Buscar

Analisar é o ato de pesquisar um assunto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analisar é o ato de pesquisar um assunto, um problema ou um tema, segmentando-o em partes que serão minuciosamente investigadas e esmiuçadas. É a avaliação pormenorizada dos elementos que compõe o todo de uma obra, descrevendo e classificando-os adequadamente.
Análise textual
A análise textual é a primeira conexão do leitor com o texto, quando é necessário um contato ao mesmo tempo rápido e atento, com ênfase em alguns aspectos:
· colher impressões iniciais, lendo todo o texto e anotando palavras desconhecidas;
· verificar nome do autor, tema e vocabulário empregado, além de destacar pontos que possam exigir maior atenção;
· esquematização inicial das ideias que compõem a narrativa (o que vai facilitar muito a revisão sistemática do conteúdo);
· ao final da leitura, ter uma visão geral sobre o texto, de modo a reconhecer o contexto.
Análise temática
Após o primeiro contato com o texto (análise textual), empreende-se a análise temática, a qual deve ser de maior profundidade e compreensão, mas ainda sem inferências sobre o conteúdo em análise. O objetivo, neste ponto, é entender qual é a ideia central contida no texto e, para isso, criar um roteiro de perguntas pode ser uma estratégia bastante eficaz para tal compreensão.
Pergunte-se:
· O que é principalmente retratado no texto?
· Como o autor se posiciona frente à essa problematização e a partir de qual ponto de vista ele o aborda?
· Qual é o elemento central a ser discutido no texto e quais são os elementos secundários (ou auxiliares) que corroboram com essa argumentação?
· O que mantém a estrutura global e orienta sua a finalidade do texto?
Análise interpretativa
Se, nas duas etapas de análise iniciais, a exigência era para que o leitor percebesse o texto em sua totalidade, descobrindo o máximo possível de detalhes sobre sua estrutura e funcionamento, na terceira etapa da análise, a exigência é alterada: pede-se que o leitor estabeleça um “diálogo” com o autor, bem como com outros textos similares.
Fazer a análise interpretativa é ir além das palavras lidas e do texto estabelecido: é intervir na narrativa, analisando-a criticamente e estabelecendo relações contextuais.
Nesse momento, ocorre o encontro entre as ideias do autor e a interpretação do leitor, que proporciona o surgimento de um novo texto, ampliando pontos de vista e conceitos.
Ao final, é recomendável que o leitor refaça as análises textual e temática, reescrevendo cada etapa entremeada da análise interpretativa, a qual acabou de produzir.

Outros materiais