Buscar

Questões sobre a Educação na Idade Média e na Modernidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Com todas as inovações que os tempos modernos traziam, os filósofos passaram a acreditar em um projeto que se ocupasse daquilo que caracterizaria a experiência humana: o uso da razão e o próprio conhecimento. Sobre esse novo projeto moderno, é correto afirmar:
a. Não há a necessidade de se buscar formas mais eficazes de conhecer e de agir, uma vez que a referência eram os filósofos medievais, que já tinham demonstrado a eficácia da razão humana.
b. O homem pode conhecer tudo, uma vez que seu conhecimento e ilimitado e fonte de toda a certeza.
c. A filosofia utiliza o mesmo método da escolástica medieval, uma vez que é o mais seguro para a busca da verdade.
d. A principal marca da filosofia moderna é o conhecimento, o que traz consequências para todas as áreas humanas.
e. Sendo produzido pela razão, e esta é a faculdade mais importante do homem, o conhecimento é visto como algo verdadeiro, não sendo necessário investigar sua validade.
2. Uma das características do início da modernidade foi o Renascimento, com implicações também na literatura, ciências e artes. Sobre o início da Modernidade e o Renascimento, é correto afirmar:
a. Os pensadores modernos desenvolvem uma nova concepção de conhecimento científico baseada em modelos teológicos que apontavam para a busca permanente da verdade.
b. O modelo de homem que ganha ênfase é aquele baseado nas referências particulares, destacando cada vez mais as diferenças culturais.
c. Devido à busca por novidades, os autores antigos são deixados para trás, uma vez que eles representavam uma época já há muito superada.
d. No Renascimento há a idealização do humanismo, que consiste em uma visão de mundo centrada no ser humano e em suas medidas.
e. O Renascimento recebeu esse nome pois tratou-se de uma maior divulgação do patrimônio cultural medieval, bem como de um retorno às principais questões do período.
3. O conceito de infância é relativamente novo, passando a ser desenvolvido a partir da modernidade. Com a noção de infância, vemos que as crianças passam a ser vistas de forma diferente, especialmente pelos pensadores da educação. Com base em que estudamos, analise as seguintes proposições: 
I. Diante da falta de um conceito de infância, não havia também a definição de um lugar próprio para as crianças viverem e serem educadas.
II. As obras de arte representavam a criança como um adulto em miniatura.
III. Na modernidade as crianças passam a ser tratadas como diferentes dos adultos e que tinham necessidades próprias para seu desenvolvimento.
IV. A infância surge como uma fase importante para o indivíduo, e que deveria ser cuidada e cultivada num ambiente especial: a escola. 
Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
a. F – V – V – V.
b. V – V – V – F.
c. V – V – V – V.
d. F – V – F – V.
e. V – V – F – F.
4. No final da idade média, os habitantes dos burgos ou cidades firmaram-se como uma classe social, desenvolvendo aos poucos a classe que seria chamada de burguesia. A educação foi, gradativamente, assumindo cada vez mais características que atendiam aos interesses dessa classe emergente. Sobre o final da idade média e suas mudanças na educação, marque a alternativa correta:
a. Com o crescimento das cidades, a Igreja fundou cada vez mais escolas, para tornar a educação cada vez mais acessível a todos.
b. Os burgueses se organizaram em corporações e grêmios, fundando escolas de diferentes profissões.
c. O principal objetivo da educação pública era atender aos interesses da burguesia, por isso na maioria das escolas era obrigatório o estudo da filosofia e teologia.
d. O ensino público era promovido na língua latina, com representantes do clero nas funções de direção e supervisão das escolas.
e. Na ascensão do capitalismo, a Igreja reforçou sua presença na educação, uma vez que ela detinha grande poder político e econômico.
5. A educação na idade média esteve sob a responsabilidade da Igreja Católica, devido à sua hegemonia diante da sociedade como um todo. Foi importante o papel da Igreja na disseminação da educação e da cultura no medievo, deixando grande legado educacional no Ocidente. Sobre a idade média, analise as seguintes afirmativas, assinalando Verdadeiro (V) ou Falso (F). 
( ) A idade média começou no século XV com a queda do império romano do oriente, que foi tomado pelos povos bárbaros que viviam além da fronteiras e não falavam latim.
( ) Na idade média há o desenvolvimento do feudalismo, com a distribuição de terras para os nobres, com todos os direitos de uso sobre elas, durante toda a vida.
( ) O clero da Igreja Católica dava o apoio necessário à estabilidade do sistema medieval, sendo uma de suas características o aumento do poder dos nobres e o enfraquecimento da figura do rei. 
Assinale a alternativa correta:
a. F-F-F.
b. F-V-V.
c. V-F-F.
d. V-V-V.
e. V-F-V.
