Logo Passei Direto
Buscar

Disturbios de Aprendizagem 1,2,3 E QUESTA Disc

User badge image
Elyzlustoza

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre aprendizagem: I - É um processo de mudança de comportamento. Essa mudança pode advir de uma construção de fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais, que são construídos e montados na experiência de cada um em contato com o meio ambiente. II – Quando focamos a aprendizagem diretamente no modelo educacional, contamos com personagens que são agentes nesse processo. Temos o professor como coautor do processo de aprendizagem, e o aluno como objeto-fim do processo de aprender. Nesse processo, o professor é um mediador de construção de aprender. III- A aprendizagem tem o objetivo de levar o sujeito a ter alguns domínios: cognitivos, afetivos e psicomotor.
Escolha uma opção:
II e III estão corretas
I e II estão corretas
Todas as alternativas estão corretas
I está correta
nenhuma das alternativas

A imagem abaixo representa:
Escolha uma opção:
A organização de aprendizagem
A organização do sistema nervoso
Todas as alternativas
Nenhuma das anteriores.
A abordagem de Vigotski

São exemplos de funções psicológicas superiores.
Escolha uma opção:
São processos mentais não inatos. Por exemplo: Imaginar, comparar, planejar, lembrar, memória, pensar, entre outros
Nenhuma alternativa
São processos mentais não inatos. Por exemplo: andar, correr, ter noção de lateralidade, entre outros
Todas as alternativas anteriores
São processos mentais inatos. Por exemplo: Imaginar, comparar, planejar, lembrar, memória, pensar, entre outros

Possuem a função de receber estímulos sensitivos da periferia, ele recebe informação sensitivo, ou seja, é o tato, é vibração, pressão, calor, dor, cócega, trata-se também de posição corporal, estado de contração muscular, visão, audição, olfato. Todos esses receptores que recebem essas informações são receptores que enviam informação para os neurônios sensoriais.
De quais neurônios o texto acima trata?
sensoriais dendrita
nenhuma das anteriores
eferentes

Quais as primeiras políticas públicas internacionais que subsidiaram as políticas públicas educacionais nacionais que delimitaram a educação especial como modalidade educacional.
Escolha uma opção:
Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Declaração de Educação de Todos e Relatório Mundial da Educação, 1996: Educação para Todos
Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Declaração de Salamanca e Relatório Mundial da Educação, 1998: Professores e ensino em um mundo em mudança
Declaração Mundial sobre Salamanca: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Declaração de Educação de Todos e Relatório Mundial de Jomtien, 1998: Professores e ensino em um mundo em mudança
Declaração Mundial de Diretrizes e bases: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Declaração de Educação de Todos e Relatório Mundial da Educação, 1998: Professores e ensino em um mundo em mudança

Assinale V ou F.
I- Segundo Vigotski, a aquisição da cultura está atrelada ao processo de desenvolvimento cognitivo. As funções psicológicas superiores funcionam sob a mediação dos instrumentos culturais. Estes permitem ao homem o domínio de si por meio da abstração, mediante um processo dialético que se objetiva no psiquismo, relacionando processos psicológicos e orgânicos. II – Podemos compreender, então, que os seres humanos se utilizam dos mesmos artefatos como mediadores para agir sobre objetos. Seguindo esse raciocínio, o mesmo acontece com a linguagem.
F, V
F, F
V, F
V, V

Assinale V ou F.
I- No sistema nervoso central tem a finalidade de encaminhar os estímulos detectados nos órgãos ou no meio externo para que sejam processados no sistema nervoso central. II- É no sistema nervoso central que se capta os estímulos/informações nervosas e são, então, encaminhadas ao sistema nervoso central (podendo ser a nível de medula ou encéfalo). Passam nesse trajeto pelos gânglios/neurônios sensitivos, antes então de atingir o nível central. Ao chegar à medula ou encéfalo, temos uma associação das informações com as possibilidades de respostas. III- Todo o neurônio que chega até o sistema nervoso, chega até a medula espinhal, é chamado de neurônio sensitivos ou aferentes. Todo neurônio que chega pela parte posterior da medula espinhal é um neurônio aferente. Os neurônios sensitivos aferentes, chegam por trás da medula, pela parte posterior e os neurônios motores, os eferentes, eles saem pela região anterior da medula espinhal, eles saem pela frente da medula espinhal, sendo esta a diferença de um para o outro.
V, V, V
nenhuma das alternativas.
V, V, F
F, F, V

Uma criança com dificuldades de aprendizagem é aquela que manifesta uma discrepância educacional significativa entre o seu potencial intelectual estimado e o seu nível atual de realização, relacionada com as desordens básicas dos processos de aprendizagem que podem ser ou não acompanhadas por disfunção do sistema nervoso central, e que não são causadas por deficiência mental generalizada, por privação educacional ou cultural, perturbação emocional severa ou perda sensorial.
A afirmativa acima é a definição de dificuldade de aprendizagem defendida por:
Izabela Yabe (2020)
Paula Souza (2020)
Barbara Bateman (2022)
Nenhuma das alternativas anteriores
Diana Hudson (2019)

No que diz respeito a abordagem de Vigotski, assinale V ou F.
I - O mais importante sistema de signos para o desenvolvimento humano é a aprendizagem, por ser elementar para a constituição do ser humano e para a significação dos conteúdos culturais compartilhados pelo grupo que a utiliza. Vale esclarecer, neste ponto, que as funções psicológicas superiores são especificamente humanas (...) II- As relações sociais e culturais permitem ao indivíduo se constituir como ser humano e sujeito sócio-histórico, ressignificando essas relações e as condições dadas para sua subsistência (Zanella, 1999). III- Com relação à aprendizagem, Vygotsky a ela se refere como 'processo pelo qual o sujeito adquire informações, habilidades, atitudes, valores, etc. a partir do seu contato com a realidade, o meio ambiente e as outras pessoas' (Oliveira, 1993, p. 57). A aprendizagem é, pois, um processo contínuo e relacional (dependente de mediação) e que ocorre atrelado à cultura, visto que, ao nascer, o ser humano já está inserido em uma sociedade.
F, V, F
F, V, V
F, F, V
V, F, F

