Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA - CONTEXTO HISTORICO FILOSOFICO DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contexto Histórico-Filosófico da Educação – AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA
	1.
	Nas últimas décadas, a sociedade brasileira convive com novas perspectivas democráticas, advindas com o fim da ditadura militar. Duas legislações são fundamentais para compreendermos a Educação da Nova República, período que se inicia em 1985 e se estende até o presente: a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases. As leis a respeito da educação estão sendo cumpridas no país? Quais os agentes sociais envolvidos no processo educativo? Esses agentes são os responsáveis por tornar realidade os avanços propostos pelas referidas leis?
	Resposta Esperada:
As leis indicavam um melhor futuro para a educação brasileira. No entanto, este futuro não se concretizou, vide as avaliações internacionais sobre a qualidade de ensino no Brasil. Pode-se afirmar que as leis do Estado apenas podem ser cumpridas se os agentes responsáveis pelo cumprimento se incumbirem de tal função. Deste modo, a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases apontam a família, o Estado e a escola como os principais agentes responsáveis pela tarefa educacional. Neste sentido, muitas das indicações legais dependem das ações dos pais, professores e dos agentes públicos (políticos) para que venham a ser cumpridas. A democracia, enquanto sistema de governo, é dependente da participação dos cidadãos. Somente com ampla priorização da educação pelos três agentes citados, ela poderá ter uma melhora de qualidade no país.
	2.
	Podemos compreender a complexidade do desenvolvimento do pensamento educacional ao estudar a história das sociedades do antigo Oriente Próximo. Estas diferentes sociedades tiveram contribuições peculiares e fundamentais para o que hoje entendemos como educação formal. Entre estas sociedades, os Fenícios deixaram um legado característico no que se refere às questões educacionais. Disserte sobre este legado dos fenícios à educação.
	Resposta Esperada:
O legado primordial dos fenícios foi a invenção do alfabeto. Esta invenção influenciou praticamente todas as sociedades ocidentais, começando com as civilizações de Grécia e Roma. A escrita já havia sido inventada, mas com palavras como ideogramas. A invenção do alfabeto cria uma nova possibilidade de expressão escrita ampliada. Outro legado dos fenícios é a ampliação da possibilidade de cálculos numéricos. Isso ocorreu por serem uma sociedade comerciante, necessitando de uma matemática mais eficiente. Outras contribuições que merecem ser mencionadas é que criaram o termo biblioteca, pois em uma de suas cidades, por nome Biblos, produziam-se os papiros, utilizados para registrar as palavras escritas que compunham basicamente toda a escrita do mundo mediterrânico da época.

Mais conteúdos dessa disciplina