Buscar

Relatório estágio novo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso de Farmácia Coordenação
de Estágio
Relatório Final de Estágio Supervisionado Curricular
Aluno : John Hebert Da Silva Alves
Matrícula: 201907272046
Polo : Queimados
Coordenador do Polo : Anderson Calazans
Supervisor do estágio : Bruno Sobreiro da Silva
E-mail : johnhebert719@gmail.com
Estágio supervisonado 4 SD4496
Local : Rio de Janeiro RJ Data : 26/05/2023
1- INTRODUÇÃO
Neste relatório irei demonstrar a experiência referente ao estágio realizado na DROGARIA DIAS MELO, na cidade De Nova Iguaçu - RJ.
A drogaria possui Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) expedida pela ANVISA; Alvará Sanitário expedido pelo órgão Municipal de Vigilância Sanitária; Certidão de regulandade Técnica, emitido pelo Conselho Regional de Farmácia; Manual de Boas Práticas Farmacêuticas, POP.
Suas instalações são formadas com: um caixa, balcão de dispensação de medicamentos com três computadores, atrás do balcão fica a parede de medicamentos genéricos, uma sala de aplicação de injetáveis, armários de armário de antibióticos, um refeitório para os funcionários, um estoque de mercadorias, um escritório gerencial e um banheiro, com pisos, paredes e tetos lisos, impermeáveis, boas condições de ventilação e iluminação, possui extintor de incendio e detetização a cada seis meses, por uma empresa licenciada.
O armário que fica na frente da farmácia é de medicamentos genéricos, os medicamentos de referência e similares ficam no armário de trás do balcão. Temos um armário apenas para medicamentos psicotrópicos e outro para medicamentos antibióticos, ambos têm trancas e chaves.
A Farmácia é composta por 01 atendentes de caixa, 02 balconistas de medicamentos, 01 farmacêutico	, 01 gerente e 01 auxiliar de serviços gerais.
A sala de aplicação é utilizada para aplicação de injetáveis, perfuração de orelha,verificação de glicemia, aferição de pressão e teste de Covid-19. Todos os dias a sala é limpa e é verificado se tem todos os materiais e também é verificado o nível do Descarpack.
Todo medicamento a ser dispensado tínhamos orientação do farmacêutico para esclarecimento de dúvidas em relação a posologia, a quantidade a ser dispensada e tudo em relação as regras de dispensação da portaria 344/98. Eu dispensava todos os tipos de medicamentos, psicotrópicos, antibióticos e os de prescrição médica.
Na dispensação, o farmacêutico avalia as receitas normais, as controladas e as notificações de receita, observando alguns itens como: a legibilidade e ausência de rasuras, identificação do medicamento, concentração, forma farmacêutca e quantidade, modo de usar ou posologia, duração dotratamento, local edata de emissão, assinatura eidentificação do prescritor com o seu respectivo conselho profissional ,cid e cpf do prescritor em casos de receituário C5(anabolizantes) e também verificava os termos de reponsabilidades nas receitas de retinóides e anorexígenos.
Os medicamentos isentos de prescrição médica (Lá são chamados de OTC) são distribuídos bem a vista dos clientes, do lado de fora do balcão, sendo que o cliente pode pegar sem nenhum auxílio, caso ele necessite de orientação ou indicação, os balconistas ou os farmacêuticos orientavam.
O supervisor deste estágio foi o Farmacêutico Bruno Sonbreiro da Silva, possui 6 anos de formado, com experiêcia em atênção farmacêutica e gestão de drogarias, na empresa concedente deste estágio ele atua como Responsável Tecnico e Gerente.
1. DESENVOLVIMENTO
· SNGPC (SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE PRODUTOS CONTROLADOS
O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados — SNGPC é um instrumento informatizado para captura e tratamento de dados sobre produção, comércio e uso de substâncias ou medicamentos sujeitos a controle especial.