No que tange os sintomas de distúrbios de aprendizagem, assinale a alternativa verdadeira:
Escolha uma opção:
É totalmente incomum que os sintomas ocorram em crianças na fase de alfabetização, mas por não ter sido diagnosticada antes, pode surgir na fase adulta. Se existe suspeita de transtorno de aprendizagem, é fundamental buscar ajuda de um profissional.
Nomes de cores ou das letras, crianças pequenas podem ser lentas para compreender, e podem demorar para aprender a escrever e a ler. Podem ter curtos períodos de concentração e facilmente se distraírem, parecido com o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, dificuldade em entender informações que são faladas e ter memória curta.
É importante que o tratamento dos transtornos de aprendizagem aconteça apenas com a atenção dos professores, em que antes de chegar à conclusão de que uma criança possui esse tipo de transtorno, os professores precisam ficar atentos com vários indicadores do desenvolvimento da criança que estão contidas nas diretrizes da Associação Internacional de Pediatria.
De maneira geral, no caso da dislexia, alguns sintomas são: compreender o que acabou de ler; ler em voz alta de forma muito rápida fazendo muito esforço; dificuldade para escrever de maneira incorreta; perder a linha que estava sendo lida e confundir a ordem das letras da palavra.

Essa afirmação é:
Parcialmente falsa, pois estudantes com dislexia não apresentam dificuldade na estratégia alfabética
Parcialmente verdadeira, pois estudantes com dislexia tendem a ler menos, pois utilizam de estratégia alfabética
Totalmente verdadeira
Totalmente falsa

Perturbação que afeta as aptidões da escrita e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos escritos. As dificuldades centram-se na organização, estruturação e composição de textos escritos; a construção frásica é pobre e geralmente curta, observa-se a presença de múltiplos erros ortográficos e [por vezes] má qualidade gráfica (BACK apud PEREIRA, 2020, p.37).
A citação acima faz referência a qual distúrbio de aprendizagem?
TDAH.
Dislexia;
Disortografia
Disgrafia;

A disortografia é um distúrbio reversível. Uma estratégia bem simples é o professor conversar com o estudante sobre o final de semana, o forçando a recuperar na memória momentos de dias passados, além da atenção de localização, desenvolvendo senso de tempo e espaço com base no diálogo.
A afirmativa está parcialmente correta, pois a disortografia não é um distúrbio irreversível
A afirmativa está incorreta
A afirmativa está correta

Assinale V ou F
I- A dificuldade da criança em visualizar e reproduzir leva ao estágio, da distração, ou seja, ela precisa repetir o processo várias vezes, mas encontra dificuldade em todas elas, e isso dificulta a sua abstração, isto é, a formação do conceito no seu consciente.
II – É bastante incomum as crianças com disgrafia utilizarem diferentes formas de escrever a mesma letra ao longo de um texto, assim como essas crianças também encontram dificuldade em reconhecer aquilo que escreveram
V, F
V, V
F, F
F, V

Em relação à disgrafia:
A: Muitas pessoas acabam confundindo “Dislexia” com “Disgrafia”. Apesar da disgrafia poder vir acompanhada da dislexia ou da discalculia, a sua definição é bastante específica; B: Etimologicamente, disgrafia deriva dos conceitos “dis” (desvio) + “grafia” (escrita), ou seja, é “uma perturbação de tipo funcional que afeta a qualidade da escrita do sujeito, no que se refere ao seu traçado ou à grafia.”
As alternativas A e B estão CORRETAS
As alternativas A e B estão INCORRETAS
Apenas a alternativa A está CORRETA
Apenas a alternativa A está INCORRETA

A escola é um espaço de múltiplas culturas dentro do social. Assim, crianças com dificuldades de aprendizagem podem, através de trocas sociais, participar de atividades mediadas por colegas mais experientes, sejam eles adultos ou outras crianças. A falta de articulação entre prática pedagógica e as necessidades dos estudantes acarreta nas dificuldades de aprendizagem e, por consequência, o fracasso escolar. Os professores devem atentar-se às estratégias de aprendizagem, tomando cuidado tanto do planejamento quanto da execução das situações de ensino-aprendizagem...
A afirmativa está correta.
A afirmativa está incorreta.
A afirmativa está correta.
A afirmativa está parcialmente correta, pois a escola não é um espaço de múltiplas culturas.
A afirmativa está parcialmente correta, pois as dificuldades de aprendizagem não acarretam no fracasso escolar.

Em relação às estratégias metodológicas, assinale a alternativa correta:
I. O estabelecimento de rotina é outro fator importante para aprendizagem, uma vez que a organização externa facilita a organização interna, criando segurança, socialização e vínculos.
II. A interação do professor com seus alunos é fundamental para a aprendizagem, uma vez que ela torna possível estabelecer novas ações que influenciem no desenvolvimento.
III. O psicopedagogo pode atuar em diferentes áreas, cada uma com suas particularidades, porém em todas as áreas o profissional não precisa ficar atento e não precisa saber utilizar os vários instrumentos práticos indispensáveis para que seu trabalho flua coerentemente, dentro do contexto onde está inserido, para chegar a um diagnóstico preciso.
As afirmativas II e III estão corretas;
Somente a afirmativa III está correta;
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas;

Escolha uma opção: As afirmacoes I e II são falsas, As afirmações I e II são verdadeiras, Todas são verdadeiras, Todas as alternativas são falsas.
I. Crianças hiperativas costumam se mostrar de forma diferente dos adolescentes e adultos.
II. Adolescentes e adultos hiperativos têm uma sensação interna de inquietação.
As afirmações I e II são falsas
As afirmações I e II são verdadeiras
Todas são verdadeiras
Todas as alternativas são falsas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre aprendizagem: I - É um processo de mudança de comportamento. Essa mudança pode advir de uma construção de fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais, que são construídos e montados na experiência de cada um em contato com o meio ambiente. II – Quando focamos a aprendizagem diretamente no modelo educacional, contamos com personagens que são agentes nesse processo. Temos o professor como coautor do processo de aprendizagem, e o aluno como objeto-fim do processo de aprender. Nesse processo, o professor é um mediador de construção de aprender. III- A aprendizagem tem o objetivo de levar o sujeito a ter alguns domínios: cognitivos, afetivos e psicomotor.
Escolha uma opção:
II e III estão corretas
I e II estão corretas
Todas as alternativas estão corretas
I está correta
nenhuma das alternativas

A imagem abaixo representa:
Escolha uma opção:
A organização de aprendizagem
A organização do sistema nervoso
Todas as alternativas
Nenhuma das anteriores.
A abordagem de Vigotski

