Buscar

PCC 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRATICA COMO COMPONENTE CURICULAR
Trabalho: Pratica como Componente Curricular – 3º semestre, PCC 3, apresentado ao curso de Educação Física, Graduação Plena, da Universidade Paulista - UNIP.
RA: 1856556 – Teresa Raquel Rodrigues de Almeida – POLO Princesa Isabel/ PB
	Resumo	
Convidei uma adolescente, Erica, de 13 anos para participar da pratica. Pedi a participante que realizasse dois movimentos básicos das disciplinas de ginástica artística, dois de handebol e dois de basquetebol. Nas modalidades de ginastica artística e handebol, Erica apresentou bastante facilidade na execução dos movimentos, devido a participante fazer ballet e jogar queimada, já nas atividades de basquetebol ela apresentou um pouco de dificuldade.
	Relatório da atividade
Para a realização das atividades desse semestre, convidei Erica, uma adolescente de 13 anos. Erica tem uma vida ativa, pratica ballet desde pequena, joga queimada na escola. Ela não apresenta nenhum problema de saúde. Devido a pandemia e ao isolamento social que estamos passando, realizei as atividades na minha sala e com o uso de máscaras, pois a convidada não faz parte do meu convívio familiar.
	Atividades propostas
· Atividade: Ginástica artística
A ginástica artística exige de seus praticantes muita força, flexibilidade, equilíbrio e principalmente coordenação motora, as exigências dessa modalidade requer muita dedicação e esforço por parte de quem pratica, os desafios são constantes, é uma modalidade individual. Na minha região não tem nenhum lugar onde as crianças possam treinar ginastica artística, faz parte da cultura local, não valorizam esse esporte. A criança pode começar a treinar a ginastica artística por volta dos 4 anos, é um esporte que você pode treinar até a fase adulta, principalmente aqueles que tem a ginastica artística como esporte de rendimento. Escolhi dois movimentos básicos da ginastica artística para fazer com minha convidada, antes de realizar os movimentos fiz alguns exercícios de alongamentos com Erica, depois ela realizou os movimentos de parada de três apoios ou como é mais conhecida parada de cabeça e estrela, escolhi esses dois movimentos por serem os mais conhecidos na ginástica artística. No exercício da parada de cabeça coloquei dois steps para facilitar a posição inicial da participante, a parada de cabeça é um movimento estático que exige força, equilíbrio e resistência muscular, ele trabalha o corpo todo, solicitei que ela colocasse os dois braços com os cotovelos apoiados no chão em um ângulo de 90 graus, em seguida ela apoiou a cabeça e deu um impulso jogando uma perna e em seguida a outra, a dificuldade de Erica em relação a esse movimento foi em segurar as pernas em cima, ela precisou da minha ajuda para segurar as pernas na posição final, em nenhuma das tentativas ela conseguiu só. O segundo movimento foi a estrela, esse movimento é realizado no plano anteroposterior e é um movimento dinâmico, esse movimento fortalece os membros superiores e ajuda a treinar para acrobacias mais avançadas, solicitei que ela realizasse o movimento de estrela e ela realizou com muita facilidade sem precisar de nenhuma ajuda, depois pedi que Erica realizasse a estrela com a outra perna na frente e ela não conseguiu fazer, quando ela realiza o movimento com a perna direita na frente ela consegue fazer bem reta a estrela, mais quando ela inicia a estrela com a perna esquerda na frente ela não consegue levantar as pernas no ar fazendo o V da estrela. Em relação a coordenação motora nas duas atividades propostas a participante não apresentou nenhuma dificuldade. 
· Atividade: Handebol
O handebol é um esporte coletivo, que é jogado com as mãos e sua finalidade é fazer gol. O handebol é um esporte bastante praticado nas escolas, também é um esporte praticado como forma de lazer, saúde e profissional. Onde eu moro não é comum ver a prática de handebol, as vezes podemos ver em jogos escolares. Na fase pré-escolar, dos 2 aos 5 anos, o esporte já poderá ser iniciado através do ensino de movimentos sem que haja exigência de um padrão ideal, dos 6 aos 11 anos já pode proporcionar aos alunos uma vivência da modalidade por meio de minijogos e brincadeiras, dos 11 aos 14 anos deve ser trabalho a técnica de forma global, sem exigir na perfeição dos movimentos, dos 15 a 17 anos deve procurar o aperfeiçoamento do gesto técnico e tático, dos 18 aos 21 anos deve se trabalhar no esporte de alto rendimento. Os dois movimentos que escolhi para minha participante fazer foi o passe de ombro e o arremesso parado, escolhi esses movimentos por serem movimentos bastante usado no handebol e são movimentos fáceis de serem ensinados, fiz uns alongamentos e aquecimentos antes de ensinar os dois movimentos. O passe de ombro é realizado com uma das mãos, a posição da perna é anteroposterior, o posicionamento do braço faz um ângulo de 90°, a mão deve estar posicionada atrás da bola, pedi a uma terceira pessoa (não apareceu na foto) que se posicionasse a uma distancia de 5 metros para receber a bola, Erica realizou o passe de ombro com bastante facilidade, conseguiu passar na primeira tentativa. O segundo movimento ensinado a participante foi o arremesso parado, esse arremesso é considerado um arremesso simples, marquei um espaço a uma distancia de 5 metros, como se fosse uma trave de gol, com o intuito da participante arremessar e tentar realizar o gol, a participante conseguiu realizar o arremesso com bastante facilidade, devido a participante treinar queimada na escola ela não apresentou nenhuma dificuldade nos dois movimentos do handebol, acertando os movimentos nas primeiras tentativas, em relação a coordenação motora a participante se saiu bem nos dois movimentos.
