Buscar

RELATÓRIO FINAL (Salvo Automaticamente)

Prévia do material em texto

LISIÊ MASSAROTTO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ENSINO FUNDAMENTAL I
Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I, apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade Anglicana de Erechim.
Nome:
Orientadora: Profª Ma. Daniele Vanessa Klosinski.
Erechim
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...................................
2 APRESENTAÇÃO................................
2.1 A escola............................................
2.2 A turma.............................................
2.3 O primeiro contato...............................
3 O PROJETO .....................................
4 PLANOS DE AULA COMENTADOS.........................
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................
6 REFERÊNCIAS......................................
ANEXOS.............................
Planos de aula.........................
Fotografias.....................................
Registros dos alunos...............................
1 INTRODUÇÃO
Uma das oportunidades mais significativas para a formação profissional é o estágio. Através desse momento que o futuro docente tem oportunidade de introduzir-se na realidade profissional no qual será inserido. Além de concretizar a teoria com a pratica adquiridas durante os estudos e observações com profissionais mais experientes.
Para Guerra (1995) o Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador. Nesta perspectiva o curso de Pedagogia da FAE tem em sua estruturação curricular quatro estágios obrigatórios, sendo um deles o a ser desenvolvido na Educação Infantil. 
A educação na primeira infância tem sido pauta de amplos debates, levando em conta que a Educação Infantil é a base primordial do processo educativo, esta deve ser um espaço aonde a infância possa ser vivida em toda sua totalidade. 
Para Antunes (2004) esse atendimento deve ser planejado de modo que não se separe a ideia do brincar da ideia do aprender e que proporcione um ambiente propício para descobertas possibilitando à criança construir seu próprio conhecimento
 A importância da Educação Infantil está certificada pela atenção que vem recebendo ao longo dos anos, e sua ação é assegurada pela combinação dos seguintes motivos: consideração as características da criança, ambiente adequado a cada fase do seu desenvolvimento, profissionais preparados, socialização com indivíduos semelhantes e estímulo à criança.
 A etapa da Educação Infantil é essencial para o progresso da criança, a mesma está voltada para a base lúdica em aprendizado significativo, as experiências que são vivenciadas constituem-se como fundamentais para potencializar o desenvolvimento integral da criança, conforme citado na LDB.
 De acordo com Vygotsky, 1998 a Educação Infantil é de extrema importância para o desenvolvimento das habilidades que possibilitarão a compreensão e interiorização do mundo humano pela criança, neste sentido é essencial trabalhar atividades operacionais, pois é a partir da interação com o meio, determinado por um ato intencional e dirigido do professor que a criança aprende.
2 APRESENTAÇÃO
2.1 A escola
Com uma localização central e privilegiada, entre os bairros Fátima e São Cristóvão, a Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo é um referencial na oferta de Educação Básica no município de Erechim. 
 	O início de sua história remonta à década de 70. Em 1972 foi fundada, com o nome de Escola Polivalente, pertencente à Rede Estadual de Educação, pelo Parecer nº 45/72 do CEE e Decreto nº 22.135, de 30 de outubro de 1972, publicado no D.O. do Estado em 01 de novembro de 1972.
Seu objetivo era atender estudantes de 5ª a 8ª Série do Ensino Fundamental de 1º Grau. Suas atividades iniciaram em 1º de agosto do mesmo ano com 320 alunos, atendidos por 24 Professores.
Na época, sua fundação foi resultado de parceria e colaboração entre o Ministério da Educação e Cultura – MEC, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Erechim.  Inicialmente através da desapropriação e doação do terreno para a construção e no transcorrer do processo à aquisição e implementação dos equipamentos e projetos necessários para seu funcionamento. Sua construção foi financiada pela Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional. 
	Em 05 de novembro de 1981 foi reorganizada pela portaria nº 61.442 publicada no D.O. de 18 de novembro de 1981, passando então a denominar-se Escola Estadual Érico Veríssimo - 5ª a 8ª série, atendendo somente esta parcela do Ensino Fundamental.	
	Em 1989, através da Portaria de Autorização e Funcionamento nº 00125, de 10 de janeiro de 1989 e D.O. de 24 de fevereiro de 1989, foi implantado o 1º Grau Completo, ou seja, de 1ª a 8ª Série, passando, então, a denominar-se Escola Estadual de 1º Grau Érico Veríssimo.
	Somente mais tarde, através da portaria de Designação nº 00.329 de 21/12/2000 e do Decreto de Transformação e Designação nº 40.572, de 05/01/2001 Parecer de Autorização e Funcionamento nº 397 de 28/03/2001 – D.O 28/03/2001 a escola inicia o atendimento ao Ensino Médio passando a denominar-se Escola Estadual De Ensino Médio Érico Veríssimo. 
Atualmente nossa escola funciona em três turnos e atende toda a Educação Básica. Possui cerca de 780 alunos do Ensino Fundamental - séries iniciais e finais, Ensino Médio – Regular e Ensino Médio - Educação de Jovens e Adultos – EJA, bem como, Educação Especial - Sala de Recursos.
2.2 A turma
A turma como um todo é fácil de trabalhar, tem um total de 18 estudantes dentre eles destacam se alguns por seu desempenho outro pelo mal desempenho, existem dois que faltam com muita frequência e que estão atrasados na leitura e na matemática.
O que eu posso dizer é que me impressionou o fato de eles praticamente estarem alfabetizados, a turma não tem um histórico ruim, mas trabalhar o lúdico com eles é sempre muito difícil.
A Ana Julia, Marina, Juhan, Laura, Lendon, Emanuelle, e boa parte das vezes o João, na perspectiva de fazer atividades, entenderem as atividades propostas, principalmente a matemática estavam sempre na frente, a Pietra tinha muita dificuldade em tudo, copiava espelhado, no começo nem se quer copiava, depois melhorou muito.
Então a Francine e a Bruna, uma caprichosa e a outra com diversos problemas de aprendizagem, e as duas com histórico familiar bem conturbado, o que de certa forma justificaria o mau comportamento.
Foi bem difícil no começo, ainda mais que minha regente não saiu da sala, talvez eu tivesse um domínio maior? quem sabe. Mas me identifiquei muito com eles o pouco tempo que ficávamos sozinhos eu brincava muito e assim uma maior colaboração por parte deles.
Cada professor tem sua forma de aplicar aulas e conteúdos, mas na minha opinião estudantes do primeiro ano tem que brincar, usar o lúdico, fazer a aula envolvente. Eles não tinham essa concepção por que a professora só pensava em conteúdo, aula, aula, aula. Mas, como eu disse cada professora tem seu método.
2.3 O primeiro contato
A aula começa às 13:10 h, os estudantes ficam em fila na porta da sala, a professora abre a porta eles vão entrando. A professora faz a chamada enquanto eles pegam o caderno de tema de casa, a chama são feitos pelo sistema que está no celular da professora.
	Nota se que a turma é um pouco tumultuada Francine é carente e Juhan gosta de chamar a atenção. Hoje na segunda feira temos 12 alunos mas a turma é de 17. Francine não para de falar, tem problemas em obedecer, e ficar em silêncio.
Cada dia a professora tem um ajudante, eles rezam, e vão para o calendário, a professora tem os números em EVA, eles riscam o calendário em caneta vermelha e depois formam os números colocando em um pequeno expositor, recitam o alfabeto e depois as junções das vogais, e famílias silábicas.
	Cantaram uma música com as vogais, música Atirei o pau no gato, acho que a professora fez para que eles liberassem energia.... 
	Penso em começar a aula com alguma atividadede ginastica, com canto ou atividade de lateralidade, pois eles estão muito agitados, isso acredito que seja toda segunda feira. Francine não obedece, fala o tempo inteiro. 
	Dia 26/08/2019 SEGUNDA FEIRA, O DIA ESTÁ e faz o desenho do tempo.
A professora divide o quadro e faz linhas para colocar a data e o tema, eles já leem, o tema de início de aula é: ESCREVA 10 PALAVRAS QUE TENHAM A LETRA “V”. 
	A questão do banheiro, pensei em construir, um painel com todos os nomes e fixar no quadro, pode ir ao banheiro uma vez antes do recreio e uma vez depois. Salvo se realmente precisar.
	15: 00 hora do lanche.
 	Na terça feira é dia de devolver o livro na biblioteca, vai de 3 ou 4 por vez troca o livro e volta, a chamada é feita pelo sistema que está no celular.
Todo dia tem um ajudante, que faz todo processo no calendário tira os números e coloca no cartaz fixado ao lado do calendário dizendo o que é dezena e o que é unidade.
	A professora procura trazer bastante atividades, para mante los ocupados. Atividades de construção de texto, folhas prontas para colorir, e também fazer exercícios.
	A professora criou uma espécie de ditado onde ela escreve a palavra no quadro e apaga
	As 15 horas é o lanche, eles vão até o refeitório, voltam e o intervalo é das 15:30 às 15:45, a professora leva eles para a monitora que cuida deles no recreio, e depois busca e segue a aula dando atividades.
	A professora introduziu contas de matemática, de subtrair e de somar.
	