São exemplos de funções psicológicas superiores.
Escolha uma opção:
São processos mentais não inatos. Por exemplo: Imaginar, comparar, planejar, lembrar, memória, pensar, entre outros
Nenhuma alternativa
São processos mentais não inatos. Por exemplo: andar, correr, ter noção de lateralidade, entre outros
Todas as alternativas anteriores
São processos mentais inatos. Por exemplo: Imaginar, comparar, planejar, lembrar, memória, pensar, entre outros

Possuem a função de receber estímulos sensitivos da periferia, ele recebe informação sensitivo, ou seja, é o tato, é vibração, pressão, calor, dor, cócega, trata-se também de posição corporal, estado de contração muscular, visão, audição, olfato. Todos esses receptores que recebem essas informações são receptores que enviam informação para os neurônios sensoriais.
De quais neurônios o texto acima trata?
sensoriais dendrita
nenhuma das anteriores
eferentes

Quais as primeiras políticas públicas internacionais que subsidiaram as políticas públicas educacionais nacionais que delimitaram a educação especial como modalidade educacional.
Escolha uma opção:
Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Declaração de Educação de Todos e Relatório Mundial da Educação, 1996: Educação para Todos
Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Declaração de Salamanca e Relatório Mundial da Educação, 1998: Professores e ensino em um mundo em mudança
Declaração Mundial sobre Salamanca: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Declaração de Educação de Todos e Relatório Mundial de Jomtien, 1998: Professores e ensino em um mundo em mudança
Declaração Mundial de Diretrizes e bases: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Declaração de Educação de Todos e Relatório Mundial da Educação, 1998: Professores e ensino em um mundo em mudança

Assinale V ou F.
I- Segundo Vigotski, a aquisição da cultura está atrelada ao processo de desenvolvimento cognitivo. As funções psicológicas superiores funcionam sob a mediação dos instrumentos culturais. Estes permitem ao homem o domínio de si por meio da abstração, mediante um processo dialético que se objetiva no psiquismo, relacionando processos psicológicos e orgânicos. II – Podemos compreender, então, que os seres humanos se utilizam dos mesmos artefatos como mediadores para agir sobre objetos. Seguindo esse raciocínio, o mesmo acontece com a linguagem.
F, V
F, F
V, F
V, V

Assinale V ou F.
I- No sistema nervoso central tem a finalidade de encaminhar os estímulos detectados nos órgãos ou no meio externo para que sejam processados no sistema nervoso central. II- É no sistema nervoso central que se capta os estímulos/informações nervosas e são, então, encaminhadas ao sistema nervoso central (podendo ser a nível de medula ou encéfalo). Passam nesse trajeto pelos gânglios/neurônios sensitivos, antes então de atingir o nível central. Ao chegar à medula ou encéfalo, temos uma associação das informações com as possibilidades de respostas. III- Todo o neurônio que chega até o sistema nervoso, chega até a medula espinhal, é chamado de neurônio sensitivos ou aferentes. Todo neurônio que chega pela parte posterior da medula espinhal é um neurônio aferente. Os neurônios sensitivos aferentes, chegam por trás da medula, pela parte posterior e os neurônios motores, os eferentes, eles saem pela região anterior da medula espinhal, eles saem pela frente da medula espinhal, sendo esta a diferença de um para o outro.
V, V, V
nenhuma das alternativas.
V, V, F
F, F, V

Uma criança com dificuldades de aprendizagem é aquela que manifesta uma discrepância educacional significativa entre o seu potencial intelectual estimado e o seu nível atual de realização, relacionada com as desordens básicas dos processos de aprendizagem que podem ser ou não acompanhadas por disfunção do sistema nervoso central, e que não são causadas por deficiência mental generalizada, por privação educacional ou cultural, perturbação emocional severa ou perda sensorial.
A afirmativa acima é a definição de dificuldade de aprendizagem defendida por:
Izabela Yabe (2020)
Paula Souza (2020)
Barbara Bateman (2022)
Nenhuma das alternativas anteriores
Diana Hudson (2019)

No que diz respeito a abordagem de Vigotski, assinale V ou F.
I - O mais importante sistema de signos para o desenvolvimento humano é a aprendizagem, por ser elementar para a constituição do ser humano e para a significação dos conteúdos culturais compartilhados pelo grupo que a utiliza. Vale esclarecer, neste ponto, que as funções psicológicas superiores são especificamente humanas (...) II- As relações sociais e culturais permitem ao indivíduo se constituir como ser humano e sujeito sócio-histórico, ressignificando essas relações e as condições dadas para sua subsistência (Zanella, 1999). III- Com relação à aprendizagem, Vygotsky a ela se refere como 'processo pelo qual o sujeito adquire informações, habilidades, atitudes, valores, etc. a partir do seu contato com a realidade, o meio ambiente e as outras pessoas' (Oliveira, 1993, p. 57). A aprendizagem é, pois, um processo contínuo e relacional (dependente de mediação) e que ocorre atrelado à cultura, visto que, ao nascer, o ser humano já está inserido em uma sociedade.
F, V, F
F, V, V
F, F, V
V, F, F

No que tange os sintomas de distúrbios de aprendizagem, assinale a alternativa verdadeira:
Escolha uma opção:
É totalmente incomum que os sintomas ocorram em crianças na fase de alfabetização, mas por não ter sido diagnosticada antes, pode surgir na fase adulta. Se existe suspeita de transtorno de aprendizagem, é fundamental buscar ajuda de um profissional.
Nomes de cores ou das letras, crianças pequenas podem ser lentas para compreender, e podem demorar para aprender a escrever e a ler. Podem ter curtos períodos de concentração e facilmente se distraírem, parecido com o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, dificuldade em entender informações que são faladas e ter memória curta.
É importante que o tratamento dos transtornos de aprendizagem aconteça apenas com a atenção dos professores, em que antes de chegar à conclusão de que uma criança possui esse tipo de transtorno, os professores precisam ficar atentos com vários indicadores do desenvolvimento da criança que estão contidas nas diretrizes da Associação Internacional de Pediatria.
De maneira geral, no caso da dislexia, alguns sintomas são: compreender o que acabou de ler; ler em voz alta de forma muito rápida fazendo muito esforço; dificuldade para escrever de maneira incorreta; perder a linha que estava sendo lida e confundir a ordem das letras da palavra.

