Buscar

BANNER PCC - 3 SEMESTRE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – 3° SEMESTRE
CURSO: LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL
TÓPICO: SINTAGMA VERBAL
Nayara Torres Ferreira – R.A.: 0520470
REFERÊNCIAS 
CASTILHO, Ataliba T. de. Gramática do Português Brasileiro. 1ª ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014. Páginas 391-396.
No livro “Gramática do Português Brasileiro”, o autor explica que sintagma verbal é a sentença em que o núcleo é o próprio verbo, ou seja, este núcleo é o predicado verbal. Na oração “o governo acha-se seguro”, exemplo citado pelo autor, o núcleo é composto por um único verbo, chamado de “verbo pleno”, pois conservam suas características de organização do sintagma verbal e da sentença. Além disso, a oração também está composta por um sintagma nominal (“o governo”) e um sintagma adjetival (“seguro”).
Conclui-se que a oração pode vir sem sujeito e sem complemento, porém sempre haverá um sintagma verbal, ou seja, todo conjunto da oração se estruturará em torno de um verbo. Exemplo, podemos usar uma interjeição sem sujeito ou complemento, porém se o verbo estiver conjugado da maneira correta, será entendível. Na frase “Corra!”, o sujeito entenderá que o pedido do interlocutor é que o receptor da frase comece a correr.

Outros materiais