3 O PROJETO
1 TÍTULO: HABITANDO E APRENDENDO COM MEU LEGADO GAUCHO 
2 TEMA: Cultura, Fauna e Flora 
	2.1 Conteúdos 
· Semana Farroupilha;
· Árvores;
· Animais.
3 OBJETIVO GERAL 
 A iniciativa tem como objetivo despertar na criança, de uma forma lúdica e prazerosa, o gosto pela tradição gaúcha, promovendo a socialização entre escola, família e comunidade, através de uma série de atividades, resgatando a cultura gaúcha e a história do Rio Grande do Sul.
3.1 Objetivos Específicos:
· Conhecer o significado de ser gaúcho percebendo e realizando seus usos e costumes.
· Possibilitar a aprendizagem quanto principais símbolos Rio-Grandenses, bem como os seus significados;
· Resgatar a historicidade Farroupilha, entendendo a importância desse fato ao Rio Grande do Sul e despertando o espírito cívico nos discentes;
· Promover momentos culturais, utilizando-se de atividades típicas gaúchas como provas campeiras, dança, música, culinária, entre outros, divulgando os símbolos Rio-Grandenses e esclarecendo o uso e significado dos mesmos; 
· Promover, durante as atividades, a integração entre discentes, docentes, funcionários e comunidade escolar; 
· Oportunizar a busca do conhecimento da história do Rio Grande do Sul, dos Símbolos, músicas, culinária, vestuário e sua importância para nossa cultura na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo.
4 JUSTIFICATIVA
Esse projeto surgiu através da realização do estágio obrigatório de Ensino Fundamental I do curso de pedagogia da Faculdade Anglicana de Erechim - FAE, sendo elaborado com a intenção de estimular as crianças ao conhecimento histórico.
A Semana Farroupilha, uma das maiores manifestações históricas do Brasil, é um evento que visa resgatar a luta dos farroupilhas no Rio Grande do Sul, homenageando seu povo e tem seu ápice no dia 20 de setembro, quando então, desfiles são organizados na maioria dos municípios gaúchos.
Cultura e meio ambiente
Não somente a Revolução Farroupilha como o tradicionalismo Se os valores da tradição situam-se no plano da cultura, convém lembrar que é a cultura que distingue e identifica os povos. Ao contrário das sociedades, as culturas são únicas, são singulares. O comportamento social é sempre culturalmente determinado.
 A sociedade gaúcha tem se distinguido frequentemente da sociedade nacional, exatamente por suas características culturais. Embora distinta em relação às demais regiões do Brasil, ela se vincula e integra à comunhão nacional porque o patriotismo consciente tem sido um de seus valores máximos. A presença dinâmica de gaúchos em todos os Estados da Federação, a forma como se entrosam às comunidades regionais e a maneira como são acolhidos, constituem a prova de que as diferenças existentes entre o Rio Grande e o Brasil.
Desse modo, o presente projeto justifica-se por conhecer as tradições gaúchas, assim como o nome da Escola, promovendo uma série de atividades voltadas aos festejos da Semana Farroupilha. Além disso, é de grande relevância que a comunidade interna e externa obtenha acesso a todas as informações inerentes a história da Revolução Farroupilha, relembrando a luta dos ideais farroupilhas e resgatando o orgulho de sua história.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O estado do Rio Grande do Sul vem mantendo as tradições gaúchas apesar dos tempos modernos. Ao definir o que é a sua própria cultura, percebemos que não há fuga aos estereótipos, como o hábito de tomar chimarrão, o churrasco e a pilcha, indumentária específica dos gaúchos. 
A cultura gaúcha é composta de um misto de influências de outras várias culturas, como a espanhola, a indígena, a portuguesa, a negra, entre outras. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, que alertam para as manifestações de discriminação social, racismo e discriminação étnica por parte de professores, equipe escolar e alunos (ainda que de forma inconsciente e involuntária), trabalhar as mais diversas culturas nas escolas, é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Pois, segundo este documento de 1997, a página 15 afirma que: “esse é um trabalho que, embora complexo, pode ser prazeroso e motivador na sala de aula, por falar de perto da realidade de vida daqueles que ali ensinam e aprendem”.
O tradicionalismo gaúcho do Rio Grande do Sul como movimento, se expande por vários estados do Brasil, sendo cultuado por gaúchos, descendentes e também por simpatizantes (Kaiser, 1999). Atualmente, há entidades tradicionalistas organizadas dentro e fora do Rio Grande do Sul, que se espalham por todo mundo. Segundo os tradicionalistas, o culto às tradições gaúchas ocorre em Nova Iorque, em Lisboa, Paris e no Japão como consequência da ‘diáspora’ dos gaúchos rio-grandenses pelo Brasil e pelo mundo (Kaiser, 2010, p. 189).
As tradições gaúchas têm como referencial um cenário rural, num tempo das origens em que se move um homem livre em oposição ao mundo urbano opressor da atualidade, podendo ser apropriadas e revividas de diversas formas, tais como festas, desfiles e concursos em que são exaltadas.
 Daí a importância da compreensão das estratégias do grupo com relação ao universo de atuação cultural e suas possíveis manipulações, bem como o próprio uso de um aprendizado livresco referente ao Rio Grande do Sul, sua história, costumes, etc, muitas vezes produzidos e publicados em associação com o próprio MTG, com o intuito de favorecer o aprendizado do tradicionalismo. 
Entendo a educação na perspectiva apresentada por Brandão:
 Uma dimensão ao mesmo tempo comum e especial de tessitura de processos e de produtos, de poderes e de sentidos, de regras e de transgressão de regras, de formação de pessoas como sujeitos de ação e de identidades e de crises de identificados, de invenção de reiterações de palavras, valores, ideias e de imaginários com que nos ensinamos e aprendemos a sermos quem somos (Brandão 2002, p. 25).
Penso que é na dialética destes processos de inculcação/subjetivação do gauchismo nas escolas que reside uma importante perspectiva de estudo das afirmações de identidades no Rio Grande do Sul em suas (re)configurações plurais e embates, num contexto de diversidade cultural em que o tradicionalismo se autodesigna como o maior movimento cultural do mundo. 
Conforme Brandão:
Qualquer que seja a forma como um grupo ritual, uma comunidade rural ou um movimento social concebe suas criações culturais e as assume como uma modalidade de reconhecimento, de expressão de si mesmos e de empoderamento, a marca identitária de um múltiplo processo de retomada e recriação de tradições e inovaçõesculturais autóctones é muito forte e sempre essencial (Brandão, 2009, p. 743)
O tradicionalismo afirma sua hegemonia se impondo como grupo enquanto cultura popular em sua dinâmica. Joga com o próprio entendimento da autoctonia, num contexto de diversidade cultural, apresentando-se como a verdadeira tradição do gaúcho que representa e os valores que encerra. Demonstra que seu poder simbólico de afirmação está relacionado com a capacidade de dialogar com diferentes espaços e de os territorializar.
É diante desta pesquisa e da data prevista do estágio ser na semana farroupilha que surgiu a ideia de me basear no nosso tradicionalismo para fazer esse projeto. E por esse tema fazer parte do cotidiano das crianças, e que pode ser aprimorado por uma abordagem mais intensificada e esclarecedora da cultura sulina, mais especificamente: as tradições gaúchas, incorporadas no convívio familiar dos estudantes que integram a turma de Educação Infantil, o que, segundo Delval (2001) denomina-se aprendizagem da vida cotidiana, repleta de Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 8 v.8 n.15, p. 86-96, jul-dez 2014. ISSN: 1982-4440 88 significados e possibilidades de abordagem na escola, para uma educação que faça sentido para a criança.
Temos como pressuposto que o trabalho com projetos possibilita o desenvolvimento integral da criança, para que a mesma compreenda o ambiente no qual está inserida, o que Oliveira (2002, p.242) confirma:
O projeto didático pode possibilitar às crianças diferenciar suas próprias experiências das de outras pessoas, pensar o presente e o passado, o sentido do tempo e do espaço como uma construção histórica organizada socialmente para atender necessidades criadas nas comunidades e trabalhar o tempo como um ato de liberação do presente, considerando as diferentes temporalidades existentes no cotidiano. Suas representações sobre o tema são reelaboradas pelo olhar da professora, que, durante todo o processo, tenta apreender as hipóteses e as significações infantis.
A organização do currículo por campos de experiência consiste em colocar como protagonista a criança e sua capacidade, dando continuidade e não deixando de lado conhecimento que a criança já possui e suas curiosidades.
De acordo com Barbosa, Faria e Finco:
Pensar um currículo flexível exige enxergar a criança pequena como possuidora de muitas potencialidades, e surpreendentes competências, co-construtora do conhecimento e da identidade através do relacionamento com outras crianças no coletivo infantil e produtoras de cultura. Assim, as crianças são percebidas como co-construtoras, ao lado de adultos e outras crianças. (Barbosa, Faria e Finco, 2015, p. 234)
Devemos privilegiar a aprendizagem das crianças e construir com elas os currículos e os campos de experiência, contando com a participação das famílias e professores.
Com os campos de experiências educativas podemos pensar a proposta curricular para a pequena infância como experiências de vida em contextos educativos. A Educação Infantil e um espaço onde as crianças encontram e constroem novas experiências de vida. Experiências de vida em um contexto educativo, envolvendo os três atores da Educação Infantil: crianças, famílias e professores/as (Bonomi,1998, apud Barbosa, Faria e Finco, 2015, p. 242)
O estágio é uma das oportunidades mais significativas para a formação profissional. Através desse momento que o futuro docente tem oportunidade de introduzir-se na realidade profissional no qual será inserido. Além de concretizar a teoria com a pratica adquiridas durante os estudos e observações com profissionais mais experientes.
Para Guerra (1995) o Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador. Nesta perspectiva o curso de Pedagogia da FAE tem em sua estruturação curricular quatro estágios obrigatórios, sendo um deles o a ser desenvolvido na Ensino Fundamental. 
No Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas iremos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças do Ensino Fundamental. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente. É possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.
 Uma vez que o Estágio Supervisionado nos proporciona a visualização da prática como a concretização da teoria, assim nos permite observar o quanto à teoria é necessária no momento de ação docente, conforme afirma Pimenta (2004, p. 45):
[...] o estágio, ao contrário do que se propugnava, não é atividade prática, mas teórica, instrumentalizadora da práxis docente, entendida esta como atividade de transformação da realidade. Nesse sentido, o estágio curricular é atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção na realidade, esta, sim, objeto da práxis [...].
	Então, como recurso teórico metodológico utilizou-se o planejamento e o Diário de Campo como instrumentos de pesquisa, os mesmo foram sendo construídos durante a realização do Estágio a partir das experiências que foram vivenciadas tanto no ambiente escolar, no contato com todos os agentes educacionais que compõem a instituição de ensino, principalmente a vivência concretizada em sala de aula durante a intervenção.
 No que se refere ao Planejamento que foi desenvolvido durante o período de intervenção, foi construído em cima das áreas do conhecimento, conteúdos, objetivos, desenvolvimento das aulas, atividades realizadas, avaliação, recursos utilizados e referências bibliográficas. Já o Diário de Campo, foi constituído a partir dos registros realizados diariamente após as aulas, sendo constituído pelas principais eventualidades ocorridas durante as realizações de atividades, dinâmicas e diálogos tecidos no decorrer das aulas.
 Esse tipo de experiência para nós, futuros pedagogos, é de relevância ímpar, pois só estando diretamente envolvidos no campo escolar é que podemos entender as atitudes, dificuldades, anseios e satisfações que o profissional da área pode vivenciar. Esse estágio nos proporcionou um contato efetivo com a realidade vivida no dia-a-dia da profissão, os desafios da prática docente.
6 METODOLOGIA
Através do espaço acolhedor disponibilizados pela escola, o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I, proporciona através de vivências, experiências e brincadeiras o desenvolvimento, aprendizado e o letramento da criança.
	Ensinar no Ensino Fundamental envolve interação e cuidado e partindo desse aspecto as atividades planejadas em sala de aula, permitem que as crianças expressem sua criatividade, seu senso crítico e seu desenvolvimento. 
	O projeto conta com a colaboração dos professores, das crianças, equipe diretiva e funcionários e os principais recursos materiais são: quadro; giz; folhas impressas e materiais vindos da natureza (madeira, pedras, folhas, etc. Jogos; livros; lápis de cor; entre outros.
7 CRONOGRAMA
	Atividade
	Agosto
	Setembro
	Outubro
	Novembro
	Dezembro
	Elaboração do projeto
	X
	X
	
