Buscar

resumo 1 bioquimica

Prévia do material em texto

A importância da água 
 Na nossa experiência quotidiana, é uma substância muito familiar e abundante, sendo, no entanto, um composto excepcional do ponto de vista físico-químico e bioquímico. A grande maioria das células é composta por 80% de água, razão pela qual esta molécula é a mais abundante entre os constituintes dos seres vivos. Consequentemente, o organismo humano troca com seu ambiente externo um maior número de moléculas de água do que todas as demais moléculas combinadas. Além de sua abundância, as características da molécula de água têm profunda influência na estrutura, organização e funcionamento dos seres vivos.
Forças intermoleculares
 Ligações iônicas: atração eletrostática entre íons de diferentes cargas .
 Ligações metálicas: atração entre átomos metálicos .
 Ligações covalentes: interação e compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos.
 Eletronegatividade: capacidade de atrair outros elétrons para formar ligações. A molécula de água é polar devido a essa característica do oxigênio.
Propriedade física e química da água
Constante dielétrica é propriedade dos solventes de separar íons de cargas opostas. A constante dielétrica da água é muito alta. Hidratação é a capacidade de envolver íons com moléculas de água orientadas em camadas concêntricas de moléculas ao redor de um íon. Quando o solvente não é água, esse fenômeno é denominado solvatação. Hidrólise Reação química envolvendo uma molécula de água que reage com uma molécula quimicamente diferente. Ambas as moléculas são fragmentadas na reação. Ionização de água Compreende a separação da água nos íons que a formam H+ e OH- . Ocorre espontaneamente, em alguma extensão.
Conhecida como solvente universal, por sua capacidade de dissolver mais substâncias e em maior quantidade do que qualquer outro solvente. As propriedades físico-químicas da água e o fato de ser o solvente dos demais componentes celulares têm influência decisiva na organização e arranjo espacial de todas as demais moléculas depositárias da vida: lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e polissacarídeos.
Solução Tampão
A medição do pH é uma forma simples que indica a concentração de H+ em uma solução. Conhecer os conceitos de pH, ácidos e bases é fundamental para entender as interações em sistemas biológicos, lembrando que são 80% agua e as concentrações de H+ impactam muito nos processos biológicos essenciais à vida.
Uma solução neutra (com H+ e OH- balanceados) tem um pH = 7 Quanto mais alta a concentração de H+ , mais alta a acidez e o pH oscilará em uma faixa entre 0-7. Quanto menor a concentração de H+ , maior a alcalinidade e o pH oscilará em uma faixa entre 7 e 14.
Cada unidade na escala de pH indica um aumento ou diminuição de 10 vezes na concentração de prótons (o pH está em uma escala logarítmica)
Características das soluções tampão 
1. Concentrações dos componentes do sistemas tampão.
2. Quão próximo o valor do pH da solução tampão está do valor de pKa do ácido. 
3. Quanto maior for a concentração do tampão e quanto mais próximo seu valor de pH do pKa, maior será a capacidade tamponente do sistema.
Nos organismos, os sistemas tampão presentes nas células e os fluidos extracelulares garantem a constância da concentração de H+ . Os mais úteis são os sistemas de CO2 (anidrido do ácido carbônico) e sua base conjugada, bicarbonato e ácido fosfórico (HPO4 -2 /H2PO4 - ), porque a maioria das funções celulares são realizadas sob condições de pH próximo da neutralidade, no qual estes sistemas tamponantes têm maior margem de ação.

Continue navegando