Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Direito Aplicado a Gestão – AVA 1
 Caso 1:
Uma empresa contrata um motoboy para retirar e protocolar documentos de seus clientes. Ele comparece ao escritório de segunda a sexta-feira, onde recebe do gerente administrativo-financeiro instruções sobre as atividades que deve realizar. Suas entradas e saídas, inclusive para o almoço, são marcadas em folha de ponto. Todo mês, ele recebe também um contracheque, indicando a quantia que foi depositada em sua conta-salário.
Caso 2:
Uma organização contrata os serviços de uma empresa de motoboys para retirar e protocolar documentos de seus clientes. Sempre que precisa desses serviços, o gerente administrativo-financeiro entra em contato com a empresa, que envia um motoboy de sua equipe que esteja disponível naquele momento. O motoboy recebe o documento a ser entregue, ou o pedido de retirada de documento, realiza a tarefa, reporta-se ao gerente administrativo-financeiro da organização e depois retorna à empresa de motoboys para a qual trabalha. 
Podemos afirmar que existe relação de emprego em ambos os casos apresentados? Justifique seu posicionamento apontando os pressupostos utilizados para embasar sua opinião, bem como apresentando outros exemplos.
Resposta
No caso 1, existe sim a relação de emprego. De acordo com o artigo 3º da CLT, “considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza contínua ao empregador, sob a dependência deste e mediante salário”. Resumindo, é considerado empregado com vínculo empregatício todo aquele ou aquela cuja tenha a carteira de trabalho assinada pelo empregador.
No caso 2, não existe a relação de emprego, pois os motoboys são terceirizados e respondem a empresa “1” que teve seus serviços contratados pela empresa “2”. 
De acordo com Costa Machado e Domingos S. Zainaghi, alguns elementos podem caracterizar o vínculo empregatício, tais como: a pessoalidade, não ser pessoa jurídica, a habitualidade, o princípio da alteridade, a subordinação e a onerosidade.
Um exemplo disso são os profissionais de Contact Center, BPO e atendimento ao cliente da ATENTO. A empresa contrata o Operador de Telemarketing e fica responsável juridicamente pelo empregado (que vão desde a seleção de pessoal, controle de folha de ponto ao pagamento no contracheque no final do mês), que por sua vez, presta serviços a empresas como Vivo, Oi, Tim, dentre outros (as quais fazem o pagamento especificamente para a Atento como pessoa jurídica sem possuir qualquer tipo de vínculo empregatício com os profissionais de Telemarketing).
Outro exemplo são as empresas que oferecem serviços de limpeza e que terceiriza seu pessoal em diversos segmentos, como comércios, indústrias, hospitais, dentre outros.
Referências Bibliográficas
MACHADO, Costa; ZAINAGHI, Domingos S. CLT interpretada: artigo por artigo, parágrafo por parágrafo. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2022. E-book. 9786555767391. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555767391/. Acesso em: 31 de Agosto de 2022. 
FREDIANI, Yone. Direito do Trabalho. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2011. E-book. 9788520444351. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520444351/. Acesso em: 31 de Agosto de 2022
VÍNCULO EMPREGATÍCIO: O QUE É? QUAIS OS TIPOS E O QUE A LEI DIZ. Contabilizei. Brasil: 16 de Março de 2022. Disponível em: < https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/vinculo-empregaticio/>. Acesso em: 31 de Agosto de 2022.

Mais conteúdos dessa disciplina