	
	
	Planejamento das aulas
	
	X
	
	
	
	Ação docente
	
	X
	X
	
	
	Relatório final
	
	
	X
	X
	
	Seminário de Socialização
	
	
	
	X
	
6 PLANOS DE AULA COMENTADOS
Erechim, 16 setembro de 2019
Aula nº 1
1. Eixos do Plano: 
Português: Leitura, Interpretação e escrita;
Ciências humanas: Origem das tradições gaúchas;
Geografia: Localização.
2. Objetivos de aprendizagem: 
· Instigar a leitura e compreensão do texto.
· Compreensão e conhecimento sobre um determinado período histórico. 
3. Situações de aprendizagem:
A aula começa às 13:10 h, os estudantes ficam em fila na porta da sala, a professora abre a porta eles vão entrando. A professora faz a chamada enquanto eles pegam o caderno de tema de casa, a chama são feitos pelo sistema que está no celular da professora.
Em seguidaserá feito o acolhimento onde cada identificará um colega, para assim conhecer melhor a turma.
 Busque alguém que… O objetivo é os alunos e o próprio professor descobrirem alguma informação sobre os colegas através das questões formuladas em cartões. Isso favorece a empatia entre a turma.
 Em envelopes foram escritos frases que complementem a frase escrita no quadro “BUSQUE ALGUÉM QUE:
· Não gosta de acordar cedo
· Gosta de acordar cedo
· Não faz o tema de casa
· Gosta de matemática
· Fala muito
· Não obedece a professora
· Sabe ler
· Não come carne
· Não gosta de suco
· Gosta de vir na aula
· Não gosta de salada
· Não gosta de vir na aula
· Faz o tema de casa
· Não tem irmão
· Tem irmão
· Ajuda em casa
Então cada criança recebera um envelope e 5 bilhetes em forma de borboleta onde colocarão o próprio nome, em tão cada uma delas fara a pergunta que está atrás do envelope e colocará a borboleta dentro do envelope.
Vencera que tiver mais borboletas no envelope positivo.
Correção e encaminhamento do tema de casa.
Iniciarei a chamada, que dia é hoje, como o tempo está, rotina do dia).
Conversaremos sobre o que iremos fazer durante a semana. Questionarei se já ouviram falar algo sobre a o Dia do Gaúcho, nos meios de comunicação, e se viram o que foi? Explicarei que no dia 20 de Setembro, será o Dia do Gaúcho, e que trabalharemos sobre ele e seus usos e costumes.
Explicarei que é chamado de gaúcho, quem mora no Rio Grande do Sul, mostrarei no mapa onde fica, e que somos gaúchos e brasileiros, pois o nosso estado faz parte do Brasil. Falarei que a nossa cultura, usos e costumes é diferente dos outros estados.
Questionarei se já tomaram chimarrão, que é um doa principais costumes do gaúcho. Se já, que gosto possui, do que é feito. Em roda contarei A lenda do mate, mostrando os itens que aparecem na mesma, a bomba, a cuia, o porongo, as folhas da erva, esta já pronta para consumos. Após mostrarei como se prepara o chimarrão. E faremos uma roda na sala.
15:00 HORAS ELES IRÃO PRO LANCHE 
15:30 VOLTAMOS PARA A SALA, ONDE SERÁ RECORDADA A LENDA.
15:45 RECREIO
16;00 VOLTA PARA A SALA
Mostrarei um vídeo em desenho sobre a Revolução Farroupilha, explicando o que foi e o que aconteceu. Questionando após o mesmo, o que viram, o que estavam fazendo. Explicando o porquê de o dia 20 ser denominado como Dia do Gaúcho.
Conforme forem terminando cada um guarda seu material, e aguarda o sinal bater. Caso não houver tempo para terminar retomaremos no outro dia.
ESPELHO REFLETIDO
	O primeiro dia foi um pouco tumultuado, não sabia direito o que seria e se iria fazer me entenderem com as atividades. Me testaram por alguns momentos, mas fiquei tempo sozinha o suficiente com eles, sobrou atividades, porém tenho um disparidade muito grande entre alunos que fazem rápido as atividades e alunos que estão e são bastante atrasados.
	Não consegui tempo para tomar o chimarrão, eles se dispersão bastante com qualquer atividade diferente que se apresente, tornando bem difícil fazer atividades mais lúdicas.
	A professora regente já tem todos eles alfabetizados, na metade do ano, estou reforçando textos e contas. Ela não saiu da sala de aula o que para mim não foi problema nenhum, tirando o fato de eles ficarem me testando.
Erechim, 17 setembro de 2019
Aula nº 2
 
