corrigi-las quando existentes nos locais ou meios de trabalho, bem como preparar as pessoas para a prática de prevenção de acidentes.
Segurança do trabalho é um conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas aplicadas para prevenir acidentes nas atividades das empresas.
A segurança do trabalho deve ter muita importância para as empresas, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, visto que o tamanho da empresa não muda o fato da importância da segurança do colaborador.
3. As críticas ao sistema de presunção do NTEP advêm de parcela da classe patronal. Basicamente são duas as mais ouvidas. Acerca do tema estudado, assinale a opção CORRETA:
A segunda crítica trazida pelo patronato é a de que o aumento de custos com prevenções acidentárias estimula a substituição da automação pelo trabalho humano, além de propiciar aumento de competitividade da empresa.
O NTEP se traduz em mais um dos critérios utilizados para se fixar o nexo causal entre a doença adquirida e o trabalho realizado com a vantagem de estar dissociado do ato de emissão da CAT. 
São consideradas como doença do trabalho: a doença degenerativa; a inerente a grupo etário; a que não produza incapacidade laborativa.
O médico perito poderá deixar de aplicar o nexo técnico epidemiológico sempre que não dispuser de informações e dados circunstanciados e contemporâneos ao exercício da atividade que demonstrem a inexistência do nexo causal.
4. Acidente de trabalho é toda ocorrência inesperada e imprevista, incluindo os atos de violência, derivado do trabalho ou com ele relacionado, do qual resulta uma lesão corporal, uma doença ou a morte, de um ou vários colaboradores. Analise as frases a seguir e assinale a opção CORRETA:
I. Acidente pode ser conceituado como um acontecimento imprevisto ou fortuito podendo resultar dano à empresa ou à pessoa. Segundo Silva (1989), pode ser definido como um ato involuntário, ou seja, que ocorreu independentemente da vontade do trabalhador e pela ausência de dolo ou de mau desígnio de sua parte.
II. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2001) define acidente de trabalho como um acontecimento relacionado ao exercício do trabalho como uma ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o ato de trabalho, que provoca lesão pessoal ou de que possa provocar risco próximo ou remoto dessa lesão.
Assinale a alternativa CORRETA:
As asserções I e II são falsas.
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
A asserção I é falsa e a II verdadeira.
A asserção I e II são verdadeiras.
5. Com o advento do NTEP, a partir da inserção do art. 21-A na Lei n. 8.213/ 1991, o gênero “doença ocupacional” passou a ser classificado da seguinte forma, RELACIONE a primeira coluna com a segunda.
I. Doença profissional (art. 20, I).
II.Doença do trabalho (art. 20, II).
III. Doença com NTEP (art. 21-A).
( ) nexo técnico epidemiológico. Presunção juris tantum em prol da vítima.
( ) desencadeada pelo trabalho peculiar a determinada atividade constante de relação oficial do MPS. Presunção juris et de jure.
( ) desencadeada por condições especiais e irregulares em que o trabalho é realizado. Ônus da prova da vítima.
A sequência CORRETA é:
I. II. III.
III, II, I.
II, III, I.
III, I, II.
6. Lima (2006), por sua vez, infere que uma investigação diagnóstica no campo da saúde do trabalhador deve seguir as seguintes etapas, EXCETO:
Complementar tais informações com exames médicos e psicológicos, além de dados coletados junto às entidades de classe e outros que possam auxiliar na compreensão do problema.
Buscar evidências epidemiológicas a fim de identificar possíveis focos de problemas.
Resgatar a história de vida desses profissionais da forma menos detalhada possível sem verificar a percepção que eles próprios sustentam sobre as causas do seu adoecimento.
Dirigir-se aos locais onde esses profissionais se encontram e realizar estudos ergonômicos e das atividades reais de trabalho.
7. Em relação ao acidente típico, Horvath Junior (2008) apresenta três critérios, RELACIONE a primeira coluna com a segunda.