· Atividade: Basquetebol
O basquetebol é um esporte coletivo, jogado com as mãos, e sua finalidade colocar a bola na cesta, é um esporte de oposição e cooperação, envolvendo duas equipes e com a ocupação do espaço comum. O basquetebol não é muito valorizado na minha região, costumo ver adultos jogando na quadra e na praça como forma de lazer e nas escolas também, alguns adolescentes e jovens gostam de praticar o esporte.O basquetebol é um esporte profissional, mais também um esporte como lazer e também um esporte escolar, sendo assim, o basquetebol pode começar a ser ensinado desde da educação infantil, no começo pode ser trabalhado de forma lúdica, sem se preocupar no ensino da técnica, ele é um esporte muito praticado por adultos como forma de lazer e saúde. Os dois movimentos básicos ensinados a participante foram o passe com as duas mãos e o drible baixo ou de proteção, escolhi esses movimentos por serem movimentos mais fáceis de ensinar a minha convidada, pois a mesma nunca jogou basquetebol, fiz uns alongamentos e aquecimentos antes de ensinar os dois movimentos. O passe com as duas mãos usado foi o passe de peito, esse passe é utilizado para curtas distâncias, pedi a uma terceira pessoa que ficasse a 3 metros de distância da participante para receber a bola, a participante no início sentiu dificuldade de como segurar a bola, mais depois de algumas tentativas conseguiu aprender o movimento, o segundo movimento ensinado a participante foi o drible baixo, esse drible é muito usado na iniciação, utilizado quando o jogador tem uma marcação próxima e requer uma proteção maior da bola, a participante deve bastante dificuldade em executar esse movimento, tanto no posicionamento do corpo e também no manejo da bola, no quicar, hora era baixo demais, hora era muito alto.
	Conclusão
A participante da pesquisa conseguiu desenvolver bem as atividades básicas ensinadas das três disciplinas, as atividades de ginástica artística ela realizou com bastante facilidade, devido a ter uma longa experiência em fazer ballet. Nas atividades de handebol, a participante também não apresentou dificuldade, pois a mesma relatou com desde de pequena joga queimada na escola, uma brincadeira que se parece muito com o handebol. Já no basquetebol ela apresentou mais dificuldade, pois é uma modalidade que ela nunca tevecontato e os movimentos e posicionamentos ficaram difíceis pra ela realizar.
RESPOSTA 
A) Pedro não tinha uma estatura adequada para o jogo de basquetebol, apesar de ser um bom jogador, geneticamente sua estatura não colaborava com a modalidade. A interação entre os fatores ambientais como atividade física e as características genéticas ou dos genes do indivíduo é determinante dos fenótipos associados à aptidão física e ao desempenho esportivo. A genética é um fator importante na estatura do indivíduo, além disso, fatores externos podem interferir na altura do mesmo. 
B) João para ter o bom desenvolvimento da modalidade deveria dispor de agilidade, velocidade, flexibilidade, coordenação, força, resistência, potência muscular, noções de espaço e tempo. Ao executar a modalidade do handebol o sistema cardiorrespiratório irá realizar alterações fisiológicas proporcionando adaptações, tais como alterações na frequência cardíaca, pressão arterial e dependendo da quantidade de sangue colocada na circulação, aumenta a necessidade de fornecer oxigênio aos músculos esqueléticos. Quando o organismo é solicitado a gerar energia, durante o exercício físico, os músculos recebem um volume proporcionalmente bem maior do sangue ejetado pelo coração, as vísceras, que nesse momento não têm necessidade metabólica significativa, vão ter uma redução da sua perfusão comparado com o repouso, o coração logicamente aumenta seu trabalho e recebe ele próprio mais sangue. 
C) A Biomecânica está presente desde as tarefas mais simples até as mais exaustivas, como uma competição, nas práticas esportivas, a Biomecânica tem aplicação fundamental, uma vez que, se praticado de maneira inadequada, o esporte pode ter efeito nocivo e prejudicar ossos, músculos e articulações. A Luana para desenvolver bem suas habilidades e capacidades motoras, dentre elas, potência e força necessita da ação da biomecânica para qualificar o movimento. A biomecânica reverte os defeitos mínimos da execução de movimento, auxiliando em melhores resultados para a competição. Assim, à medida que o profissional treinar a criança de acordo com a biomecânica do movimento e enfatizando exercícios de fortalecimento e potência está atingira melhores índices. 
	Anexo:
Fotos da atividade prática. 
Referências
- Livro texto Unip
- https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/post/2019/10/08/a-circulacao-do-sangue-durante-a-atividade-fisica-nosso-corpo-e-uma-maquina-maravilhosa.ghtml
- https://jornal.ufg.br/n/95669-biomecanica-como-aliada-do-esporte

Continue navegando