1. Eixos do Plano: 
Matemática: Contas simples de adição;
Artes: Desenho dirigido, música e dança;
2. Objetivos de aprendizagem: 
· Explorar atividades que promovam a compreensão do conteúdo abordado.
· Trabalhar a cooperação das crianças em equipe.
· Propor atividades para fixar o conteúdo
· Proporcionar o conhecimento sobre o conteúdo exposto.
3. Situações de aprendizagem:
ROTINA DE INICIO DE AULA.
Correção e encaminhamento do tema de casa.
Tema de casa. (Xerox)
Iniciarei a aula com as atividades de rotina (roda da conversa, música, ajudante do dia, chamada, que dia é hoje, como o tempo está, rotina do dia).
Conversaremos sobre o que iremos fazer durante a tarde. Levarei para sala as bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul, para mostrar a diferença. Questionarei se conhecem aquela bandeira, onde viram? Explicarei que a Bandeira Rio-Grandense, direi o que significa cada parte da mesma, e as cores respectivas.
 A Bandeira tem três cores: verde, vermelha e amarela. Possui uma elipse vertical em pano branco, onde está inserido o brasão. Num lenço, ao centro do brasão, se lê a inscrição "República Rio-Grandense" e sob o brasão, o lema "Liberdade, Igualdade, Humanidade". Acredita-se que o verde representa a mata dos pampas, a vermelha simboliza o ideal revolucionário e a coragem dos gaúchos, e a amarela representa a riqueza do território gaúcho.
Falarei que a bandeira é um dos símbolos gaúchos, assim como o Brasão que nela está presente. Mostrarei em fotos os demais símbolos, a árvore de erva-mate, a ave quero-quero, o chimarrão, a flor brinco-de-princesa, o churrasco e o Hino Rio-grandense. Juntamente colocarei exemplos de outras comidas típicas gaúchas, questionando quais conhecem e relatando as que comemos na escola nos lanches.
Faremos um álbum com os símbolos do Rio Grande do Sul. (ver anexo)
1 A bandeira será pintada com tinta;
2.      A ave quero-quero será desenhada, e o nome escrito por eles;
3.      O chimarrão será desenhado, e colado erva nos locais indicados por eles, e o nome também escrito por eles;
4.      A árvore de erva-mate será desenhada;
5.      O churrasco será representado, o espeto com palito de picolé, e o demais desenhado;
6.      A flor brinco-de-princesa, também será desenhada;
7.      E o Hino será colada a letra (falarei o nome do autor), e ouviremos na sala.
15:00 HORAS ELES IRÃO PRO LANCHE 
15:30 VOLTAMOS PARA A SALA, ONDE CONTINUAREMOS AS ATIVIDADES.
15:45 RECREIO
16;00 VOLTA PARA A SALA
Retomaremos o álbum e se houver tempo faremos uma roda chimarrão e ouviremos músicas gaúchas, e dançaremos.
DIÁRIO REFLETIDO:
	Comecei explicando o que seria feito, expliquei o que era o álbum, o que iriamos fazer e para que servia, levei imagens coloridas impressa e as colei no quadro com o intuito de eles terem uma direção pela qual seguir.
	Cada imagem eu explicava o porquê, todas elas eram símbolos do Rio Grande do Sul, então eles desenhavam, pintavam e escreviam o nome da figura, sendo ela o pássaro, a flor, a comida típica entre outras.
	Foi bastante complicado, eles reclamaram muito de não saber desenhar, outra dificuldade foi ocupar o espaço da folha sulfite, a falta de domínio do desenho, a preocupação em fazer rápido, muitos questionamentos mas no final conseguimos fazer tudo. 
	Também fiz pintura com giz molhado, essa sim foi uma grande bagunça que eles amaram, todos conseguiram concluir até os mais lentos e pouco habilidosos, considero como uma superação sendo meu segundo dia.
Erechim, 18 setembro de 2019
Aula nº 3
1. Eixos do Plano: 
Português: leitura e escrita, separação de sílabas;
Matemática: operações simples com adição e subtração;
Artes: desenho dirigido, pintura e recorte.
2. Objetivos de aprendizagem: 
· Explorar atividades que promovam a compreensão do conteúdo abordado.
· Propor atividades para fixar o conteúdo
· Proporcionar o conhecimento sobre o conteúdo exposto.
3. Situações de aprendizagem:
ROTINA DE INICIO DE AULA.
COPIAR A LETRA DO HINO DO RIO GRANDE E CANTAREMOS.
GINCANA MATEMÁTICA
15:00 HORAS ELES IRÃO PRO LANCHE 
Passarei no quadro palavras que tenham um semântica com a semana farroupilha eles irão copiar. 
BOTA, BOMBACHA, CUIA, BOMBA, ERVA-MATE, LENÇO, CAVALO, CHURRASCO, CHAPÉU, PRENDA.
Faremos a separação das sílabas oralmente, e com palmas.
Depois representarão em desenho cada uma das palavras.
15:30 VOLTAMOS PARA A SALA, ONDE CONTINUAREMOS AS ATIVIDADES.
15:45 RECREIO
16;00 VOLTA PARA A SALA
CONSTRUÇÃO DO JOGO SILÁBICO COM IMAGENS
Eles irão pintar as imagens, depois recortar e em outra folha vão colar na ordem da palavra, e escrever a palavra correspondente.
DIÁRIO REFLETIDO:
A aula de hoje foi um sucesso, eles amaram a gincana matemática, eu e a professora regenteajudamos eles com as contas, mas foi muito legal, alguns deles tem dificuldades na matemática, mas poucos, a construção do jogo silábico, foi um pouco confusa, eles querem terminar tudo rápido, se atrapalham, perdem peças, falta um pouco de coordenação para recortar, a professora regente não tem hábito de dar atividades um pouco mais lúdica, por isso eles se atrapalham
Hoje teve apresentação do CTG Sentinela da Querência, com dança típicas gaúchas. Eles amaram, pediram para a professora regente dançar junto pois ela faz parte do CTG. Um intervalo que durou cerca de meia hora. Mas consegui concluir a maioria das minhas atividades.
Erechim, 19 setembro de 2019
Aula nº 4
1. Eixos do Plano: (Conteúdos)
Português: interpretação de texto, significado das palavras, escrita
Artes: música e dança, desenho simétrico, pintura.
2. Objetivos de aprendizagem: 
· Explorar atividades que promovam a compreensão do conteúdo abordado.
· Trabalhar a cooperação das crianças em equipe.
· Propor atividades para fixar o conteúdo
· Proporcionar o conhecimento sobre o conteúdo exposto.
3. Situações de aprendizagem:
ROTINA DE INICIO DE AULA.
	COMO NÃO CONSEGUIMOS TERMINAR A INTERPRETAÇÃO DO HINO RIO GRANDENSE, NA AULA DE ONTEM, CONTINUAREMOS NA AULA DE HOJE:
Como a aurora precursora = que anuncia a chegada 
Do farol da divindade
Foi o 20 de Setembro
O precursor da liberdade
Mostremos valor constância= pessoa que cumpre suas obrigações/ quem não desiste facilmente;
Nesta ímpia e injusta guerra = impiedosa
Sirvam nossas façanhas = Proeza; ato heroico; ação cuja realização é muito difícil ou árdua.
De modelo a toda Terra
Mas não basta pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo = Que possui ou demonstra coragem; valente.
Povo que não tem virtude = O que segue os preceitos do bem, de normas morais.
Acaba por ser escravo
Correção e encaminhamento do tema de casa.
Montaremos em papel pardo uma grande cuia de chimarrão, e dentro de onde seria o porongo eles receberão tiras de papel onde irão escrever, palavras que lembrem a semana farroupilha, ou o dia do gaúcho. Será exposto na sala de aula.
15:00 HORAS ELES IRÃO PRO LANCHE E APÓS MATEADA
Após darei as figuras do peão e da prenda recortados ao meio para completarem o desenho e pintarem, então faremos um reconhecimento da indumentária.
Nomearemos a indumentária típica.
 
