Buscar

Documento trabalho de sociologia

Prévia do material em texto

TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Direito ao divórcio
A sociedade conjugal, ou seja, o casamento, pode ser dissolvida pelo divórcio. Desta forma, o cônjuge tem a liberdade sobre decidir manter a relação matrimonial ou não, podendo requerer o término da sociedade conjugal através do divórcio.
1.796 do Código Civil. Art 24 - O divórcio põe termo ao casamento e aos efeitos civis do matrimônio religioso. Parágrafo único - O pedido somente competirá aos cônjuges, podendo, contudo, ser exercido, em caso de incapacidade, por curador, ascendente ou irmão.
Legalização do aborto em alguns países
altura, a legislação britânica era uma das mais liberais da Europa. Hoje, a maioria dos países euO aborto é legal na Inglaterra, Escócia e País de Gales desde 1967. Nessa ropeus adoptaram legislação semelhante.
Argentina:
No dia 30 de Dezembro de 2020, o senado da Argentina passou uma nova lei que legalizava o aborto ao pedido da mulher se não houver passado a décima quarta semana de gravidez.[6]
Brasil
O aborto é ilegal no Brasil, entretanto, o Código Penal prevê escusas absolutórias quando há risco de morte à mãe causado pela gravidez, quando essa é resultante de um estupro, e quando nesta o feto é anencefálico. Nesses três casos, permite-se à mulher optar por fazer ou não o aborto. Quando essa decide abortar, deve realizar o procedimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde. Segundo uma pesquisa realizada em 25 países, o Brasil é o segundo que menos apoia a legalização do aborto.[7]
Bolívia
Na Bolívia o aborto é legal em três casos: em caso de estupro, de incesto ou de risco de vida à mulher.
Nicarágua
Na Nicarágua, o aborto é proibido em qualquer circunstância e durante todo o período da gestação.

Continue navegando