Essa afirmação é:
Parcialmente falsa, pois estudantes com dislexia não apresentam dificuldade na estratégia alfabética
Parcialmente verdadeira, pois estudantes com dislexia tendem a ler menos, pois utilizam de estratégia alfabética
Totalmente verdadeira
Totalmente falsa

Perturbação que afeta as aptidões da escrita e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos escritos. As dificuldades centram-se na organização, estruturação e composição de textos escritos; a construção frásica é pobre e geralmente curta, observa-se a presença de múltiplos erros ortográficos e [por vezes] má qualidade gráfica (BACK apud PEREIRA, 2020, p.37).
A citação acima faz referência a qual distúrbio de aprendizagem?
TDAH.
Dislexia;
Disortografia
Disgrafia;

A disortografia é um distúrbio reversível. Uma estratégia bem simples é o professor conversar com o estudante sobre o final de semana, o forçando a recuperar na memória momentos de dias passados, além da atenção de localização, desenvolvendo senso de tempo e espaço com base no diálogo.
A afirmativa está parcialmente correta, pois a disortografia não é um distúrbio irreversível
A afirmativa está incorreta
A afirmativa está correta

Assinale V ou F
I- A dificuldade da criança em visualizar e reproduzir leva ao estágio, da distração, ou seja, ela precisa repetir o processo várias vezes, mas encontra dificuldade em todas elas, e isso dificulta a sua abstração, isto é, a formação do conceito no seu consciente.
II – É bastante incomum as crianças com disgrafia utilizarem diferentes formas de escrever a mesma letra ao longo de um texto, assim como essas crianças também encontram dificuldade em reconhecer aquilo que escreveram
V, F
V, V
F, F
F, V

Em relação à disgrafia:
A: Muitas pessoas acabam confundindo “Dislexia” com “Disgrafia”. Apesar da disgrafia poder vir acompanhada da dislexia ou da discalculia, a sua definição é bastante específica; B: Etimologicamente, disgrafia deriva dos conceitos “dis” (desvio) + “grafia” (escrita), ou seja, é “uma perturbação de tipo funcional que afeta a qualidade da escrita do sujeito, no que se refere ao seu traçado ou à grafia.”
As alternativas A e B estão CORRETAS
As alternativas A e B estão INCORRETAS
Apenas a alternativa A está CORRETA
Apenas a alternativa A está INCORRETA

A escola é um espaço de múltiplas culturas dentro do social. Assim, crianças com dificuldades de aprendizagem podem, através de trocas sociais, participar de atividades mediadas por colegas mais experientes, sejam eles adultos ou outras crianças. A falta de articulação entre prática pedagógica e as necessidades dos estudantes acarreta nas dificuldades de aprendizagem e, por consequência, o fracasso escolar. Os professores devem atentar-se às estratégias de aprendizagem, tomando cuidado tanto do planejamento quanto da execução das situações de ensino-aprendizagem...
A afirmativa está correta.
A afirmativa está incorreta.
A afirmativa está correta.
A afirmativa está parcialmente correta, pois a escola não é um espaço de múltiplas culturas.
A afirmativa está parcialmente correta, pois as dificuldades de aprendizagem não acarretam no fracasso escolar.

Em relação às estratégias metodológicas, assinale a alternativa correta:
I. O estabelecimento de rotina é outro fator importante para aprendizagem, uma vez que a organização externa facilita a organização interna, criando segurança, socialização e vínculos.
II. A interação do professor com seus alunos é fundamental para a aprendizagem, uma vez que ela torna possível estabelecer novas ações que influenciem no desenvolvimento.
III. O psicopedagogo pode atuar em diferentes áreas, cada uma com suas particularidades, porém em todas as áreas o profissional não precisa ficar atento e não precisa saber utilizar os vários instrumentos práticos indispensáveis para que seu trabalho flua coerentemente, dentro do contexto onde está inserido, para chegar a um diagnóstico preciso.
As afirmativas II e III estão corretas;
Somente a afirmativa III está correta;
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas;

Escolha uma opção: As afirmacoes I e II são falsas, As afirmações I e II são verdadeiras, Todas são verdadeiras, Todas as alternativas são falsas.
I. Crianças hiperativas costumam se mostrar de forma diferente dos adolescentes e adultos.
II. Adolescentes e adultos hiperativos têm uma sensação interna de inquietação.
As afirmações I e II são falsas
As afirmações I e II são verdadeiras
Todas são verdadeiras
Todas as alternativas são falsas

Prévia do material em texto

Teste 1
	Iniciado em
	domingo, 4 jun. 2023, 10:43
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 4 jun. 2023, 11:49
	Tempo empregado
	1 hora 6 minutos
	Avaliar
	5,00 de um máximo de 10,00(50%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre aprendizagem:
I - É um processo de mudança de comportamento.  Essa mudança pode advir de uma construção de fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais, que são construídos e montados na experiência de cada um em contato com o meio ambiente.
II – Quando focamos a aprendizagem diretamente no modelo educacional, contamos com personagens que são agentes nesse processo. Temos o professor como coautor do processo de aprendizagem, e o aluno como objeto-fim do processo de aprender. Nesse processo, o professor é um mediador de construção de aprender.
III- A aprendizagem tem o objetivo de levar o sujeito a ter alguns domínios: cognitivos, afetivos e psicomotor
Questão 1Escolha uma opção:
II e III estão corretas
I e II estão corretas
Todas as alternativas estão corretas
I está correta
nenhuma das alternativas
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A imagem abaixo representa:
Questão 2Escolha uma opção:
A organização de aprendizagem
A organização do sistema nervoso
Todas as alternativas
Nenhuma das anteriores.
A abordagem de Vigotski
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A organização do sistema nervoso
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
São exemplos de funções psicológicas superiores
Questão 3Escolha uma opção:
São processos mentais não inatos. Por exemplo: Imaginar, comparar, planejar, lembrar, memória, pensar, entre outros
Nenhuma alternativa
São processos mentais não inatos. Por exemplo: andar, correr, ter noção de lateralidade, entre outros
Todas as alternativas anteriores
São processos mentais inatos. Por exemplo: Imaginar, comparar, planejar, lembrar, memória, pensar, entre outros
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: São processos mentais não inatos. Por exemplo: Imaginar, comparar, planejar, lembrar, memória, pensar, entre outros
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Possuem a função de receber estímulos sensitivos da periferia, ele recebe informação sensitivo, ou seja, é o tato, é vibração, pressão, calor, dor, cócega, trata-se também de posição corporal, estado de contração muscular, visão, audição, olfato. Todos esses receptores que recebem essas informações são receptores que enviam informação para os neurônios sensoriais.
 