15:30 VOLTAMOS PARA A SALA, ONDE CONTINUAREMOS AS ATIVIDADES.
15:45 RECREIO
16;00 VOLTA PARA A SALA E DEPOIS MATEADA.
DIÁRIO REFLETIDO:
	Hoje deu tudo errado, eles não fizeram metade das coisas, não param de falar, choveu a mateada foi feita dentro da área coberta, a coordenadora veio minha regente não sai da sala, sinceramente se eu não desisti hoje talvez eu aguente até o final.
	Nunca tive tanta gana deles, hoje simplesmente não aconteceu.
Erechim, 23 setembro de 2019
Aula nº 5
1. Eixos do Plano: 
Ciências: meio ambiente, experiência, plantas
Português: interpretação, leitura e escrita
Artes: desenho, pintura, recorte e colagem
Matemática: Sequência numérica.
2. Objetivos de aprendizagem: 
· - Instigar a interpretação através de escritas de resumos.
· - Introduzir as famílias numéricas, resolvendo atividades. 
· - Conduzir através de leitura a realização de um desenho. 
3. Situações de aprendizagem:
ROTINA DE INICIO DE AULA.
Trabalharei a arvore, então conversarei sobre a semana o que faremos e as atividades que serão trabalhadas da árvore.
Apresentarei aos alunos o livro infantil chamado “A história de uma árvore” de Cristina Marques, explorando as ideias principais com questionamentos.
 GABRIEL E SOFIA AMAM VISITAR A CASA DO NONO ESTEVÃO E DA NONA CECÍLIA. É UMA CASA GRANDE, BEM ANTIGA, COM JARDIM, FLOREIRAS NAS JANELAS E UMA LINDA ÁRVORE NO QUINTAL. Nona ADORA RECEBER OS NETINHOS COM GULOSEIMAS QUE SÓ ELA SABE FAZER: BOLOS, TORTAS, GELeIAS E UM BISCOITINHO DE ARARUTA QUE QUANDO ELA ASSA, O CHEIRINHO VIAJA PELO AR DESPERTANDO A ATENÇÃO E O DESEJO DOS VIZINHOS. Nono, POR SUA VEZ, ADORA SENTAR-SE NA VARANDA E CONTAR HISTÓRIAS PARA SEUS NETINHOS QUE NÃO SE CANSAM DE OUVI-LAS. ERA UM LINDO DOMINGO DE SOL E O Nono ESTAVA CONSERTANDO A TABUINHA DE MADEIRA DO BALANÇO QUE FICAVA PENDURADO NA ÁRVORE. VENHAM, QUERIDOS, ACABEI DE TROCAR A MADEIRINHA DO BALANÇO. VOCÊS VÃO GOSTAR DE SE BALANÇAR NESTA ÁRVORE, ELA É FORTE E TEM UMA LINDA HISTÓRIA! CURIOSO, GABRIEL PERGUNTOU: QUE HISTÓRIA, Nono? O Nono SORRIU E COMEÇOU A FALAR: QUANDO SEU PAI NASCEU E O TROUXEMOS PARA CASA, EU GANHEI DO PROFESSOR AURÉLIO, UM AMIGO MUITO QUERIDO, UMA MUDINHA DE ÁRVORE. PARA JUSTIFICAR SEU PRESENTE ELE ME DISSE: UM GRANDE ESCRITOR UMA VEZ DISSE QUE TODOS PRECISAMOS NESTA VIDA TER UM FILHO, PLANTAR UMA ÁRVORE E ESCREVER UM LIVRO. Estevão, MEU AMIGO, PARABÉNS PELO FILHO, EIS AQUI A ÁRVORE PARA PLANTAR, E COMO SEI QUE GOSTAS DE CONTAR HISTÓRIAS, UM DIA ESCREVA UM LIVRO. SORRI, AGRADECI O PRESENTE E O CONSELHO. PLANTEI A ÁRVORE BEM DE FRENTE Á JANELA DE ONDE NOSSO FILHO PODERIA VER. Seu PAI Crescera E ÁRVORE TAMBÉM. CERTO DIA, EU CONTEI A ELE QUE AQUELA ÁRVORE ERA UM PRESENTE PARA ELE E ASSIM, MENINO E ÁRVORE, TORNARAM-SE AMIGOS. SOFIA QUE ATÉ AQUELE MOMENTO ESTEVE CALADA PERGUNTOU: Nono, COMO É QUE UM MENINO E UMA ÁRVORE TORNAM-SE AMIGOS? AMIGOS CUIDAM UM DO OUTRO E QUANDO PODEM OFERTAM O QUE Têm DE MELHOR. SEU PAI CUIDOU DA ÁRVORE, REGANDO, PODANDO, LIMPANDO OS GALHOS.A ÁRVORE, POR SUA VEZ, DEU A ELE SOMBRA, TRONCO PARA ELE ENCOSTAR E TIRAR UMA SONECA, GALHOS PARA ELE SUBIR E EXPLORAR A VISTA E QUANDO VINHA A PRIMAVERA, FLORES PARA ENFEITAR O JARDIM E O VASO DA Nona. E FOI SÓ O COMEÇO! TEM MAIS? PERGUNTOU GABRIEL CURIOSO. ESTÁ VENDO ESTA MARCA NA CASCA DA ÁRVORE? ESTE CORAÇÃO COM AS INICIAIS V E L? VITOR E LAURA! AS INICIAIS DOS NOMES DO PAPAI E DA MAMÃE! GABRIEL FALOU SATISFEITO DE MATAR A CHARADA. POIS É, ELES VINHAM NAMORAR À SOMBRA DO IPÊ E FOI AQUI QUE SEU PAI DECLAROU COM ESTE CORAÇÃO O AMOR QUE SENTIA POR SUA MÃE. QUE LINDO!!! SUSPIROU SOFIA.SABE QUEM MAIS SE BALANÇOU AQUI? SUA MÃE! VITOR, QUE TINHA CHEGADO NESTA HORA, CONFIRMOU: É VERDADE! ELA GOSTAVA DE FICAR NOS DIAS DE SOL, BALANÇANDO PARA LÁ E PARA CÁ, QUERIA SENTIR O VENTO E TENTAR ALCANÇAR AS ALTURAS. EU GOSTAVA DE VÊ-LA BALANÇAR E AGITAR OS CABELOS PELO AR, PARECIA UM ANJO.EU POSSO BALANÇAR? PERGUNTOU SOFIA. PRIMEIRO EU! SOU O MAIS VELHO! REIVINDICOU Gabriel. DAMAS PRIMEIRO! CORRIGIU O Nono. OBA!!!! Nono, MAS O BALANÇO NÃO VAI QUEBRAR? UMA ÁRVORE COM TANTO TEMPO ASSIM DEVE SER BEM VELHINHA! NONO ESTEVÃO FALOU: QUANDO CUIDAMOS DE UMA ÁRVORE COM CUIDADO E CARINHO, ELA CRESCE FORTE E ROBUSTA E SE CONTINUAMOS A CUIDAR ELA DURA BASTANTE TEMPO. PODE FICAR Tranquila, PORQUE TANTO EU COMO SEU PAI CUIDAMOS DELA PARA VOCÊS E ESPERAMOS QUE UM DIA VOCÊS CUIDEM DELA PARA SEUS FILHINHOS. 
Você pode imaginar um mundo sem árvores? Seria triste, feio e poluído! As árvores são importantes para nós! Elas nos dão sombra, algumas nos dão frutos, outras enfeitam a paisagem com lindas flores. São as árvores que purificam o ar! Através da fotossíntese, elas recolhem o gás carbônico da atmosfera e soltam o oxigênio para respirarmos! Não é legal? Em seus galhos, os passarinhos fazem seus ninhos, as crianças podem subir para ver a paisagem e podemos até fazer um balanço para brincar. Algumas árvores também nos dão boa madeira para fazer móveis, fibras para artesanato, folhas e cascas para remédios e até as sementes são aproveitadas! E a terra nas margens do rio fica mais firme quando plantamos árvores. Plantar uma árvore ou cuidar de uma que já existe é um gesto de carinho com a natureza e a certeza de que estamos contribuindo para um mundo mais verde, mais lindo e mais feliz. Lembre-se: Preservar é amar!
Construiremos uma árvore com os alunos de papel pardo, canetão e lápis de cor explorando as partes da árvore como (tronco, raiz, caule, flor, fruto, etc.)
Em uma folha de xerox terá 3 árvores:	
 
Árvores só 	árvores folhas árvores folhas e 
Folhas e floresflores e frutos
 15:30 VOLTAMOS PARA A SALA, ONDE CONTINUAREMOS AS ATIVIDADES.
15:45 RECREIO
16;00 VOLTA PARA A SALA
 Fazer uma lista de árvores frutíferas conhecidas pelos alunos e depois fazer pesquisas sobre a imagem destas árvores.
	Fazer passeio ecológico, para observar as árvores, no terreno da escola, e salientar sobre os cuidados que devemos ter para que cresça forte.
	
