Buscar

prova de pratica gerencial em saude coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prática Gerencial em Saúde Coletiva
Questão 1
G.H.J. 60 anos, sexo feminino, branca, viúva, aposentada e natural de São Paulo e residente no município de Cajati. Foi abordada pela Agente Comunitária de Saúde em uma ação de busca ativa durante uma visita domiciliar sobre possíveis alterações de pele. Quando foi questionada sobre alguma alteração dermatológica, comentou que tinha uma lesão acastanhada, com alteração da sensibilidade em antebraço direito, foi encaminhada à unidade para passar em consulta de enfermagem onde o enfermeiro abordou na sua entrevista:
Escolha uma opção:
a. Questionar o tipo de lesão e se a área da pele apresenta turgor diminuído e hiperemia de processo inflamatório.
b. Questionar o tipo de lesão e se a área da pele apresenta alterações da sensibilidade estando diminuída ou ausente em um período superior há 3 meses, suspeitando de Hanseníase.
c. Questionar o tipo de lesão e se a área da pele apresenta alterações da sensibilidade estando diminuída ou ausente em um período superior há 3 semanas, suspeitando de dermatite de contato.
d. Questionar o tipo de lesão e se a área da pele apresenta alterações da sensibilidade estando diminuída ou ausente em um período inferior há 3 meses, suspeitando de Hanseníase.
e. Questionar o tipo de lesão e se a área da pele não apresenta alterações da sensibilidade e somente alterações da coloração da pele, suspeitando de alergia.
Questão 2
O SUS é a maior política pública de inclusão social do país e a que também possui os melhores resultados. Cada ente federado tem uma função específica para manter a sua viabilidade e objetivos, portanto, não se inclui entre os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS):
Escolha uma opção:
a. Identificação dos fatores determinantes da saúde.
b. Assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
c. Formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a redução de riscos de doenças e de outros agravos.
d. Divulgação dos fatores determinantes da saúde.
e. Participação prioritária da iniciativa privada na assistência à saúde.
Questão 3
O diagnóstico de hanseníase é predominantemente clínico e baseado nos dados epidemiológico, através da entrevista e a realização do exame físico geral, dermatológico e neurológico, onde identificam-se as lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade ou comprometimento de nervos periféricos, com alterações motoras, sensitivas ou autonômicas. Como devem ser classificadas as lesões de pele utilizando a classificação operacional?
Escolha uma opção:
a. A classificação operacional de casos de hanseníase denomina paucibacilar (PB) casos com duas lesões de pele e multibacilar (MB) os casos com mais de dez lesões de pele.
b. A classificação operacional de casos de hanseníase avalia somente o tempo de lesão de pele e a região localizada.
c. A classificação operacional de casos de hanseníase denomina paucibacilar (PB) casos com até cinco lesões de pele e multibacilar (MB) os casos com mais de cinco lesões de pele.
d. A classificação operacional de casos de hanseníase denomina paucibacilar (PB) casos que não tenham lesões de pele, somente diminuição da sensibilidade e multibacilar (MB) os casos com ausência da sensibilidade.
e. A classificação operacional de casos de hanseníase denomina multibacilar (MB) os casos de lesões de pele relacionados à doença.
Questão 4
O enfermeiro deve conduzir sua orientação para a coleta do exame de baciloscopia considerando os seguintes aspectos, exceto:
Escolha uma opção:
a. Fornecer a orientação e a simulação da técnica de coleta utilizando para isso o pote, aproveitando esse momento para indicar a quantidade a ser coletada.
b. Orientar a inspirar profundamente, retendo por alguns instantes o ar dos pulmões e depois tossir e escarrar diretamente no pote.
c. Explicar a importância do exame para o paciente utilizando termos claros e de fácil entendimento.
d. Oriente a tampar o pote rosqueando-o firmemente e identifique na tampa para melhor visualização.
e. Orientar a repetir esse procedimento por três vezes, até atingir a quantidade necessária ao exame (5 ml a 10 ml), tendo cuidado para que o material não escorra por fora do pote.
