Buscar

Estudo Dirigido Bioquímica Clínica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões prova II Bioquímica Clínica
1) O que são derivados nitrogenados proteicos (proteínas)? 
São as macromoléculas mais abundantes do nosso organismo, são muito importantes na estrutura de todas as células e servem de instrumentos moleculares da informação gênica. As proteínas são constituídas por 20 AA em diversas combinações (lig peptídica/covalente). 
2) Qual finalidade de fazer avaliação das proteínas totais e frações? E qual finalidade de dosar suas variações (albuminas e imunoglobulinas)?
A avaliação de proteínas totais e suas frações ajudam o médico na avaliação do estado nutricional e diagnóstico de alterações sistêmicas como: perdas renais, distúrbios intestinais e hepáticos, diminuição de albumina e processos infecciosos crônicos. O valor isolado das proteínas totais geralmente só é utilizado para diagnóstico quando em valores bem elevados como: mieloma múltiplo e estado grave de desnutrição. 
3) Albumina: sua importância, onde é sintetizada?
 A albumina é a proteína em maior concentração no nosso corpo, ela é sintetizada pelo fígado e atua na manutenção da pressão osmótica do plasma e no transporte de substâncias. 
4) No que se baseia e qual finalidade da eletroforese de proteínas?
A eletroforese de proteínas é utilizada para separar as proteínas do soro e dessa forma atua como um teste de triagem para verificar possíveis anormalidades das proteínas séricas. Esse teste se baseia na separação das moléculas em gel de agarose de acetato ou celulose, no qual ocorre a migração de solutos/partículas com carga em um meio líquido, sob influência de um campo elétrico. 
Em condições normais as bandas do soro são separadas em: albumina, alfa-1, alfa-2, beta e gamaglobulinas.
5) Importância da proteína na urina? 
A existência de proteínas na urina (>1g/dia) indica a possibilidade de alterações do fluxo sanguíneo pelos glomérulos (pode gerar síndrome nefrótica glomerulonefrite, pois os glomérulos renais agem como um ultrafiltro que retém as proteínas do plasma e se elas estão aparecendo na urina significa que eles não estão funcionando corretamente), exposição ao frio, ICC, hipertensão, etc. Caso haja excreção de >2g/dia há uma intensa perda de albumina do plasma que pode causar edema generalizado. Na gravidez pode haver aumento sem prejuízo para 200-300mg/dia. 
6) Qual importância dos lipídios? Os lipídios atuam como hormônios/precursores hormonais, combustível metabólico, componentes estruturais e funcionais das membranas e também são isolantes que evitam a perda de temperatura. 
7) Diferencie as lipoproteínas (Quilomicras, VLDL, LDL, HDL), de onde são provenientes e quais suas funções? 
Quilomicras: são macromoléculas derivadas da associação de triglicerídeos, outros lipídios e proteínas (apoproteínas). Essas moléculas são transportadas pelo sangue para todos tecidos, principalmente o adiposo. Após 12-14h de jejum são encontradas pouca quantidade no sangue. Agem armazenando e transportando ác. Graxos. 
VLDL: lipoproteína de muito baixa densidade proveniente dos ácidos graxos do tecido adiposo que foram capturados pelo fígado
LDL: lipoproteína de baixa densidade, formada da degradação dos quilomicrons. Em quantidades elevadas representa alto risco de aterosclerose coronariana. 
HDL: lipoproteína de alta densidade, atua no retorno do colesterol dos tecidos periféricos para o fígado, onde é removido na forma de ácidos biliares (= TRANSPORTE REVERSO DO COLESTEROL). Em níveis adequados indica proteção contra aterosclerose coronariana. 
8) Quais problemas de hipercolesterolemia? Essa patologia é causada por altos níveis de colesterol plasmático e isso se não revertido pode causar aterosclerose (acúmulo de lipídios dentro e ao redor das células que geram estreitamento do lúmem dos vasos), 
9) Importância e onde são sintetizados triglicerídeos? São sintetizados no fígado e intestino e são importantes porque armazenam e transportam os ácidos graxos. 
10) Cálculos: índices de Castelli I e II e LDL martim e Friedwal.
O índice de Castelli é usado para ver o risco coronariano. O risco de doença cardiovascular é aumentado se o índice I>4,4 e II> 2,9
I – Risco = colesterol total/colesterol HDL 
II – Risco = colesterol LDL / colesterol HDL 
A fórmula de Friedwal é usada para obter os valores de LDL, resultados são melhores em pacientes que possuem triglicerídeos menores que 400mg/dl e em ausência de quilomicrons. O desejável é obter >130mg/dl. 