Aula de matemática: 
Vamos corrigir em voz alta, guardar o material, e finalizar a aula. 
DIÁRIO REFLETIDO:
	Foi bastante difícil, contar a história, a professora regente não sai da sala, eles não ficam quietos, está bem complicado, o Juhan não para de falar, porém não tem dificuldades, não gosta de desenhar nem de pintar mas em outras atividades se sai muito bem, hoje a Laura e a Emanuelle, ficaram debochando e fazendo caretas a história toda, foi muito chato, a Francine realmente estava inspirada para incomodar, foi muito ruim minha tarde.
	Eles tiveram dificuldades para escrever os nomes das árvores, dificuldade para lembrar da história e desenhar, dificuldade para ficar em silêncio, muita energia acumulada, dei atividades que tinha programado para amanhã para ver se eles se acalmavam mas não teve jeito.
	Mudei alguns de lugar, a professora regente, se meteu mandou eles ficarem em silêncio em fim foi um caos. Não sei se é o calor a professora ou eu mesma mas está muito difícil, a Francine e a Laura batem de frente respondem e ficam fazendo jogo duplo já que a professora regente NÃO SAI DA SALA.
Erechim, 24 setembro de 2019
Aula nº 6
1. Eixos do Plano: 
Ciências: plantas e seres vivos, experiência com plantio de semente.
Português: caça palavras, gramática e escrita, ditado.
Artes: Pintura.
2. Objetivos de aprendizagem: 
· Instigar a interpretação através de escritas enigmáticas.
· Introduzir palavras, resolvendo atividades. 
· Explorar atividades que promovam a compreensão do conteúdo abordado.
· Proporcionar o conhecimento sobre o conteúdo exposto.
3. Situações de aprendizagem:
ROTINA DE INICIO DE AULA.
TEMA DE CASA:
Trabalharemos os benefícios da árvore, o que ela faz de bom para os seres vivos
- As plantas são importantes para nós, seres vivos?
- O que ela pode nos proporcionar/ ajudar em nosso cotidiano?
- Vocês costumam comer algum tipo de planta, ou parte dela?
- Além da alimentação, que outra utilidade as plantas têm em nossas vidas?
- As plantas podem ser usadas para nos ajudar a se recuperar de alguma doença? De que forma?
- Vocês conhecem alguma planta que pode ser usadas como remédio?
- E as nossas roupas, são feitas de que material? Este material é extraído de alguma planta? Quais?
- Será que as plantas também estão presentes da fabricação de nossas moradias? Onde? (Portas, janelas etc.)
- E dentro de nossas casas? (Móveis)
 - Na nossa higiene, utilizamos algum tipo de produto fabricado por plantas? (Sabonetes, perfumes, cosméticos, xampus, condicionadores etc.)
- O que será que podemos encontras na escola que é fabricado com algum tipo de planta ou parte dela? (Papel, lápis, mobiliário, livros etc.)
Mostrarei um vídeo de como nasce uma planta, e depois farei um jogo de perguntas, as perguntas será feita fora do envelope e a resposta correta dará pontos que vão de 1 à 3, dentro do envelope:
- O que deu origem a uma nova planta? (Semente).
- O que a semente precisou para crescer.
- Após o desenvolvimento e crescimento da semente, no que ela se transformou?
- Ela era uma planta completa?
- Quais as partes podem ser observadas na planta da história?
- Ela não tem alguma das partes? (fruto, folhas etc). Quais partes estão faltando?
- E a planta, como consegue se alimentar, se ela não tem boca?
 - Por onde entra a água e os sais minerais que serão utilizados pela planta em sua alimentação?
- Como a planta consegue se manter em pé?	
- O que a fixa na terra?
- Qual é parte da planta responsável por mantê-la em pé?
- A planta respira? Por onde, se não tem nariz?
Depois de finalizada a dinâmica, plantaremos o feijão no copinho de café com algodão, e observaremos todos os dias e anotaremos as mudanças, em um diário construído por eles para a experiência.
 15:30 VOLTAMOS PARA A SALA, ONDE CONTINUAREMOS AS ATIVIDADES.
15:45 RECREIO
16;00 VOLTA PARA A SALA
Então faremos um ditado relâmpago com as partes das árvores e diversos frutos
CAULE – TRONCO – FOLHAS – FRUTOS – RAIZ – SEMENTE – MAÇÃ – BANANA-ABACAXI – FEIJÃO – ARROZ – GALHO.
DIÁRIO REFLETIDO:
Foi muito legal, o dia eles amaram o ditado relâmpago, dei pirulito pra quem acertou tudo, eles ficaram muito estimulados, copiaram tudo do quadro, participaram de tudo colaboraram, o típico dia em que tu quer levar eles para casa.
Erechim, 25 setembro de 2019
Aula nº 7
1. Eixos do Plano: 
Educação Física: psicomotricidade
Ciências: Experiências com plantas
Português: texto coletivo, escrita e interpretação
Matemática: contas de subtração e adição 
2. Objetivos de aprendizagem: 
· Explorar atividades que promovam a compreensão do conteúdo abordado.
· Trabalhar a cooperação das crianças em equipe.
· Propor atividades para fixar o conteúdo
· Proporcionar o conhecimento sobre o conteúdo exposto.
· Trabalhar a cooperação das crianças em equipe.
3. Situações de aprendizagem:
ROTINA DE INICIO DE AULA.
Iniciaremos com psicomotricidade:
1. Saltar a corda
2. Cobrinha
3. Lançar a bola e segurar 
4. Bola por cima
5. Bola pela lateral
6. Bola por baixo
7. Amarelinha e amarelinha africana
Olharemos o feijão e anotaremos as mudanças.
 Que nome se dá a cada parte da árvore? Fazer uma árvore com rolinho de papel, os galhos serão feitos com o contorno da mãozinha e depois colar algodão na ponta dos dedos e pintar de verde para fazer as folhas, para a raiz, colar barbante. Depois nomearemos as partes da árvore.
15:30 VOLTAMOS PARA A SALA, ONDE CONTINUAREMOS AS ATIVIDADES.
15:45 RECREIO
16;00 VOLTA PARA A SALA
TEXTO COLETIVO: Faremos um texto coletivo dando nomes aos personagens e criando uma história com a contribuição do grande grupo.
JOGO DAS FICHAS
FICHAS COM OPERAÇÕES DE SUBTRAÇÃO E ADIÇÃO
1. Divida a sala em dois grupos
2. Um integrante do grupo A tira a ficha e desafia o outro grupo, no caso B, a acertar o resultado
3. O grupo que não acertar paga uma prenda. As prendas devem ser trabalhadas com o grupo antes de iniciar a atividade
4. Vence o grupo que obtivermos mais acertos
DIÁRIO REFLETIDO:
	Hoje fiz um dia com atividades de psicomotricidade, aproveitei a quarta-feira e fiz muitas atividades físicas, eles acharam sensacional, por que a professora deles costuma não fazer, entraram na sala cansados consegui fazer o restante das atividades bem melhor.
	Vou adicionar muitas atividades físicas e parque para eles relaxarem, e entrarem na sala melhor, deu muito certo, aproveitar o tempo bom e o calor.
	Hoje também teve o projeto da Sicredi O MENINO DO DEDO VERDE, onde a Sicredi distribuiu o livro nas escolas, e trouxe mudas de árvores frutíferas, e eles foram plantar, sem muito cuidado mas plantaram.
Erechim, 26 setembro de 2019
Aula nº 8
1. Eixos do Plano: 
Português: leitura e interpretação, escrita de palavras.
Artes: pintura, colagem e recorte.
Matemática: sequência numérica.
2. Objetivos de aprendizagem: 
· Instigar a interpretação através de escritas e leitura.
· Introduzir números, resolvendo atividades. 
· Explorar atividades que promovam a compreensão do conteúdo abordado.
· Proporcionar o conhecimento sobre o conteúdo exposto.
3. Situações de aprendizagem:
ROTINA DE INICIO DE AULA.
Iremos relatar em nosso diário as mudanças do feijão.
A LENDA DOS IPÊS
A HISTÓRIA DOS IPÊS
– Quando Deus estava preparando o mundo, se reuniu em uma tarde com todas as árvores. Ele pediu para que cada árvore escolhesse que época gostaria de florescer e embelezar a terra.
Foi aquela alegria.
Outono, verão, Primavera, diziam!!!
Porém Deus observou que nem uma escolhia a estação do inverno.
Então Deus parou a reunião e perguntou:
– Por que ninguém escolhe a época do inverno???
Cada um tinha sua razão. Muito seco! muito frio! Muitaqueimada!
Então Deus pediu um favor.
Eu preciso de pelo menos uma árvore, que embeleze o inverno, que seja corajosa,
Para enfrentar o frio, a seca e as queimadas e no frio embelezar o mundo….
Todos ficaram em silêncio.
Foi então que uma árvore quietinha lá no fundo, balançou as folhas e disse:
_ Eu vou!…
E Deus com um sorriso perguntou:
– Qual seu nome minha filha???
Me chamo Ipê, senhor!
As outras árvores ficaram espantadas com a coragem do Ipê em querer florecer no
inverno.
Então Deus respondeu:
– Por atender meu pedido farei com que você floreça no inverno não só com uma cor.
Para que também no inverno o mundo seja colorido.
Como agradecimento, terás diferentes cores e texturas, sua linhagem será enorme.
E assim Deus fez uma das mais lindas árvores que da cor ao inverno. E por isso temos
os Ipês:
Branco;
Amarelo;
Amarelo do Brejo;
Amarelo da Casca Lisa;
Amarelo do Cerrado
Rosa;
Roxo;
Roxo Bola;
Roxo da Mata;
Púrpura.
 
