Buscar

Sistema Internacional de Unidades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Internacional de Unidades (SI) 
· A necessidade de medir  
A necessidade de medir existe desde que o ser humano lascava pedras e manuseava ossos para fabricar instrumentos de caça e de defesa. Porém, apenas a capacidade de medir não era suficiente. Para que as medidas fossem significativas, havia um problema: elas tinham de concordar com as medidas de outros seres humanos. Durante muito tempo, cada sociedade utilizou seu próprio sistema de unidades, que, geralmente, era baseado em partes do corpo. Em 1789, a pedido do governo, a Academia de Ciências da França criou o Sistema Métrico Decimal, que era, inicialmente, constituído de três unidades básicas: o metro, o litro e o quilograma. No ano de 1960, o sistema métrico foi atualizado e, assim, na 11a Conferência Geral de Pesos e Medidas, foi sancionado o Sistema Internacional de Unidades (SI). As grandezas de base utilizadas no SI são: comprimento, massa, tempo, corrente elétrica, temperatura termodinâmica, quantidade de substância e intensidade luminosa. As unidades de base correspondentes do SI estão apresentadas no esquema. 
 
O SI no Brasil e o Inmetro 
 O Brasil adotou o SI em 1962 e, em 1988, seu uso tornou-se obrigatório em todo o território nacional. O órgão responsável pela manutenção das unidades de base do SI e por assegurar a exatidão das medições no país é o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, esse órgão é responsável pela avaliação da conformidade de diversos produtos, assegurando se eles atendem a critérios relacionados, principalmente, a saúde, segurança ou proteção do meio ambiente, impacto econômico etc. Os produtos que cumprem esses requisitos recebem o selo do Inmetro. Já os que não estão de acordo com o regulamento não recebem o selo e não podem ser comercializados. Famílias de produtos relatados Partes do corpo mais afetadas Mesmo com a avaliação do Inmetro, alguns produtos podem ocasionar acidentes de consumo, ou seja, mesmo manuseados de acordo com as instruções de uso, provocam danos ao consumidor. 
	 
O selo do Inmetro certifica que o produto foi submetido a testes e medições que garantem sua conformidade com os padrões das unidades de medida e com os padrões de segurança.

Mais conteúdos dessa disciplina