LDL = (colesterol total – [colesterol HDL + Triglicerídeos/5])
Já a fórmula de Marin estima os valores de LDL quando o valor dos TG for maior que 400mg/dl, sendo que nessa não é necessário jejum, visto que o divisor é baseado na [TG]. 
 Colesterol LDL= colesterol total – TG = ......mg/dl 
Após achar o valor se verifica na tabela por qual n(divisor) será usado para prosseguir com a fórmula de FRiedwal.
11) Importâncias do fígado. O fígado é importante pois é o órgão central do metabolismo e atua armazenando e ativando vitaminas (lipossolúveis, Zn, Fe, Cu, Mg e B12) e sais minerais, forma e excreta a bile, converte amônia em ureia e mais 5 mil funções. 
12) O que são hepatócitos? São as células que correspondem a 80% da população celular do fígado, elas constituem o parênquima. 
13) Fale sobre as enzimas hepáticas ( (ALT), (AST), (GGT), (CH), (LD), ( ALP)), qual suas funções, onde se localizam e o que avaliam?
Todas as enzimas citadas fornecem informações da extensão, magnitude e curso (crônico/agudo) de lesões nos hepatócitos. Sendo que a AST, ALT, GGT e CH são responsáveis por 95% das informações de lesão. 
AST/TGO: enzima que se encontra no musculo esquelético e cardíaco mas a maior parte na mitocôndria hepática, seus níveis basais se mentem por mais tempo, É MENOS HEPATO ESPECÍFICA mas detecta algumas lesões. Obs: demora mais tempo para indicar lesões e elas geralmente são graves e profundas. 
ALT/TGP: enzima que se encontra livre no plasma dos hepatócitos, sendo liberada no sangue caso haja rompimento das células. Diz respeito a lesão aguda, menos profunda e leve, aumentando a sua taxa de 3-4 dias mas retorna ao normal em até 14 dias. 
GGT: se encontra no rim, fígado (principal fonte), vesícula biliar, baço e pâncreas. Auxilia no acompanhamento de abstinência alcoólica pois avalia a função hepática e a capacidade de excreção, sendo que os valores retornam aos de referência de 2-3 semanas. MAIS SENSÌVEL
LD: age catalisando a conversão reversível de ác. Lático muscular em ác. Pirúvico para gerar energia celular. Ela avalia dano tecidual, porém tem valor de diagnostico limitado, pois não se sabe se aguda ou crônica. 
CH: enzima que avalia a síntese hepática/de albumina, pode ser encontrada também no pâncreas, coração, soro e substancia branca do cérebro. Indica diferentes problemas de acordo com a sua diminuição, indo desde envenenamento leve (queda de 15-25%), envenenamento moderado (queda de 25-35%), envenenamento grave ou hepatites crônicas (30-50%) e se houver queda de 50 até 70% há indicativo de cirrose avançada e carcinoma de metástase. 
ALP: encontrada em maior concentração no fígado e ossos, para identificar lesão hepática é necessário fazer dosagem de GGT também para confirmar. Geralmente se usa a fosfatase alcalina para verificar metástase em ossos. 
14) O que é:
Esteatose = acúmulo de gordura nos hepatócitos, pode ser dividida em alcoolica ou não (cerca de 1 em cada 5 pessoas com sobrepeso, desenvolve).
 Insuficiência = geralmente causada pela evolução de doenças hepáticas, na qual cerca de 70-90% do órgão não funciona mais e essa lesão progressiva pode gerar a cirrose. Geralmente ocorre devido destruição hepática súbita e maciça (drogas e hepatites). 
Cirrose hepática = hepatopatia crônica = processo difuso de fibrose e formação de nódulos que geralmente acompanha necrose hepatocelular. Ocorre icterícia pelo aumento de bilirrubina.
15) Por que são causadas as varizes esofágicas/hipertensão portal? Porque há um aumento da tensão sanguínea na veia porta do fígado e dessa forma o sangue busca outras maneiras de circular e vai para a circulaçãovenosa sistêmica de baixa tensão. Para que haja esse fluxo colateral são formados shunts portossistêmicos. 
16) O que é hemocromatose? 	É uma patologia resultante da elevada quantidade de Fe armazenado nos hepatócitos, coração, pâncreas e outros órgãos. É hereditária, autossômica recessiva e responsável por gerar hiperpigmentação da pele, hepatomegalia e intolerância a carboidratos. Há aumento de bilirrubina e TGO/AST e TGP/ALT.

Continue navegando