Então faremos bolinhas de papel crepom e colaremos no molde da árvore. Será exposto fora da sala de aula.
FOLHA DE PORTUGUÊS PARA NOMEAR AS FIGURAS.
PARQUE 30 MINUTOS
15:30 VOLTAMOS PARA A SALA, ONDE CONTINUAREMOS AS ATIVIDADES.
15:45 RECREIO
16;00 VOLTA PARA A SALA
SEQUENCIA NUMÉRICA:
Copiar do quadro do número 40 ao 60.
HORA DA LEITURA. LIVRO: RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE.
“Era uma vez um rato que morava na cidade que foi visitar um primo que vivia no campo.” O rato do campo era um pouco arrogante, mas gostava muito do primo e recebeu-o com muita satisfação. Ofereceu-lhe o que tinha de melhor: feijão, toucinho, pão e queijo. O rato da cidade torceu o nariz e disse:- Não posso entender primo, como consegues viver com estes pobres alimentos. Naturalmente, aqui no campo, é difícil obter coisa melhor. Vem comigo e eu te mostrarei como se vive na cidade. Depois que passares lá uma semana ficarás admirado de ter suportado a vida no campo. Os dois puseram-se, então, a caminho. já era noite quando chegaram à casa do rato da cidade. – Certamente que gostarás de tomar um refresco, após esta caminhada, disse ele polidamente ao primo. Conduziu-o até à sala de jantar, onde encontraram os restos de uma grande festa. Puseram-se a comer geleias e bolos deliciosos. De repente, ouviram rosnados e latidos. – O que é isto? Perguntou assustado, o rato do campo. – São, simplesmente, os cães da casa, respondeu o da cidade. – Simplesmente? Não gosto desta música, durante o meu jantar.              Neste momento, a porta abriu-se e apareceram dois enormes cães. Os ratos tiveram que fugir a toda pressa. – Adeus, primo, disse o rato do campo. Vou voltar para minha casa no campo. – Já vais tão cedo? Perguntou o da cidade. – Sim, já vou e não pretendo voltar, concluiu o primeiro. Moral da história: Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.
Visite: https://pedagogiaaopedaletra.com/historia-o-rato-do-campo-e-o-rato-da-cidade/
ESCREVEREMOS NO CADERNO AS DIFERENÇAS DE CADA UM DOS RATOS.
DIÁRIO REFLETIDO:
	Contei para eles a lenda dos Ipês e após encaminhei a atividade, que iriamos fazer bolinhas de papel crepom para colar no nosso Ipê, até hoje foi atividade que eles mais gostaram, mais se adaptaram e mais produziram, fiquei muito feliz pois saíram trabalhos lindos, a professora regente me deixou bastante sozinha com eles, o que foi um grande avanço, percebo o empenho de algumas crianças que antes não copiavam nem faziam muito as atividades, e isso me deixa bem motivada.
Erechim, 27 setembro de 2019
Aula nº 9
1. Eixos do Plano: 
2. Objetivos de aprendizagem: 
Matemática: adição simples, sequência numérica
Português: escrita, produção textual e interpretação de texto.
2. Situações de aprendizagem:
· Instigar a leitura e compreensão do texto.
· Introduzir números, resolvendo atividades. 
· Explorar atividades que promovam a compreensão do conteúdo abordado.
ROTINA DE INICIO DE AULA.
Iremos relatar em nosso diário as mudanças do feijão.
CADERNO DE TEMA DE CASA
2. DITADO MÁGICO: será disposto no quadro várias palavras dentro de um saco plástico, na frente um guardanapo para esconder o que está escrito, com um borrifador de água revelar as crianças qual palavra está escrita.
CAÇA AS PALAVRAS ESCONDIDAS:
APÓS ACHARMOS TODAS AS PALAVRAS NA FOLHA ESCONDIDAS, COPIAREMOS ELAS NO CADERNO.
HORA DO BRINQUEDO: BUSCAREMOS ALGUNS BRINQUEDOS NA SECRTARIA E FAREMOS UMA RODA DINAMICA ONDE TODOS BRINCAM UM POUCO COM CADA BRINQUEDO.
15:30 VOLTAMOS PARA A SALA, ONDE CONTINUAREMOS AS ATIVIDADES.
15:45 RECREIO
16;00 VOLTA PARA A SALA
Com uma caixa com várias imagens as crianças serão estimuladas a construir uma história a partir de figuras ali existentes.
 História: “A vaca Fotógrafa – Andy Cutbill” Mimosa não se sente uma vaca especial. Não sabe andar de bicicleta, nem fazer estrela, nem plantar bananeira, como as outras vacas. Mas, numa bela manhã, Mimosa vai descobrir que é capaz de fazer uma coisa extraordinária! Um livro divertido, que vai levar as crianças a rolar de rir!
A partir da história explorar os animais:
Os animais são seres vivos, ou seja: nascem, crescem, morrem e possuem capacidade de reprodução. Cada espécie possui suas características próprias, como cor, tamanho, tipo de alimentação, ambiente em que vive, dentre outros aspectos.
Os animais também apresentam diversas formas de locomoção, podendo andar, nadar, saltar, voar, rastejar ou, simplesmente, não se locomover.
A alimentação dos animais é variável, classificando-se como carnívoros aqueles que se alimentam de carne de outros animais (leão, jacaré e piranha); herbívoros, aqueles que só comem vegetais, inteiros ou partes deles (girafa, boi e coelho); onívoros, que comem tanto um quanto outro (porco, galinha, macaco, cachorro, etc.); e detritívoros, os que se alimentam da matéria morta (urubus, abutres, etc.).
DIÁRIO REFLETIDO:
O ditado mágico foi muito legal apesar da bagunça que eles fizeram, eles são bem abertos a novas atividades, aliás eles amam. Não sei se por que a professoram nunca me deixa sozinha ou se eu realmente não tenho domínio de classe, as vezes eles se passam.
Definitivamente não dá para contar histórias para eles, não tem concentração, eles riem, falam, gesticulam, não dá. Filme quando passei foi bem interessante mas contação de história eles não colaboram.
Erechim, 30 setembro de 2019
Aula nº 10
1. Eixos do Plano: 
Matemática: sequência numérica
Ciências: animais e partes do corpo dos animais
Português: escrita
Artes: desenho e pintura
2. Objetivos de aprendizagem: 
· Explorar atividades que promovam a compreensão do conteúdo abordado.
· Trabalhar a cooperação das crianças em equipe.
· Propor atividades para fixar o conteúdo
· Proporcionar o conhecimento sobre o conteúdo exposto.
3. Situações de aprendizagem:
ROTINA DE INICIO DE AULA.
SEGUIMOS COM AS ANOTAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DA SEMENTE.
SERÁ INTRODUZIDA O TEMA DA SEMANA QUE SERÁ OS ANIMAIS, COM O TEXTO FESTA NO CÉU.
1 PASSAREI O VIDEO. 
2 DESENHAREMOS O SAPO E TRABALHAREMOS A INTERPRETAÇÃO.
3QUAIS ANIMAIS ENTRARAM NO CÉU POR QUE TIINHAM ASA?
LISTA DE ANIMAIS COM NO MÍNIMO 20 ANIMAIS COM ASA.KL
15:30 VOLTAMOS PARA A SALA, ONDE CONTINUAREMOS AS ATIVIDADES.
15:45 RECREIO
16;00 VOLTA PARA A SALA
XEROX COM FOLHA DE MATEMÁTICA
MASSINHA DE MODELAR OU DESENHO NO QUADRO.
DIÁRIO REFLETIDO:
	
	Achei que a sequência numérica ia ser fácil pois eles amam a matemática e são pouquíssimos que tem dificuldade, porém hoje até a Marina errou muitas vezes, fiz eles apagar e refazer até acertar, isso tomou muito tempo, depois passei no quadro mais uma sequência da família numérica do 30 para eles gravarem e também foi pouco acertiva,
	Noto que a Yasmin tem muita dificuldade na matemática, ele não assimilou os números e sempre fica para trás. Já a Laura e o Juham apesar de não pararem de conversar foram os únicos que acertaram de primeira. O restante da aula ocorreu dentro do normal, e final como eu havia prometido deixei eles desenharem no quadro.
	
