Buscar

estudo de caso 4 respondido

Prévia do material em texto

João sai de casa para o trabalho ás seis da manhã. Passa por uma praça onde lê uma placa que está sendo afixada naquele momento pela Prefeitura. Nelas estava escrito: Proibido jogar lixo nesse local. Mais a frente, ao entrar no trem, viu que havia apenas um lugar vago, mas não podia se sentar, pois logo acima do acento estava o aviso de que aquele lugar era destinado a pessoas idosas e/ou gestantes, conforme lei Estadual. 
Diante deste caso, observe que na realidade social existem diversas afirmações que podem ser chamadas de normas. No entanto, todas as normas com as quais lidamos podem ser qualificadas como normas jurídicas? O que caracteriza as normas jurídicas? Todas as normas jurídicas são iguais ou elas podem ser distintas?
R: Não, nem toda norma será caracterizada como jurídica. Podemos definir norma jurídica como um conjunto de normas que compõem o ordenamento jurídico, é responsável por regular a conduta do indivíduo, uma regra de conduta imposta, é a proposição normativa inserida em uma fórmula jurídica. Principais Características são a bilateralidade, abstração, generalidade, imperatividade, heteronomia. As normas jurídicas não são iguais, elas são divididas em normas tipo regra e normas tipo princípio.

Continue navegando