Buscar

Eu, Daniel black

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filme: Eu, Daniel Blake.
 
Daniel Blake é um homem inglês de 59 anos que acabou de perder a esposa, trabalha a anos como marceneiro e após uma parada cardíaca é proibido pelo seu médico de voltar ao trabalho. O mesmo fica desempregado e enfrenta dificuldades financeiras, que o levam a procurar o Estado e requisitar seus direitos por invalidez.
Daniel percebe que receber algum auxílio do governo não será uma tarefa fácil, ao ser atendido no Departamento de Serviço Social inglês – o equivalente da Previdência Social brasileira. Seu pedido é negado e ele fica de mãos atadas, sem poder trabalhar e sem nenhuma fonte de renda.
Daniel tenta enfrentar a situação, mas se depara com dificuldades de comunicação, como telefonemas que o deixam esperando por horas e formulários online que ele não consegue preencher, porque não sabe utilizar computadores e a internet.
A precarização dos serviços públicos, a perda de emprego e de direitos sociais na globalização, afetam uma porcentagem significativa da população e deixa em situações de extrema vulnerabilidade.
Em virtude dos fatos mencionados, ressalto a importância do fortalecimento dos direitos sociais e da democracia para que os indivíduos não sejam abandonados e descartados pelo Estado.
Dessa forma, criar projetos com o intuito não apenas de lazer , mas de prática tecnológico para que a meia idade tenha acesso a atualidade e não sofra com a falta de informação e conhecimento como Daniel Blake.

Continue navegando