Buscar

Estudo de caso Pneumologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Caso Melinda
1. A família de Melinda King tem consciência de todos os aspectos da doença, bem como a própria paciente. Imagine que, ao receber o diagnóstico de fibrose cística, você foi um dos profissionais responsáveis por explicar a doença para essa família. O que você diria? Como a Definia?
Explicaríamos que a Fibrose Cística é uma doença genética (gene defeituoso foi herdado do pai ou da mãe), crônica (não pode ser resolvida num curto período de tempo) e progressiva que afeta alguns órgãos, como pulmões, pâncreas, rins, fígado, aparelho digestivo, intestino e parte interna da face. Além disso, ela afeta as células, em especial, a função que deixa as secreções (mucos respiratórios, digestórios, glândulas sudoripas e outros) alteradas. Por exemplo, o suor, que no indivíduo afetado apresenta-se mais espessos, com aumento na concentração de sal, denominada de doença do beijo salgado. A paciente Melinda tem dificuldades em realizar algumas atividades do dia a dia, alguns tipos de exercício que podem ser pedidos e algumas complicações na parte respiratória. O paciente com FC tem produção excessiva de secreções e muco, aumentando a chance de ter infecções pulmonares. Algumas das consequências típicas que essa doença pode apresentar são pneumonia de repetição, sinusite frequente, tosse crônica, dificuldade de ganhar peso e estatura e cansaço para realizar atividades simples. Por isso, a atuação de profissionais da Fisioterapia é essencial para a retirada do acúmulo de secreções e a prevenção de complicações tanto da parte respiratória quanto da parte motora.
2. Quais foram os diagnósticos fisioterapêuticos identificados no caso clínico de Melinda?
- Taquipneia;
- Hipersecreção brônquica nas regiões apicais e posteriores do lobo superior direito e lobo médio direito;
- Diminuição da expansibilidade torácica;
- Diminuição da capacidade aeróbica e resistência;
- Desconforto respiratório;
- Diminuição da força muscular de MMII.
3. Baseado no(s) diagnósticos(s) fisioterapêutico(s), quais seriam os objetivos terapêuticos e a conduta que você proporia para Melinda?
a. Observação: Crie uma conduta baseada no Caso Clínico específico Melinda, observe sua idade, suas preferências, como está sua condição física e cognitiva no momento, etc. Evite tratamentos genéricos, pense em Melinda como se fosse sua paciente. 
Objetivos Terapêuticos:
- Ajudar na remoção do acumulo de secreções brônquicas;
- Voltar o padrão respiratório normal;
- Reduzir o desconforto respiratório;
- Recuperar a capacidade aeróbica e de resistência;
- Restabelecer a expansibilidade torácica;
- Restabelecer a força muscular de MMII.
Condutas Terapêuticas:
- Eliminação do acúmulo de secreção brônquica: 
Mobilização e variação de posicionamento, de deitada para sentada e de sentada para em pé, 1ª. linha de intervenção. Terapia de higiene brônquica: PEP/EPAP, expiração lenta total simultaneamente glote aberta, em decúbito infra lateral (ELTGOL). Huffing e drenagem autógena. Para finalizar, Melinda sentada e com os pés apoiados, com tosse ativa.
- Volta ao padrão respiratório:
Mobilização e deambulação; exercícios respiratórios (diafragmático e freno labial).
- Recuperar a capacidade aeróbica e de resistência:
Começar com deambulação, de acordo com evolução de Melinda, avançar com o protocolo, de forma lúdica, utilizando brinquedos atrativos e adequados para sua idade 
A fim de estimular a capacidade aeróbica e resistência e utilização de ciclo ergômetro.
- Reduzir o desconforto respiratório:
Não havendo reversão do quadro de desconforto respiratório, com as terapias de higiene Brônquica, utilizar a ventilação não invasiva Binível.
- Restabelecer a força muscular de MMII:
Usar recursos da cinesioterapia, faixas elásticas e bolas; e exercícios ativos contra a gravidade e/ou resistência manual do profissional. De acordo com a evolução, avançar série, repetições e cargas. De maneira lúdica, ajustar as séries e repetições utilizando de brincadeiras, como pular corda.
4. Suponha que Melinda tenha evoluído com bronquiectasia ao longo dos anos. Nesse momento, além da fibrose cística ela apresentaria sinais clínicos e radiológicos de bronquiectasia. Se Melinda fizesse uma espirometria, e tivesse um distúrbio ventilatório, qual seria? Restritivo ou obstrutivo? Justifique a sua resposta. Dê um exemplo hipotético de como seria sua CVF, VEF1 e relação VEF1/CVF. Crônica dos brônquios com catarro mucopurulento
O distúrbio ventilatório seria obstrutivo, tendo em vista ser o achado mais frequente.
A bronquiectasia, condição em que as vias aéreas dos pulmões são danificadas, dificultando a secreção de muco, causando limitação das vias respiratórias, reduzindo a VEF1 com diminuição da razão VEF1/CVF.
A Fibrose progressiva, em casos mais avançados, pode acarretar em diminuição da capacidade vital forçada CVF, além disso, propiciando com que a razão VEF1/CVF se assemelhe a um valor normal, ainda que a doença permaneça.

Outros materiais