I. Exterioridade.
II. Subtaneidade.
III. Violência.
( ) é o fato que se exterioriza de modo material, que deixa vestígios, como, v.g., explosão, queda. Porém, é bom lembrarmos que algumas lesões são imperceptíveis fisicamente/materialmente, como lesão também caracteriza um acidente do trabalho.
( ) este critério está ligado com a rapidez do acontecimento, o que não implica instantaneidade da lesão no organismo humano. Quando a lesão se produz no organismo humano imediatamente após o evento do acidente, o nexo etiológico ou da causalidade não precisa ser provado, posto que a lesão terá ocorrido no local do trabalho e no curso deste.
( ) causa não inerente à constituição orgânica da vítima (sinistros causados por ferramentas, máquinas, podendo excepcionalmente derivar do esforço do trabalhador, como no caso das hérnias).
A sequência CORRETA é:
I, II, III.
III, II, I.
II, III, I.
III, I, II.
8. Para que o trabalhador acidentado ou portador de doença ocupacional usufruísse da estabilidade no emprego prevista no art. 118 da Lei n. 8.213/19911 e dos benefícios previdenciários próprios do acidente do trabalho era necessária a emissão da CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) por parte da empresa. De acordo com tema estudado, assinale a opção INCORRETA:
O NTP (Nexo Técnico Previdenciário) resulta do cruzamento do diagnóstico médico enquadrado na CID (Classificação Internacional de Doença) com a ocupação do trabalhador na empresa.
O NTEP é menos amplo, pois considera somente parte do NTP (diagnóstico individual - CID) e o dimensiona a partir de sua incidência estatística sem considerar a Classificação Nacional de Atividade - CNAE.
A empresa poderá requerer a não aplicação do nexo técnico epidemiológico, de cuja decisão caberá recurso com efeito suspensivo, da empresa ou do segurado, ao Conselho de Recursos da Previdência Social.
Com o advento da MP n. 316/2006, posteriormente convertida na Lei n. 11.430/2006, o legislador introduziu significativa modificação no sistema de prova do acidente do trabalho ao criar o Nexo Técnico Epidemiológico - NTEP.
9. Geralmente a caracterização de acidente do trabalho por parte do médico perito do INSS para fins de liberação de benefícios previdenciários é suficiente para também caracterizar o nexo causal entre o trabalho executado pelo reclamante e a doença desenvolvida. De acordo com tema estudado, assinale a opçãoINCORRETA:
Todos os casos em que se presumir que a doença seja ocupacional pela adoção do NTEP, estar-se-á diante de “atividade normal de risco”, aplicando-se a responsabilidade civil do empregador independente de investigação de culpa patronal.
A conclusão do INSS é suficiente a caracterizar o nexo causal entre o labor e a doença desenvolvida, uma vez ser ele o órgão competente para avaliação nesse sentido.
Presume-se a ocorrência de acidente do trabalho, mesmo sem a emissão da CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho, quando houver nexo técnico epidemiológico conforme art. 21-A da Lei 8.213/1991.
A presença de NTEP entre o ramo da atividade econômica (CNAE) e a entidade mórbida motivadora da incapacidade relacionada na CID constitui-se em um critério ineficaz para fins de enquadramento na hipótese do parágrafo único do art. 927 do Código Civil.
10. No Brasil, os assuntos relacionados à saúde do trabalhador foram exclusivos do Ministério do Trabalho desde sua concepção, em 1934, até momentos antes da divulgação da Constituição de 1988. Analise as frases a seguir e assinale a opção CORRETA:
I. A inclusão da Psicologia na área da Saúde do Trabalhador difundiu uma gama de possibilidades de atuação do profissional desta área, sendo uma delas o nexo causal entre o adoecimento mental e o trabalho.
II. Para estabelecer o nexo, é fundamental que se descreva detalhadamente a situação de trabalho quanto ao ambiente, à organização e à percepção da influência do trabalho no processo de adoecer.
Assinale a alternativa CORRETA:
A asserção I é verdadeira e a II é falsa.
A asserção I é falsa e a II verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
A asserção I e II são verdadeiras.

Outros materiais