Questão 5
Desde 2003 com o foco na humanização da assistência o Ministério da Saúde através da Política Nacional de Humanização (PNH), lança o Humaniza SUS que tem como objetivo inovar as ações da saúde e gerir os processos de trabalho assistenciais e gerenciais, potencializando a atenção integral com resolutividade de humanização, portanto é correto afirmar sobre ao Humaniza SUS, exceto:
Escolha uma opção:
a. Para o Humaniza SUS, o acolhimento pressupõe o aperfeiçoamento do trabalho em equipe com a integração e complementaridade das atividades exercidas pelas diferentes categorias profissionais.
b. Humanização implica na valorização dos diferentes sujeitos envolvidos na produção de saúde.
c. O acolhimento nos serviços de saúde deve contemplar uma abordagem integral dos usuários do serviço a partir de parâmetros humanitários de solidariedade e cidadania.
d. Humaniza SUS traz como princípio a transversalidade utilizando ferramentas para consolidar as redes, não responsabilizando os vínculos entre os usuários, os trabalhadores e os gestores dos equipamentos de saúde, direcionando estratégias somente para os gestores que possuem um melhor conhecimento das ações de saúde que devem ser direcionadas
e. O acolhimento como estratégia de humanização da assistência à saúde é uma ação que foi pensada para acontecer em todos os locais e momentos do serviço de saúde.
Questão 6
O câncer de colo do útero, também chamado de câncer cervical, é a terceira localização primária de incidência e de mortalidade por câncer em mulheres no País, com exceção do câncer de pele não melanoma. Ele é responsável por 265 mil óbitos por ano, sendo a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres, esse tumor é o que apresenta maior potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente (BRASIL, 2016b). O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer do colo do útero é a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV). Infecções persistentes por HPV podem levar a transformações intraepiteliais progressivas que podem evoluir para lesões intraepiteliais precursoras do câncer do colo do útero, que, se não diagnosticadas e tratadas oportunamente, evoluem para o câncer do colo do útero, sendo o exame citopatológico a principal estratégia de rastreamento do câncer de colo do útero e de suas lesões precursoras. Quanto ao rastreamento é recomendado:
Escolha uma opção:
a. O rastreamento deve ser realizado a partir de 25 anos em todas as mulheres que iniciaram atividade sexual, a cada três anos, se os dois primeiros exames anuais forem normais. Os exames devem seguir por toda a vida.
b. O rastreamento deve ser realizado a partir de 25 anos em todas as mulheres que iniciaram atividade sexual, a cada três anos, se os dois primeiros exames anuais forem normais, os exames devem seguir até os 64 anos de idade.
c. O rastreamento deve ser realizado a partir de 18 anos em todas as mulheres independente de iniciaram atividade sexual, a cada três anos, se os dois primeiros exames anuais forem normais, os exames devem seguir até os 64 anos de idade.
d. O rastreamento deve ser realizado em todas as mulheres que iniciaram atividade sexual e relatam queixas de leucorreia, dispauremia ou sangramento vaginal.
e. O rastreamento deve ser realizado no início da atividade sexual, a cada ano. Os exames devem seguir até os 74 anos de idade.
Questão 7
Antônio, 60 anos, foi à UBS para coletar exames laboratoriais de rotina, sua glicemia em jejum apresentou o valor de 114 mg/dl, sendo classificada em:
Escolha uma opção:
a. Tolerância diminuída à glicose.
b. Hipoglicemia.
c. Glicemia normal.
d. Diabetes mellitus.
e. Glicemia alterada.
Questão 8
Carolina, adolescente de 15 anos de idade, preocupada com atraso menstrualde sete dias, buscou atendimento em uma unidade de saúde. Na consulta de enfermagem, relatou atividade sexual nos dois últimos meses, com dois parceiros, sem uso de preservativo e de anticoncepcional.
