Buscar

Endomarketing e Benchmarking

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Marketing Profissional
Atividade: Pesquisa sobre Endomarketing e Benchmarking
Endomarketing
Por um longo período, os funcionários eram vistos apenas como peças de produção dentro das empresas. Eram desconsiderados todos os fatores de bem-estar pessoal e condições de trabalho. Com a chegada da Segunda Revolução Industrial essa perspectiva foi lentamente mudando de foco e a relação entre empresa-funcionário foi ganhando hábitos mais saudáveis. Porém, estudos apontam que o conceito começou a ser construído em 1954 com pesquisas do psicólogo americano Abraham Maslow, que tentava entender como se manifestavam as necessidades humanas, desde fatores fisiológicos até fatores ligados à realização pessoal. No entanto, o termo Endomarketing foi introduzido apenas na década de 90 pelo consultor empresarial Saul Bekin, que segundo ele o marketing deveria direcionar seus esforços para o público interno das entidades. Sendo eles os colaboradores, fornecedores, acionistas, parceiros e demais agentes internos interessados nas atividades da empresa. 
Diante disso, no contexto atual, o Endomarketing desenvolve-se como uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa, ou seja, tem o intuito de transformar abordagens como obrigações, visões e valores em práticas e resultados concretos, alinhando o pensamento dos funcionários com os objetivos da organização. A sua funcionalidade desenvolve-se através de métodos que melhoram o processo de comunicação interna, motivações, feedbacks e integrações sociais dos colaboradores.
Um exemplo do Endomarketing na prática é visto na FIAT, pois ela defende a ideia de que a equipe interna deve ser tratada da mesma maneira e com os mesmos cuidados que os clientes externos. Pensando nisso, ela promove ações internas que visam valorizar seus colaborares. Por exemplo, os funcionários são os primeiros clientes a fazerem testes-drive nos lançamentos da empresa. Além disso, a Fiat trabalha o endomarketing trazendo a família dos colaboradores para cada vez mais perto da empresa, oferecendo festas de aniversário, bodas de casamento, bailes de debutantes e outros eventos para a família dos funcionários. Visando aproximar cada vez mais seus colaboradores da empresa, a Fiat possui um sistema de comunicação interna muito bem estruturado.
Portanto, vale dizer que o Endomarketing tem grande benefício às empresas, pois os colaboradores se alinham aos objetivos estratégicos e à cultura da empresa, se sentindo reconhecidos e com uma boa expectativa de crescimento, com bom relacionamento entre seus colegas de trabalho e percebendo que a Comunicação Interna é eficaz e transparente, trazendo então maior produtividade em empenho no trabalho.
Benchmarking
A origem do Benchmarking foi nos EUA, na década de 1970, por iniciativa da Xerox, porém, passou a ser difundido pelo mundo, e mais fortemente nas empresas da Europa e Estados Unidos, na década de 1980. Entretanto, os japoneses implantaram a prática para dominarem a indústria automobilística americana na mesma década, retratando os conceitos do Benchmarking por meio da palavra Dantotsu que quer dizer “melhor do melhores”. Já na Era Moderna, surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender rapidamente como corrigir um problema empresarial, dessa maneira a ferramenta passou a ser amplamente utilizada pelas indústrias. Nesse período temos o auge da era da qualidade.
O significado da palavra Benchmarking, em português, significa ponto de referência. É um processo de pesquisa entre empresas do mesmo setor para analisar como seus produtos, processos e serviços estão desempenhando em relação aos concorrentes. Nesta tarefa de monitoramento do mercado, entram em jogo a análise, interpretação, avaliação e mensuração das informações coletadas. Para criar uma verdadeira inteligência de mercado, é preciso entender o que os dados significam e como podem beneficiar a sua empresa. De uma forma geral, cada empresa identifica os fatores que impactam a sua performance e depois define métricas para os indicadores-chave de performance da indústria ou mercado em relação a estes fatores. Eles servirão assim de “benchmark”, ou seja, referência que poderá ser usada pela equipe de marketing para desenvolver iniciativas que melhorem a posição da empresa ou aumentem a sua fatia de mercado.
Na prática existem cinco tipos de Benchmarking que são mais utilizados, são eles, o competitivo que usam os concorrentes como parâmetro; o genérico que aplica-se a processos semelhantes; o funcional que busca etapas que podem ser aplicadas em qualquer empreendimento; o interno que compara áreas de desenvolvimentos e aplicações; e o de cooperação que firma parceria com empresas a fim de trocar experiencias. 
Um exemplo de Benchmarking é a Similar Web que oferece dados e métricas bem completos e profundos de sites rivais para preparar qualquer time de marketing que busca novas ideias e diferenciação.
Sendo assim, o Benchmarking, tendo a comparação como base, serve para crescer e desenvolver as organizações, além de empurrá-las em direção a adoção de melhorias nos processos. É uma forma de evoluir suas estratégias por meio de insights vindos de seus concorrentes. Porém, deve-se analisar bem o que serve ou não para a empresa. 
Referências Bibliográficas:
https://rockcontent.com/br/blog/endomarketing/#:~:text=Endomarketing%20%C3%A9%20uma%20estrat%C3%A9gia%20de,motivada%20e%20reduzindo%20o%20turnover.
https://endomarketing.tv/endomarketing/#beneficios
https://www.portal-administracao.com/2014/01/endomarketing-o-marketing-interno.html#:~:text=A%20palavra%20Endomarketing%20foi%20um,pelo%20consultor%20empresarial%20Saul%20Bekin.&text=Para%20o%20autor%2C%20o%20endomarketing,%22%2C%20que%20significa%20para%20dentro
https://rockcontent.com/br/blog/benchmarking/
https://meetime.com.br/blog/vendas/exemplos-benchmarking-no-brasil/#:~:text=Um%20dos%20exemplos%20de%20Benchmarking,com%20a%20base%20do%20mercado.

Continue navegando