Buscar

AVA1 - Direito Aplicado à Gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVA1 – Direito Aplicado à Gestão
Entrega da Avaliação - Fórum de Discussão [AVA 1]
Prezado Estudante,
Leia, atentamente, os casos apresentados a seguir:
 Caso 1:
Uma empresa contrata um motoboy para retirar e protocolar documentos de seus clientes. Ele comparece ao escritório de segunda a sexta-feira, onde recebe do gerente administrativo-financeiro instruções sobre as atividades que deve realizar. Suas entradas e saídas, inclusive para o almoço, são marcadas em folha de ponto. Todo mês, ele recebe também um contracheque, indicando a quantia que foi depositada em sua conta-salário.
 
Caso 2 :
Uma organização contrata os serviços de uma empresa de motoboys para retirar e protocolar documentos de seus clientes. Sempre que precisa desses serviços, o gerente administrativo-financeiro entra em contato com a empresa, que envia um motoboy de sua equipe que esteja disponível naquele momento. O motoboy recebe o documento a ser entregue, ou o pedido de retirada de documento, realiza a tarefa, reporta-se ao gerente administrativo-financeiro da organização e depois retorna à empresa de motoboys para a qual trabalha. 
Podemos afirmar que existe relação de emprego em ambos os casos apresentados? Justifique seu posicionamento apontando os pressupostos utilizados para embasar sua opinião, bem como apresentando outros exemplos.
 
Resposta: 
Acredito que seja possível afirmar que de modo geral há uma relação de emprego no caso 1 e caso 2, no primeiro caso o motoboy é contratado pela empresa, comparece ao escritório de segunda a sexta, tem dependência de seu empregador para realizar suas tarefas, dependência essa interpretada como subordinação, onde o empregado não determina a realização de suas tarefas, e recebe todos os direitos de um trabalhador, afirmando um contrato comprovado.
Já no caso 2, há uma relação de emprego, porém terceirizada, o que configura uma relação trabalhista entre o funcionário e a empresa em questão, não existe regularidade pois o serviço prestado pela empresa limita-se a necessidade do gerente e não há um conjunto de dias específico, podendo assim ser qualquer dia da semana ou qualquer motoboy a prestar o serviço, notamos que há uma relação de prestação de serviços entre a empresa e o gerente. 
De acordo com Saraiva (2006), “relação de trabalho corresponde a qualquer vínculo jurídico por meio do qual uma pessoa natural executa obras ou serviços para outrem, mediante o pagamento de uma contraprestação”.
A relação de emprego e todas as demais modalidades de relações de trabalho conhecidas atualmente, como a relação de trabalho autônomo, a relação de trabalho eventual, de trabalho avulso, de estágio, trabalho institucional, trabalho voluntário entre outras.

Continue navegando