Buscar

Av1 e Av2 Hematologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av1 e Av2 - Hematologia
1) As cadeias polipeptídicas que compõem a hemoglobina são moldadas a partir de nosso material genético, como qualquer síntese proteica que acontece no nosso organismo. Já a síntese de Heme acontece principalmente dentro das organelas denominadas mitocôndrias, em um metabolismo do ciclo de Krebs, através de uma série de reações bioquímicas. Assinale a alternativa que identifica corretamente a enzima responsável por oxidar o Protoporfirinogênio em Protoporfirina. Alternativas:
a) Proto gene oxidase. Alternativa correta
b) Uroporfirinogênio III cosintetase.
c) PBG desaminase.
d) ALA sintetase.
e) Proto transferase.
2) Na observação das células sanguíneas ao microscópio ótico uma das técnicas mais aplicadas é a do Esfregaço Sanguíneo. Esta técnica consiste em espalhar um pedaço da amostra de sangue ao longo de uma lamina limpa, permitindo a obtenção de uma fina camada onde a observação das células se torna mais fácil e objetiva. Após a confecção da lamina a partir da técnica de esfregaço, o material deve ser corado. Uma das técnicas bem aplicadas para este fim utiliza 3 soluções. O material deve ser imerso por 10 segundos nas 3 substancias, fixador, solução 1 e solução 2. Após remover o excesso em água corrente, a lamina pode ser observada. Assinale a alternativa correta que identifica o método de coloração descrito no enunciado.
Alternativas:
a) Método de Leishman
b) Método de May-Grunwald-Giemsa
c) Método de Coloração Rápida – Panótica Alternativa correta
d) Método de lugol.
e) Método de coloração de gram.
3) O Volume Corpuscular Médio (VCM), diz respeito ao volume da célula, ou seja, ao tamanho dela. O HCM é a medida que avalia a quantidade (peso) de hemoglobina dentro da célula. O valor de referência para este parâmetro é 27 a 32 pictogramas (pg) e alterações neste parâmetro podem indicar um quadro de anemia. O CHCM é representado pela média da concentração de hemoglobina dentro da célula e tem como valor de referência 31,5 a 34,5 gramas por decilitro (g/dl). Estes parâmetros devem ser avaliados juntos, assim como com o VCM. Células com VCM dentro dos valores de referência e CHCM abaixo dos valores de referência são células respectivamente:
Assinale a alternativa correta. Alternativas:
a) Normocítica e hipocrômica.Alternativa correta
b) Normocítica e Hipercrômica.
c) Normocítica e Normocrômica.
d) Hipercítica e Hipocrômica.
e) Hipercítica e Hipercrômica.
4) Poiquilocitose é o termo genérico utilizado para caracterizar as alterações de forma nos eritrócitos. E´ o somatório de todas as possíveis alterações de forma. Estas células podem ter sua forma alterada por diversos motivos, desde problemas associados a medula óssea até condições desfavoráveis na circulação sanguínea. Algumas alterações morfológicas dos eritrócitos são típicas de determinadas doenças. Observe a imagem abaixo:
Fonte: Lima, S.P.C.J. D. Hematologia - Métodos e Interpretação - Série Análises Clínicas e Toxicológicas. Grupo GEN, 2012. 978-85-412-0144-5. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-412-0144-5/. Acesso em: 25 Mar 2021. Assinale a alternativa que identifica corretamente o poiquilócito demonstrado na imagem.
Alternativas:
a) Drepanócito.
b) Dacriócito.
c) Eliptócito.
d) Células em Alvo. Alternativa correta
e) Equinócito.
5) Em 1949, Linus Pauling observou alterações no padrão de migração da hemoglobina em pacientes com anemia falciforme e concluiu que esse comportamento atípico era resultado de modificação na conformação das cadeias proteicas das globinas. Essa descoberta foi a primeira descrição de uma doença molecular e, por ela, Linus Pauling recebeu o prêmio Nobel de Química em 1954.
Em relação a Anemia Falciforme, é correto afirmar: Alternativas:
a) Sua manifestação genética é autossômica recessiva, ou seja, a doença só se manifesta se existirem dois genes alelos recessivos. Alternativa correta
b) A Anemia Falciforme tem origem na América do Sul e as populações indígenas são os povos mais atingidos.
c) A doença falciforme é uma anemia carencial crônica com a presença de eritrócitos com a forma de dacriócitos.
d) A morfologia dos eritrócitos é condicionada pela presença da Hemoglobina do tipo Y (HbY) e sua presença causa lise celular.
e) O sintoma mais recorrente das doenças falciformes é o aumento de líquido na cavidade pleural, dificultando a respiração.