De quais neurônios o texto acima trata?
Questão 4Escolha uma opção:
sensoriais
dendrita
nenhuma das anteriores
eferentes
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: sensoriais
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Quais as primeiras políticas públicas internacionais que subsidiaram as políticas públicas educacionais nacionais que delimitaram a educação especial como modalidade educacional
Questão 5Escolha uma opção:
Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Declaração de Educação de Todos e Relatório Mundial da Educação, 1996: Educação para Todos
Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Declaração de Salamanca e Relatório Mundial da Educação, 1998: Professores e ensino em um mundo em mudança
Declaração Mundial sobre Salamanca: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Declaração de Educação de Todos e Relatório Mundial de Jomtien, 1998: Professores e ensino em um mundo em mudança
Declaração Mundial de Diretrizes e bases: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Declaração de Educação de Todos e Relatório Mundial da Educação, 1998: Professores e ensino em um mundo em mudança
Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Declaração de Educação de Todos e Relatório Mundial da Educação, 1998: Professores e ensino em um mundo em mudança
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem, Declaração de Salamanca e Relatório Mundial da Educação, 1998: Professores e ensino em um mundo em mudança
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale V ou F
I- Segundo Vigotski, a aquisição da cultura está atrelada ao processo de desenvolvimento cognitivo. As funções psicológicas superiores funcionam sob a mediação dos instrumentos culturais. Estes permitem ao homem o domínio de si por meio da abstração, mediante um processo dialético que se objetiva no psiquismo, relacionando processos psicológicos e orgânicos.
II – Podemos compreender, então, que os seres humanos se utilizam dos mesmos artefatos como mediadores para agir sobre objetos. Seguindo esse raciocínio, o mesmo acontece com a linguagem
Questão 6Escolha uma opção:
F, V
F, F
V, F
V, V
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: V, F
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale V ou F
I- No sistema nervoso central tem a finalidade de encaminhar os estímulos detectados nos órgãos ou no meio externo para que sejam processados no sistema nervoso central.
II-  É no sistema nervoso central que se capta os estímulos/informações nervosas e são, então, encaminhadas ao sistema nervoso central (podendo ser a nível de medula ou encéfalo). Passam nesse trajeto pelos gânglios/neurônios sensitivos, antes então de atingir o nível central. Ao chegar à medula ou encéfalo, temos uma associação das informações com as possibilidades de respostas.
III-   Todo o neurônio que chega até o sistema nervoso, chega até a medula espinhal, é chamado de neurônio sensitivos ou aferentes. Todo neurônio que chega pela parte posterior da medula espinhal é um neurônio aferente. Os neurônios sensitivos aferentes, chegam por trás da medula, pela parte posterior e os neurônios motores, os eferentes, eles saem pela região anterior da medula espinhal, eles saem pela frente da medula espinhal, sendo esta a diferença de um para o outro.
Questão 7Escolha uma opção:
V, V, V
nenhuma das alternativas.
V, V, F
F, F, V
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: F, F, V
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma criança com dificuldades de aprendizagem é aquela que manifesta uma discrepância educacional significativa entre o seu potencial intelectual estimado e o seu nível atual de realização, relacionada com as desordens básicas dos processos de aprendizagem que podem ser ou não acompanhadas por disfunção do sistema nervoso central, e que não são causadas por deficiência mental generalizada, por privação educacional ou cultural, perturbação emocional severa ou perda sensorial.
A afirmativa acima é a definição de dificuldade de aprendizagem defendida por
Questão 8Escolha uma opção:
Izabela Yabe (2020)
Paula Souza (2020)
Barbara Bateman (2022)
Nenhuma das alternativas anteriores
Diana Hudson (2019)
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Barbara Bateman (2022)
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No que diz respeito a abordagem de Vigotski, assinale V ou F
I - O mais importante sistema de signos para o desenvolvimento humano é a aprendizagem, por ser elementar para a constituição do ser humano e para a significação dos conteúdos culturais compartilhados pelo grupo que a utiliza.
Vale esclarecer, neste ponto, que as funções psicológicas superiores são especificamente humanas (...)
II-  As relações sociais e culturais permitem ao indivíduo se constituir como ser humano e sujeito sócio-histórico, ressignificando essas relações e as condições dadas para sua subsistência(Zanella, 1999).
III- Com relação à aprendizagem, Vygotsky a ela se refere como "processo pelo qual o sujeito adquire informações, habilidades, atitudes, valores, etc. a partir do seu contato com a realidade, o meio ambiente e as outras pessoas" (Oliveira, 1993, p. 57). A aprendizagem é, pois, um processo contínuo e relacional (dependente de mediação) e que ocorre atrelado à cultura, visto que, ao nascer, o ser humano já está inserido em uma sociedade.
Questão 9Escolha uma opção:
F, V, F
F, V, V
F, F, V
V, F, F
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: F, V, V
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No que tange os sintomas de distúrbios de aprendizagem, assinale a alternativa verdadeira:
Questão 10Escolha uma opção:
É totalmente incomum que os sintomas ocorram em crianças na fase de alfabetização, mas por não ter sido diagnosticada antes, pode surgir na fase adulta. Se existe suspeita de transtorno de aprendizagem, é fundamental buscar ajuda de um profissional.
Nomes de cores ou das letras, crianças pequenas podem ser lentas para compreender, e podem demorar para aprender a escrever e a ler. Podem ter curtos períodos de concentração e facilmente se distraírem, parecido com o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, dificuldade em entender informações que são faladas e ter memória curta
É importante que o tratamento dos transtornos de aprendizagem aconteça apenas com a atenção dos professores, em que antes de chegar à conclusão de que uma criança possui esse tipo de transtorno, os professores precisam ficar atentos com vários indicadores do desenvolvimento da criança que estão contidas nas diretrizes da Associação Internacional de Pediatria
De maneira geral, no caso da dislexia, alguns sintomas são: compreender o que acabou de ler; ler em voz alta de forma muito rápida fazendo muito esforço; dificuldade para escrever de maneira incorreta; perder a linha que estava sendo lida e confundir a ordem das letras da palavra
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Nomes de cores ou das letras, crianças pequenas podem ser lentas para compreender, e podem demorar para aprender a escrever e a ler. Podem ter curtos períodos de concentração e facilmente se distraírem, parecido com o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, dificuldade em entender informações que são faladas e ter memória curta
Teste 2
	Iniciado em
	domingo, 4 jun. 2023, 14:00
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 4 jun. 2023, 14:33
	Tempo empregado
	32 minutos 56 segundos
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O que representa a imagem abaixo?
Questão 1Escolha uma opção:
Papel do psicopedagogo no processo de diagnóstico de distúrbios de aprendizagem
Papel do professor na intervenção de distúrbios de aprendizagem
Papel do psicopedagogo na intervenção de distúrbios de aprendizagem
Nenhuma das anteriores
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Papel do professor na intervenção de distúrbios de aprendizagem
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a Dislexia:
(1)  A dislexia, então, é uma limitação no processo de codificação ou decodificação das palavras que faz com que os indivíduos troquem o posicionamento de letras ou troquem os sons palavras. Essas trocas acontecem porque a pessoa demonstra uma grande dificuldade de identificação de símbolos gráficos.
(2) Por um lado, as atividades de análise relacionados à leitura, incluindo identificação de letras (codificação) e reconhecimento de palavras (acesso direto ao dicionário Aurélio).
Questão 2Escolha uma opção:
Ambas as alternativas são verdadeiras
Apenas a afirmativa 1 é verdadeira
Ambas as alternativas são falsas
Apenas a afirmativa 2 é verdadeira
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Apenas a afirmativa 1 é verdadeira
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O disléxico apresenta uma dificuldade mais importante na estratégia alfabética, em que alguns mostram dificuldade de chegar a esta fase, ficando presos a uma leitura do tipo logográfica. Outros usariam a estratégia alfabética, mas com muita dificuldade, sob muito esforço. Dessa forma, leriam mais, apresentando, então, um dicionário mental (ou léxico) com um número reduzido de palavras. Assim, a estratégia ortográfica ficaria prejudicada.
Essa afirmação é:
Questão 3Escolha uma opção:
Parcialmente falsa, pois estudantes com dislexia não apresentam dificuldade na estratégia alfabética
Parcialmente verdadeira, pois estudantes com dislexia tendem a ler menos, pois utilizam de estratégia alfabética
Totalmente verdadeira
Totalmente falsa
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Parcialmente verdadeira, pois estudantes com dislexia tendem a ler menos, pois utilizam de estratégia alfabética
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Perturbação que afeta as aptidões da escrita e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos escritos. As dificuldades centram-se na organização, estruturação e composição de textos escritos; a construção frásica é pobre e geralmente curta, observa-se a presença de múltiplos erros ortográficos e [por vezes] má qualidade gráfica (BACK apud PEREIRA, 2020, p.37).
 