6. O conceito de pós-modernidade ainda continua sendo discutido, trazendo debates e polêmicas. No entanto, podemos afirmar que a pós-modernidade é momento seguinte ao das grandes transformações da vida moderna. Sobre a pós-modernidade e os desafios que ela traz para a educação, marque a alternativa correta:
a. A escola não é influenciada pelo debate pós-moderno, uma vez que todas suas bases pedagógicas foram definidas anteriormente, na modernidade.
b. Há um ganho didático quando a escola se afasta de discussões políticas, uma vez que não corre o risco de uma contaminação de ideias pós-modernas.
c. O capitalismo mantém intacta na pós-modernidade sua face mercantilista e imperialista, não introduzindo nenhuma mudança em relação aos seus primórdios.
d. Não há contestação na pós-modernidade sobre questões ligadas a liberdade, consciência e pluralidade cultural.
e. O conceito de pós-modernidade ainda continua sendo discutido, trazendo debates e polêmicas. No entanto, podemos afirmar que a pós-modernidade é momento seguinte ao das grandes transformações da vida moderna. Sobre a pós-modernidade e os desafios que ela traz para a educação, marque a alternativa correta:
7. A sociedade medieval é organizada por estamentos ou estados, sendo que cada um deles tinha um tipo de educação diferenciada. Nobres, clero e servos: cada um tinha sua própria educação. Sobre a educação na idade média, analise as seguintes afirmativas: 
I. O clero era preparado com ensinamentos filosóficos e teológicos, dentro de uma disciplina e parâmetros próprios de cada ordem religiosa.
II. A nobreza era preparada para a guerra, para as armas, para as boas maneiras e lealdade para com seus senhores.
III. Os servos da gleba eram instruídos por seus familiares, dentro dos limites do feudo, tendo a preparação para o trabalho sua principal característica.
IV. A nobreza era o estamento mais interessado em adquirir conhecimentos, o que a aproximava cada vez mais do clero, por ser responsável pelos mosteiros, os únicos centros de educação e cultura na idade média. 
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas II e IV estão corretas.
b. Apenas I, II e III estão corretas.
c. Apenas I e II estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Estão corretas I, II, III e IV.
8. O ideal grego de educação passou por várias mudanças, sendo grandemente influenciado pelo desenvolvimento da reflexão racional, possibilitado pela filosofia. Sobre a educação na Grécia antiga, analise as seguintes afirmativas: 
I. Na Grécia clássica as explicações religiosas são substituídas pela utilização da razão autônoma.
II. O ideal grego de educação passa a ser elaborado a partir do cidadão, que é capaz de realizar um projeto em direção ao futuro, bem diferente do herói que estava preso ao seu destino traçado pelos deuses.
III. Para Platão, a educação deveria desenvolver todos os aspectos materiais do homem, pois sua essência verdadeira é a realidade concreta.
IV. Para Aristóteles, a educação é um processo que auxilia o homem a se realizar enquanto pessoa, sendo esta a finalidade da vida de cada um.
Assinale a alternativa correta:
a. Estão corretas I, II, III e IV.
b. Apenas II e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.d. Apenas I está correta.
e. Apenas I, II estão corretas.
9. A idade média foi o período em que a Igreja exerceu um importante papel na preservação do patrimônio cultural da antiguidade greco-romana. Sobre esse período e sobre a importância da Igreja, analise as seguintes afirmativas, assinalando Verdadeiro (V) ou Falso (F). 
( ) Os primeiros religiosos que se dedicaram à educação fizeram parte da Escolástica, tendo à frente Santo Tomás de Aquino.
( ) A Patrística foi um período em que a filosofia e a pedagogia foram exercidas por padres, seguindo os ensinamentos de Santo Agostinho.
( ) Diferentes ordens religiosas se envolveram na tarefa da educação, sendo que cada uma delas deu encaminhamentos próprios, de acordo com seus parâmetros. 
Assinale a alternativa correta:
a. V-V-V.
b. F-V-V.
c. V-F-F.
d. V-F-V.
e. F-F-F.
10. O desenvolvimento da noção de infância na modernidade ocorre entre duas configurações básicas, que vão determinar as características em relação à forma como ela deveria ser vivenciada, ao papel do professor e ao ambiente escolar. Sobre essas configurações é correto afirmar:
a. De acordo com a configuração positiva de infância, esta não pode ser prolongada, pois quanto mais cedo o adulto se constituir, mais a sociedade ganhará com a existência de pessoas responsáveis e maduras.
b. Na configuração negativa da infância, a criança se educará ao explorar todo seu potencial interno de tomar decisões baseadas unicamente em sua autonomia.
c. A configuração positiva da infância defendia que a heteronomia era o melhor modo de desenvolver as qualidades morais do indivíduo, sendo a disciplina algo que se aprendia de “fora para dentro”. O professor seria um disciplinador por excelência.
d. Na configuração negativa da infância, o professor não tem grande importância, uma vez que a criança é capaz de aprender com facilidade as regras e normas.
e.Em uma das configurações a infância é vista como uma fase negativa, que precisa ser apressada o máximo possível, para que o adulto se firme rapidamente.

Outros materiais