Erechim,01 de outubro de 2019
Aula nº 11
1. Eixos do Plano: 
Ciências: experiência da semente e animais
Geografia: fauna e flora
Educação Física: parque, recreação
Português: escrita de palavras e leitura
Matemática: contas de adição com decimais e numerais.
2. Objetivos de aprendizagem: 
· Explorar atividades que promovam a compreensão do conteúdo abordado.
· Trabalhar a cooperação das crianças em equipe.
· Propor atividades para fixar o conteúdo
· Proporcionar o conhecimento sobre o conteúdo exposto.
3. Situações de aprendizagem:
ROTINA DE INICIO DE AULA.
SEGUIMOS COM AS ANOTAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DA SEMENTE.
ANIMAIS DOMÉSTICOS E ANIMAIS SELVAGENS
VIDEO DE APRESENTAÇÃO
Iniciar com uma roda de conversa para que os alunos contem se têm bichinhos em casa, como ele é, qual o nome, características, o que gosta de fazer, etc. É importante intervir, se algum aluno não tiver nenhum animal em casa, deixando ele a vontade para dizer se gostaria de ter, qual animal gosta mais, se algum dia já teve e se alguém na família tem.
14:30 PARQUE
15:30 VOLTAMOS PARA A SALA, ONDE CONTINUAREMOS AS ATIVIDADES.
15:45 RECREIO
16;00 VOLTA PARA A SALA
CONTAS DE MATEMÁTICA NO QUADRO SOMENTE CONTAS DE ADIÇÃO.
FOLHA DE XEROX CAÇA PALAVRA
SE SOBRAR TEMPO DITADO RELÂMPAGO COM OS ANIMAIS SELVAGENS:
HIPOPÓTAMO, GIRAFA, MACACO, LEÃO, CROCODILO, TAMANDUÁ, ELEFANTE, CANGURU, LEOPARDO, CAMELO.
DIÁRIO REFLETIDO:
	Iniciei a aula no parquinho, como tem muitas arvores e sombra, deixei eles brincarem por 40 minutos, o que estranharam um monte já que isso na rotina deles não existe. Levei pipoca e pedi para a tia da cozinha fazer e quando voltamos todos foram ao banheiro os acomodei e passei o vídeo dos animais selvagens da África. Achei que ia esculhambar, pular, conversar mas não, prestaram atenção fizeram inúmeras perguntas e se fascinaram com os animais. Comeram todas as pipocas e pediram mais, sem dúvidas foi um daqueles dias maravilhosos.
	Fiz as atividades que propus, e depois desenhamos os animais, Lendon tem muita desenvoltura e faz uns desenhos maravilhosos, o João também, poucos os que gostam de desenhar e pintar eles reclamam de não fazerem bonito ou de não saberem, mas no final sempre sai desenhos bonitos.
Erechim, 02 de outubro de 2019
Aula nº 12
1. Eixos do Plano: 
Ciências: meio ambiente, experiência, plantas
Português: interpretação, leitura e escrita
Artes: desenho, pintura, recorte e colagem
Matemática: operações adição e subtração simples
2. Objetivos de aprendizagem: 
· Explorar atividades que promovam a compreensão do conteúdo abordado.
· Trabalhar a cooperação das crianças em equipe.
· Propor atividades para fixar o conteúdo
· Proporcionar o conhecimento sobre o conteúdo exposto.
3. Situações de aprendizagem:
ROTINA DE INICIO DE AULA.
SEGUIMOS COM AS ANOTAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DA SEMENTE.
 Ainda com os bichos vamos trabalhar A ARCA DE NOÉ.
A HISTÓRIA EM FILME E COMENTADA, OS PARES DE ANIMAIS QUE ENTRARAM.
PSICOMOTRICIDADE
MUSICA DOS ANIMAIZINHOS QUE SUBIRAM NA ARCA
E IMITANDO OS BICHOS
MAIS ALGUMAS ATIVIDADES DE PSICOMOTRICIDADE, LATERALIDADE E MOTORA AMPLA.
15:30 VOLTAMOS PARA A SALA, ONDE CONTINUAREMOS AS ATIVIDADES.
15:45 RECREIO
16;00 VOLTA PARA A SALA
JOGO DAS FICHAS
FICHAS COM OPERAÇÕES DE SUBTRAÇÃO E ADIÇÃO
1. Divida a sala em dois grupos
2. Um integrante do grupo A tira a ficha e desafia o outro grupo, no caso B, a acertar o resultado
3. O grupo que não acertar paga uma prenda. As prendas devem ser trabalhadas com o grupo antes de iniciar a atividade
4. Vence o grupo que obtivermos mais acertos
DIÁRIO REFLETIDO:	
Aula cansativa, dia cansativo, a Bruna me tirou do sério, por não sentar as atividades decorreram tudo bem, Pietra copiou tudo do quadro, vejo um grande avanço nela, uma pena que falta muita aula.
Erechim, 03 de outubro de 2019
Aula nº 13
1. Eixos do Plano:
Português: caça palavras, gramática e escrita, ditado.
Artes: Pintura.
Matemática: operações e sequência numérica.
2. Objetivos de aprendizagem: 
· Explorar atividades que promovam a compreensão do conteúdo abordado.
· Trabalhar a cooperação das crianças em equipe.
· Propor atividades para fixar o conteúdo
· Proporcionar o conhecimento sobre o conteúdo exposto.
3. Situações de aprendizagem:
ROTINA DE INICIO DE AULA.
SEGUIMOS COM AS ANOTAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DA SEMENTE ÚLTIMO DIA E LEVARÃO PARA CASA.
FAREMOS A MASCARA DO REI DA FLORESTA, MAS ANTES FALAREMOS ONDE ELE MORA O QUE ELE COME, E COMO SOBREVIVE NA SELVA.
PINTAREMOS COM TINTA E PAPEL AMASSADO DEPOIS ELES LEVARÃO PARA CASA.
15:30 VOLTAMOS PARA A SALA, ONDE CONTINUAREMOS AS ATIVIDADES.
15:45 RECREIO
16;00 VOLTA PARA A SALA
FOLHA DE XEROX
ENCONTRE AS PALAVRAS E ESCREVA PERTO DO DESENHO
FAREMOS SEQUÊNCIA NUMÉRICA, DO 60 AO 80.
E ALGUMAS CONTAS DE ADIÇÃO.
DIÁRIO REFLETIDO: 
Fizemos as atividades de matemática que eles amam, depois iriamos pintar a máscara com tinta e papel amassado, mas deu muita bagunça então recolhi e terminamos a pintura com lápis de cor mesmo. Eles estão enlouquecidos pela máscara amanhã trarei o elástico para concluir, vamos colar na folha sulfite 60, para deixar mais resistente e depois fixar com elástico.
Erechim, 04 de outubro de 2019
Aula nº 14
1. Eixos do Plano: 
Português: leitura, interpretação e escrita
Artes: movimentos corporais, pintura
Matemática: sequência numérica, contas 
Educação Física: Psicomotricidade
2. Objetivos de aprendizagem: 
· Instigar a interpretação através de escritas e leitura.
· Introduzir números, resolvendo atividades. 
· Explorar atividades que promovam a compreensão do conteúdo abordado.
· Proporcionar o conhecimento sobre o conteúdo exposto.
3. Situações de aprendizagem:
ROTINA DE INICIO DE AULA.
FOLHA DE TEMA DE CASA
CRUZADINHA DO MP E MB
HORA DO CONTO 
VAMOS CAÇAR URSINHO ?
Vamos caçar ursinho?
- Vamos!
- Então vamos... (bater com as mãos em cima da perna, imitando o som de caminhada)
- Olha!
- Um lago!
- Vamos atravessar?
- Vamos.
- Então vamos... (com os braços, fazer os gestos de quem está nadando, depois continuar a caminhada). 
- Uma ponte!!!
- Temos que passar por ela!
- Vamos?
- Então vamos... (bater com a mão fechada no peito imitando a caminhada sobre a ponte, voltar a caminhar).
- Ufa!
- Passamos!
- Era grande!
- Enorme!
- Fiquei cansada! (caminhada)
- Um milharal!
- Temos que passar por ele!
- Vamos?
- Então vamos... (esfregar uma mão na outra, imitando o som de quem está passando pelo milharal).
- Ufa!!!
- Passamos.
- Fiquei toda arranhada.
- Cheia de coceira... (fazer o gesto de se coçar) (caminhada)
- Nossa!
- Que árvore alta! (olhar para o alto)
- Temos que subir nela!
- Vamos? Então vamos... (subir uma mão após a outra como se estivesse subindo por uma corda).
-Ihh!!
- Estou vendo uma luz lá embaixo...
- Eu acho que é a casa do ursinho...	
- Vamos até lá?
- Então vamos...
- Bem devagarinho...
- Abaixadinhos...
- Xiii!!!
- Estou ficando com medo!!! (gestos)
- Mas eu tenho coragem!
- Vamos continuar?
- Então vamos... (caminhada)
-Ihhh!!!
- Estou vendo uma coisa brilhando...
- Eu acho que são os olhos do ursinho... (apontar para os olhos)
- Nossa!!!
- Que cabeça enorme! (gesso redondo)
Que orelhas grandes... (apalpar até as orelhas)
- Que narigão!!! (apalpar até o nariz)
- Que bigodes enormes...
- Que dente duro... (bater com a unha no seu dente)
- Eu acho que isso aqui não é o ursinho...
- Mas tem cheiro de ursinho... (tapando o nariz)
- Ai, que medo! 
- Estou assustada!
- Isto aqui, é a mãe do ursinho!
-Vamos voltar...
- Correndo! (voltar toda a história rapidamente, de trás para frente como se estivesse fazendo uma viagem, fazendo os gestos)
PINTAR A FAMÍLIA URSO
 CRIAR NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA DA FAMÍLIA URSO
PARQUE
15:30 VOLTAMOS PARA A SALA, ONDE CONTINUAREMOS AS ATIVIDADES.
15:45 RECREIO
16;00 VOLTA PARA A SALA
FOLHA XEROX
DITADO RELÂMPAGO
20 PALVRAS FACEIS
LATA, FACA, GATO, BULE, COLA, MOLA, POTE, RUA, LUA, RODA, MAGICO, CELULAR, FOLHA, ÁRVORE, TAMBOR, TRATOR, CARROÇA, RELÂMPAGO, CARRO, BALÃODIÁRIO REFLETIDO:
	Tentei fazer uma hora do conto diferente com eles, fazendo os gestos e barulhos assim como era conduzida a história, achei assim que eles iriam amar, doce ilusão, foi uma bagunça foi o caos, eles se empurraram, se bateram, pularam um em cima do outro tanto que nem consegui terminar, fiquei muito frustrada, pois achei que seria uma atividade que eles iriam gostar bastante.
	Após fomos terminar as máscaras, e fiz de novo o ditado relâmpago, que como premiação eles ganhariam pirulito, logo, foi a sensação, e o que me deixa mais feliz é que a Pietra que não copiava, não escrevia hoje acertou tudo, copiou tudo, esse foi um dos pontos altos do meu dia.
Erechim, 07 de outubro de 2019
Aula nº 15
1. Eixos do Plano: 
 Educação Física: psicomotricidade
2. Objetivos de aprendizagem: 
· Trabalhar a cooperação das crianças em equipe.
3. Situações de aprendizagem:
RODA DE CONVERSA SOBRE O ESTÁGIO
GINCANA :
1. CABO DE GUERRA
2. CORRIDA DO SACO
3. CORRIDA DO OVO
4. CORRIDA DO BALÃO ESTOURAR SENTANDO 
5. CORRIDA DO BALÃO ESTOURAR COM A BARRIGA
6. DANÇA DA CADEIRA
7. PINTURA DE ROSTO
8. REVEZAMENTO DA VASSOURA
9. CARRINHO DE MÃO
10. CARA NA FARINHA
11. DANÇA DA LARANJA
DESPEDIDA 
DIÁRIO REFLETIDO:
	Fizemos a roda de conversa do estágio, que seria meu último dia, recebi muitos abraços, hoje começa a semana da criança eles tem milhões de atividades e recreações, eu trouxe a proposta da gincana e assim fizemos foi bem divertido, eles tinham também que trazer um brinquedo para brincarem na escola, então foi tudo como o esperado.
	Muitos faltaram aula, outros não que começa amanhã, ouve muita competição eles não tem habilidade com a corrida do ovo, foi o caos, mas depois de tudo dei meu tchau e me despedi, com muito pesar, recebi inúmeras cartas, abraços, presentes, me senti realizada e ao mesmo tempo muito triste por saber que não os verei mais no meu dia a dia. 
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
6 REFERÊNCIAS
FINCO, Daniela. Campos de experiência educativa e programação pedagógica na escola da infância. In: FINCO, Daniela; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; FARIA, Ana Lucia Goulart (organizadoras). Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2015, p. 233-245.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Educação Como Cultura. Campinas: Mercado das Letras, 2002.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Vocação de Criar: anotações sobre a cultura e as culturas populares. Cadernos de Pesquisa Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v. 39 n. 138. p. 715-746, set./dez. 2009.
BRUM, Ceres Karam (Org.). Expressões da Cultura Gaúcha. Santa Maria: EDUFSM, 2010. P. 185-212.
DELVAL, J. Aprender na vida e aprender na escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
GUERRA, Miriam Darlete Seade. Reflexões sobre um processo vivido em estágio supervisionado: Dos limites às possibilidades, 1995.
KAISER, Jacksan. Ordem e Progresso: o Brasil dos gaúchos. Florianópolis: Insular, 1999.
LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. José CerchiFusari (rev. téc.) – São Paulo: Cortez, 2004
KAISER, Jacksan. O Brasil dos Gaúchos. In: OLIVEN, Ruben; MACIEL, Maria Eunice; 
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
OLIVEIRA, Eliane Feitoza. Letramento acadêmico: principais abordagens sobre a escrita dos alunos no ensino superior. Campinas/SP, IEL/UNICAMP, 2009. Disponível em: http://www.ichs.ufop.br/memorial/trab2/l113.pdf
PIMENTA, Selma Garrido. Estágio: diferentes concepções. In: PIMENTA, Selma Garrido; 
ANEXOS

Continue navegando