Realizava diariamente o lançamento de entrada e saída dos medicamentos: com tarja vermelha que exigem retenção de receita de controle especial na cor branca em duas vias, e os de tarja preta, cuja aquisição requer a apresentação das notificações de cor azul, usadas para psicotrópicos e psicotrópicos anorexígenos, ou do formulário amarelo, que identifica o entorpecente no sistema da ANVISA, através da senha do farmacêutico (Esta tarefa é de responsabilidade do farmacêutico (responsável técnico cadastrado), na ausência dele, o seu substituto, que deverá ser também cadastrado no sistema de segurança da ANVISA).
Sempre realizando a verificação das datas, lotes e validade; para não haver nenhum problema com o cadastro e manter a ANVISA ciente da movimentação dos medicamentos, mas algumas vezes retornavam algumas observações de verificação de lotes errados.
1.2 PORTARIA 344/98
Os medicamentos controlados passaram a ser dispensados de acordo com a Portaria 344/98. Esta é uma Portaria Federal que aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, isto é, controla o comércio e o uso de entorpecente ou psicotrópico ou outros sujeitos a controle especial.
Os medicamentos constantes nesta Portaria são:
· Entorpecentes
· Psicotrópicos
· Retinóides de uso sistêmico e imunossupressores
· Anti-retrovirais
· Anabolizantes
· Outras substâncias sujeitas a controle especial
Tais medicamentos precisam de notificação de receita.
A Notificação de Receita é o documento que acompanhado de receita autoriza a dispensação de medicamentos à base de substâncias constantes das listas "A1" e "A2" (entorpecentes), "A3", "B1" e "B2" (psicotrópicas), "C2" (retinóicas para uso sistêmico) e "C3" (imunossupressoras).
Com a prática se torna fácil discriminar qual é a classe do medicamento assim que olhamos o receituário
Segue os modelos de receituários os quais eu trabalhei durante o Estágio:
1.3 ANTIBIÓTICOS — RDC 20
Os procedimentos relativos ao controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos, de uso sob prescrição, isolado ou em associação foi gerenciada conforme os medicamentos do SNGPC, pois antes de realizar a dispensaçáo fazia a conferência da receita verificando os dados do médico, data (com validade de 10 dias), quantidade. Após feita a verificação, em uma das receitas (que ficara na farmácia -2º via) eu ane xava o carimbo, que preenchia com os dados do paciente, para um controle da farmácia e registro no sistema (SNGPC)
As prateleiras onde ficam os antibióticos são feitas conferências semanais para não haver medicamentos vencidos. Há um termômetro em sua prateleira onde é feita dianamente sua verificação e anotação de temperatura.
No período que estive na farmácia, nunca houve nenhum caso de troca, devolução ou casos que viessem trazer alguma complicação ou problema relacionado a estes medicamentos.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS
O gerenciamento dos resíduos constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, rormativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.
Os resíduos se classificam em: GRUPO A (Infectante ou Biológico), GRUPO B (Resíduo Químico), GRUPO C (Resíduo Radioativo), GRUPO D (Res íduo Comum), GRUPO E (Matenais perfurocortantes ou escarificantes).
A separação de resíduos dentro da farmácia baseia-se no material utilizado na sala de aplicação e os materiais referentes as caixas e embalagens de medicamentos.
Os materiais que são descartados na sala de aplicação há um destino especifico para eles. As agulhas, ampolas quebradas são descartadas em uma caixa de papelão com revestimento interno (Despack); o algodão e luvas tem
uma lixeira especifica para lixo contaminado; e o papel e embalagens são descartados em uma lixeira de lixo comum.
Todo lixo contaminado era coletado por uma empresa contratada para realizar sua incineração e descarte. E o lixo comum referente a papel e embalagens descartava
normalmente para a coleta da prefeitura.
1.4 DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Realizamos diariamente o fornecimento de medicamento para variadas patologias, medicamentos controlados, antimicrobianos, anti-inflamatórios, genéncos, similares, de referência etc.