A citação acima faz referência a qual distúrbio de aprendizagem?
Questão 4Escolha uma opção:
TDAH.
Dislexia;
Disortografia
Disgrafia;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Disortografia
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A disortografia é um distúrbio reversível. Uma estratégia bem simples é o professor conversar com o estudante sobre o final de semana, o forçando a recuperar na memória momentos de dias passados, além da atenção de localização, desenvolvendo senso de tempo e espaço com base no diálogo.
Questão 5Escolha uma opção:
A afirmativa está parcialmente correta, pois a disortografia não é um distúrbio irreversível
A afirmativa está incorreta
A afirmativa está correta
A afirmativa está parcialmente correta, pois a estratégia apresentada não é efetiva
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A afirmativa está correta
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Estudantes com dislexia não conseguem escrever e demonstram dificuldade para ler o que escreveu, já estudantes com disortografia têm dificuldade em escrever, mas leem com facilidade e até percebem o erro e consegue consertá-lo.
Questão 6Escolha uma opção:
A afirmativa está correta
A afirmativa está parcialmente correta, pois o estudantes com disortografia também leem com dificuldade
A afirmativa está incorreta
A afirmativa está parcialmente correta, pois os estudantes com dislexia não demonstram dificuldade na leitura
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A afirmativa está correta
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Pessoas disléxicas, em relação à leitura
Questão 7Escolha uma opção:
Leitura rápida; A leitura é muitas vezes precisa; O aluno nem sempre compreende o que leu, pois está concentrado em decifrar as palavras, resultando na perda do sentido geral
O aluno pode substituir uma palavra visualmente semelhante que comece com a mesma letra. Por exemplo, “queijo branco” pode se tornar “queixo branco”;Tem dificuldade de compreensão de textos por escrito, muitas vezes devido à leitura errônea das palavras, ou por deixar passar palavras fundamentais no texto;Grandes blocos de textos e letras pequenas são intimidadores para ele
Obter do Ortografia congruente da mesma palavra, muitas vezes dentro de um mesmo trabalho escrito; facilidade com a fonologia (ouvir os sons nas palavras). Pode não escutar sílabas de palavras, por exemplo, “complemente” em vez de “completamente”, Pode confundir consoantes, por exemplo,g e q ou d e b
Inverte apenas letras, exceto algarismos na leitura de palavras ou números, como ao ler “friso” em vez de “frios” ou “28” em vez de “82”; gosta de ler em voz alta, uma vez que fica hesitante e é impreciso. Receia que riam dele
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O aluno pode substituir uma palavra visualmente semelhante que comece com a mesma letra. Por exemplo, “queijo branco” pode se tornar “queixo branco”;Tem dificuldade de compreensão de textos por escrito, muitas vezes devido à leitura errônea das palavras, ou por deixar passar palavras fundamentais no texto;Grandes blocos de textos e letras pequenas são intimidadores para ele
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale V ou F
I- A dificuldade da criança em visualizar e reproduzir leva ao estágio, da distração, ou seja, ela precisa repetir o processo várias vezes, mas encontra dificuldade em todas elas, e isso dificulta a sua abstração, isto é, a formação do conceito no seu consciente.
II – É bastante incomum as crianças com disgrafia utilizarem diferentes formas de escrever a mesma letra ao longo de um texto, assim como essas crianças também encontram dificuldade em reconhecer aquilo que escreveram
Questão 8Escolha uma opção:
V, F
V, V
F, F
F, V
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V, F
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Analise a imagem abaixo. O que a imagem abaixo representa
Questão 9Escolha uma opção:
Um texto escrito por uma criança com TDAH
Nenhuma das alternativas anteriores
Um texto escrito por uma criança com disgrafia
Todas as alternativas anteriores
Feedback
Sua resposta está correta.
As respostas corretas são: Um texto escrito por uma criança com disgrafia, Um texto escrito por uma criança com TDAH
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação à disgrafia:
 
A: Muitas pessoas acabam confundindo “Dislexia” com “Disgrafia”. Apesar da disgrafia poder vir acompanhada da dislexia ou da discalculia, a sua definição é bastante específica;
B: Etimologicamente, disgrafia deriva dos conceitos “dis” (desvio) + “grafia” (escrita), ou seja, é “uma perturbação de tipo funcional que afeta a qualidade da escrita do sujeito, no que se refere ao seu traçado ou à grafia.”
Questão 10Escolha uma opção:
As alternativas A e B estão CORRETAS
As alternativas A e B estão INCORRETAS
Apenas a alternativa A está CORRETA
Apenas a alternativa A está INCORRETA
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As alternativas A e B estão CORRETAS
Parte inferior do formulário
Teste 3
	Iniciado em
	domingo, 4 jun. 2023, 12:43
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 4 jun. 2023, 13:04
	Tempo empregado
	21 minutos 11 segundos
	Avaliar
	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Há alguns tipos de discalculia. Relacione-os:
	(A) Verbal
	(  ) dificuldades na leitura de símbolos matemáticos
	(B) Practognóstica
	(  ) dificuldade para nomear as quantidades matemáticas, os números, os termos, os símbolos e as relações.
	(C) Léxica
	(     ) dificuldades em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos.
	(D) Gráfica
	(  ) dificuldades na escrita de símbolos matemáticos.
	(E) Ideognóstica
	(   ) dificuldades na execução de operações e cálculos numéricos
	(F)  Operacional
	(   ) dificuldades para enumerar, comparar e manipular matematicamente objetos reais ou em imagens
Questão 1Escolha uma opção:
B, E, A, D, C, F
A, F, C, D, E, B
C, A, E, D, F, B
C, A, E, B, F, D
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: C, A, E, D, F, B
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa verdadeira:
Questão 2Escolha uma opção:
Não há necessidade de se observar as práticas educativas que estão sendo oferecidas para aquela pessoa que apresenta tal dificuldade, pois fatores como o ensino inadequado ou incorreto não desencadeiam problemas na aprendizagem da Matemática, assim como problemas sensoriais, doenças neurológicas e psiquiatras confundindo-se em muitos casos aos transtornos do neurodesenvolvimento.
O ato de resolver problemas, fazer a relação entre o simbolismo numérico e sua correspondência entre número e quantidade, bem como fazer a representação da escrita de números, compreensão em relação de quantidade, ordem, espaço, distância e tamanho das coisas, estão entre as dificuldades do discalcúlico.
Etimologicamente, discalculia deriva dos conceitos “diz” (dizer) + “calculare” (calcular, contar), ou seja, é “um distúrbio de aprendizagem que interfere negativamente com as competências de matemática de alunos que, noutros aspetos, são normais.
É descartável que exista uma boa comunicação entre o/a psicopedagogo/a e o/a professor/a para que possam conquistar uma boa solução educativa para o/a estudante.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O ato de resolver problemas, fazer a relação entre o simbolismo numérico e sua correspondência entre número e quantidade, bem como fazer a representação da escrita de números, compreensão em relação de quantidade, ordem, espaço, distância e tamanho das coisas, estão entre as dificuldades do discalcúlico.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A escola é um espaço de múltiplas culturas dentro do social. Assim, crianças com dificuldades de aprendizagem podem, através de trocas sociais, participar de atividades mediadas por colegas mais experientes, sejam eles adultos ou outras crianças.
A falta de articulação entre prática pedagógica e as necessidades dos estudantes acarreta nas dificuldades de aprendizagem e, por consequência, o fracasso escolar.
Os professores devem atentar-se às estratégias de aprendizagem, tomando cuidado tanto do planejamento quanto da execução das situações de ensino-aprendizagem...
Questão 3Escolha uma opção:
A afirmativa está incorreta.
A afirmativa está correta.
A afirmativa está parcialmente correta, pois a escola não é um espaço de múltiplas culturas.
A afirmativa está parcialmente correta, pois as dificuldades de aprendizagem não acarretam no fracasso escolar.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A afirmativa está correta.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale V ou F
 
I- A  discalculia é descrita pelo DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 2015) como um transtorno do neurodesenvolvimento que acarreta um transtorno específico de aprendizagem.
II – Um discalcúlico não apresenta dificuldade na elaboração do pensamento, uma  vez que, em conjunto, também tem dificuldades no processo de interiorização da linguagem.
Questão 4Escolha uma opção:
F, F
V, F
F, V
V, V
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V, F
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Não nos damos conta de tudo o que o nosso cérebro é capaz de fazer em um curto tempo. Fazemos tudo com tanta pressa, que nem percebemos que simplesmente para fazermos uma operação como 3 x 4 = 12, poucas funções de nosso cérebro são ativadas. E, quando simples cálculos não são possíveis de serem feitos por alguma pessoa, algo pode estar acontecendo, impossibilitando-a de ter um resultado correto ou até mesmo impossibilitando-a de descobrir como resolvê-lo.
Questão 5Escolha uma opção:
A afirmativa está totalmente correta.
A afirmativa está parcialmente correta, pois para fazermos coisas simples utilizamos várias funções do nosso cérebro
A afirmativa está incorreta.
A afirmativa está parcialmente correta, pois não é porque uma pessoa não consegue resolver cálculos simples que algo possa estar ocorrendo com ela.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A afirmativa está parcialmente correta, pois para fazermos coisas simples utilizamos várias funções do nosso cérebro
Questão6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Analise a imagem e assinale a alternativa que melhor a define:
Questão 6Escolha uma opção:
A tríade do TDAH.
Trata a respeito do que os professores devem ignorar nos estudantes com TDAH.
Trata das potencialidades dos estudantes com TDAH.
Todas as alternativas são falsas
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A tríade do TDAH.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação às estratégias metodológicas, assinale a alternativa correta:
 
I.  O estabelecimento de rotina é outro fator importante para aprendizagem, uma vez que a organização externa facilita a organização interna, criando segurança, socialização e vínculos.
II.  A interação do professor com seus alunos é fundamental para a aprendizagem, uma vez que ela torna possível estabelecer novas ações que influenciem no desenvolvimento.
III. O psicopedagogo pode atuar em diferentes áreas, cada uma com suas particularidades, porém em todas as áreas o profissional não precisa ficar atento e não precisa saber utilizar os vários instrumentos práticos indispensáveis para que seu trabalho flua coerentemente, dentro do contexto onde está inserido, para chegar a um diagnóstico preciso.
Questão 7Escolha uma opção:
As afirmativas II e III estão corretas;
Somente a afirmativa III está correta;
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As afirmativas I e II estão corretas;
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o TDAH: 
I.  O TDAH é um transtorno neurobiológico, com pouca participação genética (isto é, não existem chances de ele ser herdado), que tem início na infância e que pode persistir na vida adulta, comprometendo o funcionamento da pessoa em vários setores de sua vida, e se caracteriza por três grupos de alterações: hiperatividade, impulsividade e desatenção.
II.  Já em relação a Hiperatividade, é a diminuição da atividade motora. A pessoa hiperativa é quieta e está quase constantemente em apática. Quando se trata de criança, os professores descrevem que ela fica quieta constantemente mas, fala muito. Parece que é elétrica, ou que está com um motorzinho ligado o tempo todo. Raramente consegue ficar sentada, mas se é obrigada a permanecer sentada, se revira, bate com os pés, mexe com as mãos, ou então acaba adormecendo.
III.  Adolescentes e adultos hiperativos costumam se mostrar de forma um pouco diferente das crianças, pois é próprio dessas idades mais avançadas uma redução normal da atividade motora. Então, muitas vezes o que predomina no adolescente e no adulto é uma sensação interna de inquietação, ou eles se mostram sempre ocupados com alguma coisa, dando a impressão de estarem sempre muito atarefados, quando na verdade o que ocorre é uma dificuldade em diminuir o nível de atividade. Adultos têm dificuldade em sair de férias, ou comumente se ocupam com várias atividades ao mesmo tempo, na maior parte das vezes sem conseguir completar nenhuma delas.
Questão 8Escolha uma opção:
As afirmações I e II são falsas
As afirmações I e II são verdadeiras
Todas são verdadeiras
Todas as alternativas são falsas
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: As afirmações I e II são falsas
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Haase e Santos (2022), a reabilitação de crianças e adolescentes com transtornos de aprendizagem é uma questão muito simples devido à heterogeneidade e às comorbidades. O tratamento não precisa ser planejado a partir dos resultados da avaliação neuropsicológica, desconsiderando o contexto biopsicossocial da criança e visando benefícios duradouros.
Os transtornos de aprendizagem demandam apenas tratamento farmacológico, sem a necessidade de ser tratados por recursos pedagógicos e de reabilitação neuro cognitiva.
Questão 9Escolha uma opção:
A afirmativa está parcialmente correta, pois os transtornos de aprendizagem não demandam tratamento farmacológico
A afirmativa está incorreta.
A afirmativa está correta.
A afirmativa está parcialmente correta, pois a reabilitação de crianças e adolescentes com transtornos de aprendizagem é uma questão muito complexa.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A afirmativa está incorreta.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito do TDAH
Questão 10Escolha uma opção:
Todas as alternativas estão corretas.
De acordo com a Associação Brasileira do déficit de atenção (ABDA), a primeira descrição oficial do que hoje chamamos TDAH data de 1902, quando um pediatra inglês, George Still, apresentou casos clínicos de crianças com hiperatividade e outras alterações de comportamento, que na sua opinião não podiam ser explicadas por falhas educacionais ou ambientais, mas que deveriam ser provocadas por algum transtorno cerebral na época desconhecido
Algumas das denominações com as quais se conheceu esse mesmo transtorno foram: síndrome da criança hiperativa, lesão cerebral mínima, disfunção cerebral mínima, transtorno hipercinético, transtorno primário da atenção. Três redes cerebrais: uma rede de reconhecimento; outra rede, chamada de estratégica, e uma terceira rede, denominada afetiva.
O TDAH deve ser diagnosticado a partir de acompanhamento clínico e, que se possível, iniciado durante a infância e contínuo na vida do sujeito, pois se manifesta em diversas situações da vida.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.
Questão Discursiva
	Iniciado em
	domingo, 4 jun. 2023, 13:07
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 4 jun. 2023, 13:13
	Tempo empregado
	5 minutos 55 segundos
	Notas
	1,00/1,00
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Vygotsky, segundo Freitas (2000), concebe o homem como um ser Em branco 1 Questão 1  e produto de um conjunto de relações sociais. Ele se pergunta como os fatores sociais podem modelar a mente e construir o psiquismo e a resposta que apresenta nasce de uma perspectiva semiológica, na qual o signo, como um produto Em branco 2 Questão 1 , tem uma função geradora e organizadora dos processos psicológicos. O autor considera que a consciência é engendrada no social, a partir das Em branco 3 Questão 1  que os homens estabelecem entre si, por meio de uma atividade sígnica, portanto, pela Em branco 4 Questão 1  da linguagem. Os Em branco 5 Questão 1  são os instrumentos que, agindo internamente no homem, provocam-lhe transformações internas, que o fazem passar de ser biológico a ser sócio-histórico. Não existem signos internos, na consciência, que não tenham sido engendrados na trama ideológica semiótica da sociedade.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Vygotsky, segundo Freitas (2000), concebe o homem como um ser [histórico ] e produto de um conjunto de relações sociais. Ele se pergunta como os fatores sociais podem modelar a mente e construir o psiquismo e a resposta que apresenta nasce de uma perspectiva semiológica, na qual o signo, como um produto [social ], tem uma função geradora e organizadora dos processos psicológicos. O autor considera que a consciência é engendrada no social, a partir das [relações] que os homens estabelecem entre si, por meio de uma atividade sígnica, portanto, pela [mediação] da linguagem. Os [signos] são os instrumentos que, agindo internamente no homem, provocam-lhe transformações internas, que o fazem passar de ser biológico a ser sócio-histórico. Não existem signos internos, na consciência, que não tenham sido engendrados na trama ideológica semiótica da sociedade.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
histórico
social
relações
mediação
signos

Mais conteúdos dessa disciplina