Buscar

Atividade 1 Libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 Libras
 Tendo como norte o fato de que as conquistas políticas sociais historicamente ocorreram sempre de modo ativo, isto é, a partir do enfrentamento e posicionamento de homens e mulheres contra as desigualdades e discriminações sociais, qual o comportamento esperado de um aluno que cursou uma disciplina como a de Libras? Ou seja, a partir do que você aprendeu até o momento sobre a história de Libras em nosso país, de que modo isso somará na construção de uma sociedade mais justa, independente de você ser uma pessoa com surda ou não?
 Creio que temos a missão de desenvolver e o aprendizado de libras nas escolas e na sociedade, e dessa forma podemos construir um mundo melhor para as pessoas que tem essa deficiência, assim eles vão se sentindo como um indivíduo atuante, capaz de compreender as diferenças e as semelhanças, e de se relacionar bem com as outras pessoas.
 No país, cerca de 5% da população é surda, e parte dela usa a libras como auxílio para comunicação. De acordo com dados do IBGE, esse número representa 10 milhões de pessoas, sendo que 2,7 milhões não ouvem nada. Com esses números aumenta em nós a responsabilidade, o compromisso e a empatia que devemos ter considerando a língua natural do surdo brasileiro e seus usuários.
 Partindo do princípio que a educação é um direito de todos, é de extrema importância a reflexão acerca da situação da alfabetização dos surdos no Brasil, considerando que cabe a cada um implantar ações, que desenvolvam o aprendizado de libras em nossas comunidades, igrejas, empresas e famílias.
 Na inclusão é importante lembrar alguns fatores primordiais quando pensamos em surdos, embora os efeitos na prática ainda não aconteçam de maneira efetiva no Brasil, nos últimos anos tivemos avanços significativos no campo das políticas públicas voltadas à inclusão social. Partindo desse pensamento podemos seguir em frente, buscando identificar comportamentos básicos que possam integrar a sociedade por meio da linguagem de sinais.

Continue navegando