AV 2- Hematologia
1) Leucemias são um grupo de doenças caracterizadas pelo acúmulo de leucócitos malignos na medula óssea e no sangue. Essas células anormais causam sintomas por: insuficiência da medula óssea (anemia, neurogenia, trombocitopenia) e infiltração de órgãos (p. ex., fígado, baço, linfonodos, meninges, cérebro, pele ou testículos).
Paciente de 10 anos de idade, sexo masculino, chegou acompanhado dos responsáveis em uma Unidade de Pronto Atendimento. A mãe relatou que a criança sofre com sangramentos constantes, tosse, dores generalizadas, dor de cabeça, sudorese excessiva e queixa-se de cansaço e indisposição.
No exame clínico a criança apresentou febre e hipertrofia da gengiva. Foi coletada amostra de sangue para análises clínicas, onde constatou-se anemia homocrômica e cormofítica, trombocitopenia e leucocitose com número variável de blastos. A criança possui cariótipo 47XY (+21). Baseado nas informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico correto. Alternativas:
a) Leucemia Mieloide Crônica.
b) Leucemia Mieloide Aguda. Alternativa correta
c) Policitemia Vera.
d) Leucemia Linfoide Aguda.
e) Leucemia Linfoide Crônica.
2) A resposta imune depende de dois tipos de linfócitos, as células B e T, que derivam da célula-tronco hematopoiética. As células B maturam na medula óssea e circulam no sangue periférico até adquirirem reconhecimento de antígeno.
Assinale a alternativa que identifica corretamente a nomenclatura aplicada para o aumento do número esperado de linfócitos em uma amostra sanguínea. Alternativas:
a) Leucocitose.
b) Monocitopenia.
c) Linfoblasto.
d) Linfopenia.
e) Linfocitose. Alternativa correta
3) Leucemia é o termo designado para identificar as doenças malignas e clonais que atingem os leucócitos. São responsáveis por causar comprometimento na produção dos leucócitos, e geralmente não possuem causa conhecida.
Este tipo de Leucemia pode ser primária (sem doença prévia) ou secundária (originadas de uma neoplasia). A infiltração de outros órgãos, como baço, fígado, pele, gengiva e sistema nervoso central, é comum. Os principais sintomas apresentados são febre, sangramentos, sinais de anemia, cansaço e indisposição Em alguns casos, pode ocorrer dor óssea, linfadenopatia, tosse inespecífica, cefaleia ou sudorese. A incidência aumenta com a idade, sendo maior em indivíduos acima dos 65 anos. A síndrome de Down está associada a uma maior incidência, assim como doenças hereditárias de reparo do DNA (anemia de Fanconi e ataxia-telangiectasia). Assinale a alternativa que identifica corretamente a Leucemia descrita no texto.
Alternativas:
a) Leucemia Mieloide Crônica.
b) Leucemia Mieloide Aguda. Alternativa correta
c) Leucemia Linfoide Crônica.
d) Leucemia Linfoide Aguda.
e) Linfoma de Hodgkin.
4) A contagem de plaquetas primitiva, feita por microscopia em hemocitômetro, está abandonada salvo em casos excepcionais. Exigia técnico de grande experiência, microscópio de excelente qualidade, de preferência com contraste de fases, e demandava um tempo de trabalho incompatível com as condições atuais. Os contadores eletrônicos atuais contam e medem simultaneamente as plaquetas, fornecendo uma contagem automatizada e o volume plaquetário médio (VPM), similares aos obtidos para a série vermelha.
Dos métodos de contagem automatizados, qual a vantagem da tecnologia de contagem através da fluorescência ótica?
Alternativas:
a) Identifica as plaquetas através do tamanho, fazendo uma análise dimensional das estruturas que compõem o sangue.
b) A vantagem desta metodologia é a avaliação simultânea de reticulócitos, eritrócitos e plaquetas, distinguindo-as adequadamente. Alternativacorreta
c) Tem a vantagem de utilizar uma quantidade menor de amostra de sangue do paciente, minimizando o trauma da coleta.
d) São equipamentos que realizam as avaliações das amostras em um espaço de tempo menor, potencializando o custo-benefício.
e) A precisão destes equipamentos é muito maior que qualquer outra tecnologia, perdendo apenas para a precisão da contagem manual.
5) O sistema hemostático e´ um equilíbrio entre mecanismos pró-coagulantes e anticoagulantes, aliado a um processo de fibrinólise. Os cinco principais componentes envolvidos são plaquetas, fatores de coagulação, inibidores da coagulação, fatores fibrinolíticos e vasos sanguíneos.
Diversas proteínas são vitais para o bom funcionamento do processo hemostático.
Assinale a alternativa que identifica corretamente a enzima proteolítica responsável pela degradação da fibrina e consequentemente do coágulo sanguíneo, permitindo a retomada do fluxo normal. Alternativas:
a) Plasmina Alternativa correta
b) Protrombina
c) Trombina
d) Tromboplastina
e) Proteína C

Continue navegando