A conduta adequada do enfermeiro frente a essa situação é:
Escolha uma opção:
a. Encaminhar Carolina para exame laboratorial de gravidez, orientar acerca dos sinais e sintomas de doenças sexualmente transmissíveis e agendar consulta pré-natal.
b. Realizar exame físico em Carolina para investigar os sinais gravídicos, orientar a respeito dos riscos de doenças sexualmente transmissíveis e agendar consulta pré-natal.
c. Investigar sinais de gravidez no exame físico, encaminhar Carolina para a realização do exame laboratorial para gravidez e orientar a respeito dos riscos de contaminação de doenças sexualmente transmissíveis.
d. Orientar Carolina para observar sinais de gravidez, sinais e sintomas de doenças sexualmente transmissíveis e agendar consulta pré-natal.
e. Registrar a queixa de Carolina no prontuário, encaminhar para uma consulta pré-natal e para um grupo de gestantes adolescentes na unidade de saúde.
Questão 9
A enfermeira da Unidade Básica de Saúde no Programa Saúde na Escola foi à escola municipal da região para a aferição dos dados antropométricos de peso e altura das crianças de 8 a 10 anos com o objetivo de avaliar o crescimento, em que detectou algumas crianças com sobrepeso e obesidade, e propôs uma ação educativa voltada à alimentação. A diretora da escola achou interessante abordar o tema pois comentou que essas crianças possuem hábitos alimentares pouco saudáveis. Estas ações no ambiente escolar são importantes à saúde da criança e adolescente, conforme afirmativas abaixo:
I - Enquanto profissionais de saúde, temos que perceber que a escola é um espaço para o desenvolvimento de um programa de educação para a saúde entre crianças e adolescentes, pois possibilita envolver educação em saúde e avaliação de saúde.
II - Na avaliação nutricional, as ações de educação em saúde e acompanhamento clínico dos casos de maior risco constituem estratégia fundamental para a promoção da saúde e para a prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis, em que o enfermeiro é dentro da equipe multiprofissional o responsável pela avaliação clínica e aferição dos dados antropométricos de peso e altura, avaliando o IMC dos alunos.
III - Dentre as orientações nutricionais para escolares de 0 a 10 anos deve-se estimular o consumo de frutas, verduras e legumes e verificar sempre a existência de condições alimentares pouco saudáveis.
IV - O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído, em 2007, como uma política intersetorial da Saúde e da Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira no ambiente escolar, visando à integração e articulação permanente da educação e da saúde, com o propósito de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.
Dentre as afirmações acima assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. As afirmações I, e IV estão corretas.
b. As afirmações II e V estão corretas.
c. As afirmações I, II, e IV estão corretas.
d. As afirmações III e IV estão corretas.
e. As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
Questão 10
A Política Nacional de Saúde Mental no Brasil, amparada na Lei nº 10.216 (2001), visa a consolidar um modelo de atenção à saúde mental, com base comunitária, que propõe a criação de redes de serviços locais, extra-hospitalares, como os CAPS, os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de atenção integral. Como consequência, houve o estímulo à expansão e à implantação do CAPS no país, que, por meio da Portaria nº 336/GM, de 2002, passou a receber direcionamento financeiro específico do Ministério da Saúde. A Portaria estabeleceu algumas regras básicas de funcionamento dos CAPS, delineando as modalidades de serviços: CAPS I, II e III, definidos por ordem crescente de porte/complexidade e abrangência populacional. Considerando a expansão da rede de serviços substitutivos no Brasil, conclui-se que:
Escolha uma opção:
a. Os CAPS, como porta de entrada dos usuários com transtornos mentais para o sistema de saúde, devem atuar na lógica de reinserção social e no cuidado interdisciplinar.
b. A inserção social dos usuários dos CAPS se dá no interior do próprio sistema de saúde, por meio de atividades educativas e lúdicas.
c. A expansão do número de CAPS foi importante para a reforma psiquiátrica, mas ainda há dificuldades nos fluxos de usuários entre atenção básica e atenção especializada.
d. O aumento do número de CAPS no país é incoerente em relação aos princípios da reforma psiquiátrica, que visa a diminuir o número de instituições que cuidam das pessoas com transtornos mentais.
e. O aumento do número de CAPS é importante para que as famílias sem condições de cuidar dos usuários com transtornos mentais possam ter uma instituição responsável por eles.

Continue navegando