Buscar

Resumo - Cozinha Regional Brasileira Sul e Sudeste

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE FLORIANÓPOLIS
CURSO: Gastronomia
DISCIPLINA: Cozinha Regional Brasileira – Sul e Sudeste
PROFESSOR: Uesley Henrique Zaia
ACADÊMICOS: Gabriel Gonçalves
RESENHA (título)
Identificação da obra e do autor: CAMARA CASCUDO, Luis da, História da Alimentação no Brasil (4 Ed). São Paulo. ed. Global. p. 507-649 1967.
Resumo: Dentro de um viés antropológico, o autor retrata todo o percurso da produção do azeite de dendê, vindo do oeste do continente africano até a capital baiana. O autor disserta sobre a importância da carne no contexto histórico do Nordeste Brasileiro e posteriormente em todo país. A elaboração da carne de sol, suas diferentes vertentes (Incluindo a chamada carne-do-Ceará) são abordadas de forma detalhada. Ainda mencionando a carne, o chouriço e a buchada de bode são mencionados, sempre dando ênfase ao processo de fabricação dos mesmos. O autor retrata a origem das canjas, a herança europeia, observada amplamente em banquetes de aristocratas do séc. XIX. Não se atendo somente a origem da alimentação, podemos observar citações sobre a louça e talheres utilizados na época de colonização no Brasil, talheres pouco utilizados atualmente como o Trincho são mencionados. Deixando evidente a importância dos peixes na elaboração da culinária típica de determinadas regiões, além de ressaltar a superioridade no preparo quando comparado aos africanos, o preparo não só dos assados é detalhado, mas também da moqueca. O autor dedica um sub capítulo para falar sobre os molhos, detalhando a origem francesa dos mesmos e descrevendo as mudanças ao se estabelecer no Brasil, também cita os molhos já tradicionais 
Apreciação “Crítica”: Compreendemos neste trecho que o autor remete ao contexto antropológico da alimentação no nordeste e norte brasileiro, a obra é bem detalhista e sempre bem embasada. Cascudo nos ambienta no sertão brasileiro, descrevendo a alimentação e processo de fabricação dos ingredientes típicos. Desde a moqueca, até o sarapatel entendemos o processo de estabelecimento dentro do Brasil, após o período de colonização. O azeite de dendê, amplamente utilizada na Bahia, é situado no contexto histórico, onde entendemos que o mesmo não entra em um viés competitivo junto a já tradicional manteiga de garrafa, mas sim como um ingrediente que já possui seu público cativo. Dentro do espaço o autor nos situa da utilização dos molhos no Brasil, de forma coesa entendemos a origem de alguns molhos tradicionais e a herança francesa na elaboração dos mesmos.

Continue navegando