Sempre antes do fornecimento verificamos sua patologia, duração de sintomas, idade, peso, e demais situações que possivelmente pode trazer alguma mal a sua saúde.
Qualquer tipo de dúvida que tivéssemos, há o auxilio do farmacêutico e outras ferramentas, como a internet.
1.5 TEMPERATURA E UMIDADE (AMBIENTE/ GELADEIRA) - RESOLUÇÃO- RDC NO 44, DE 17 DE AGOSTO DE 2009.
Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e de outras providências.
A estabilidade de um medicamento é a extensão em que ele mantém as mesmas propriedades e características que possuía no momento de sua fabricação, ou seja, é a propriedade de um produto em preservar as mesmas características físicas, químicas e farmacológicas durante seu período de vida útil, representado pelo prazo de validade. Esta estabilidade depende de fatores ambientais como temperatura, luz e umidade e de fatores relacionados ao próprio produto como forma farmacêutica, processo de fabricação, matéria de embalagem e propriedades físicas e químicas das substâncias ativas e dos excipientes.
Oarmazenamento e a distribuição são as etapas do Ciclo da Assistência Farmacêutica que visam assegurar a qualidade dos medicamentos através de condições adequadas de armazenamento e um controle de estoque eficaz, bem como garantir a disponibilidade dos medicamentos em todos os locais de atendimento ao usuário.
O controle diário da temperatura é essencial para assegurar a qualidade dos medicamentos termolábeis. Para isso são utilizados termômetros digitais ou analógicos.
Temperatura:
· Especificações segurdo a Farmacopeia Amencana (USP):
· Ambiente (em torno de 25 °C), permitindo-se variação entre 15 a 30 &;
· Fresca: entre 8 e 15 °C;
· Fria ou refrigerada (insulinas, vacinas): entre 2 e 8 °C;
· Congeladores (vacinas e imunobiológicos): entre 0 e - 20°C. Termômetro: Termo-higrômetro
Diariamente é realizado um controle de temperatura e umidade em 02 (dois) períodos de todo o ambiente dentro da farmácia.
Estes dados eram inseridos um uma planilha e renovada quando estava totalmente completa.
ANEXO
	
	
 CONCLUSÃO
O estágio curricular é essencial na medida em que permite um primeiro 
contato com a vida profissional de um farmacêutico. Após a conclusão do meu estágio, 
posso afirmar que estes meses foram bastante importantes para a consolidação de
conhecimentos adquiridos ao longo do curso. No entanto, fica a certeza de que ainda 
há muito mais para aprender com esta profissão.
O estágio em farmácia comunitária fez-me desenvolver a habilidade de 
conversar com as pessoas, aprender a utilizar uma linguagem acessível, escutar os 
seus problemas e tentar solucioná-los, o que para mim é algo muito importante na 
profissão de um farmacêutico e qualquer profissional de saúde. Aprendi também a 
importância de orientar as pessoas, podendo indicar produtos mais adequados à sua 
situação e que cuidados ter.
Entendi que o desconhecimento por parte dos clientes e pacientes não 
deverá ser uma barreira para a prevenção de possíveis problemas de saúde, mas sim 
um motivo para uma relação mais próxima entre estes e o farmacêutico.
Então diante do exposto, foi uma experiência bastante positiva e serviu 
para enriquecer as minhas competências pessoais e profissionais, manter presente a 
importância da formação individual contínua e também enriquecer a minha
capacidade de trabalhar em grupo.
Referências Bibliográficas
Brasilia,2010b. ANVISA. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução da diretoria colegiada- RDC nº 17, de 16 de Abril de 2010.
Notificação de Receita tipo “B2” – Cor Azul ... PORTARIA 344/98 – RDC 58/2007 – ANVISA – SNGPC – RDC 67/2007 
 Portaria SVS/ MS 344/98 que dispõe sobre as normas para a prescrição e venda de psicofármacos; RDC 58/2007/ ANVISA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando