Buscar

ATIVIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

“Escobar (2010) afirma que a utilização da metodologia DMAIC para projetos de qualidade implicam não somente na redução dos defeitos, como também no aumento da produtividade, redução de custos, melhoria em processos administrativos, entre outras oportunidades”. (PENEDO, M. U. O.; FRANCO, T. M.; FERREIRA, D. A. A. Aplicação da metodologia DMAIC para a redução de retrabalho no setor de contas a receber. In: SIMPÓSIO DE EXCEL& Ecirc;NCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 13., 2016, Resende. Anais […]. Resende: Associação Educacional Dom Bosco, 2016. Disponível em: http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos16/12724335.pdf. Acesso em: 8 jan. 2021.).
 
Como lemos no texto, o DMAIC funciona como propulsor de produtividade e redução de custo. Para isso, a ferramenta é base fundamental para qual método?
· 
6 Sigma.
“[…] o método FMEA é utilizado para analisar a ocorrência de falhas. De acordo com a definição de Helman e Andery (1995), ‘FMEA - Failure Mode and Effect Analysis - Análise dos Modos e Efeitos das Falhas - é um método de análise de projetos (de produtos ou processos, industriais e/ou administrativos) usado para identificar todos os possíveis modos potenciais de falha e determinar o efeito de cada uma sobre o desempenho do sistema (produto ou processo), mediante um raciocínio basicamente dedutivo’”. (ZAMBRANO, T. F.; MARTINS, M.F. Utilização do método FMEA para avaliação do risco ambiental. Gest. Prod., São Carlos, v. 14, n. 2, p. 295-309, maio/ago. 2007.).
 
Os mecanismos de detecção de falhas são imprescindíveis para solução nos sistemas, pois muitas vezes as empresas não sabem que há falhas nos processos. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise as técnicas de detectar falhas a seguir e associe-as com suas respectivas características.
 
I - Verificação no processo
II - Pesquisas telefônicas (ou e-mail)
III - Fichas de reclamação
IV - Diagnósticos de máquinas
 
( ) Técnica usada para obter pontos de vistas sobre produtos ou serviços.
( ) Instrumento realizado de forma frequente, que averigua se a atividade é adequada ao processo.
( ) Meio usado para solicitar opiniões sobre o produto ou serviço, normalmente solicitando notas sobre tais.
( ) Técnica usada para revelar se há falhas possíveis ou potenciais.
· 
III, I, II, IV.
“Petronilho (2010) destaca que há uma relação entre a eliminação dos modos de falha e a confiabilidade do produto. Conforme ocorre a eliminação dos modos de falha, a confiabilidade do produto final aumenta consideravelmente, isso faz com que a organização logo perceba o retorno do investimento, já que há uma redução no custo de reparo de falhas”. (BRAMBILLA, H.; VOLANTE, C. R. Um estudo sobre FMEA: análise de modos e efeitos de falha. In: SIMPÓSIO DE TECNOLOGIA DA FATEC (SIMTEC), 3., 2015, Taquaritinga. Anais […]. Taquaritinga, 2015.).
 
O processo do FMEA não é complexo, mas deve seguir um parâmetro para que os dados apresentados sejam investigados de forma correta. Das alternativas a seguir, qual delas faz parte do processo do FMEA?
· 
Classificar as possibilidades e calcular o NRP.
“A ferramenta, em discussão (FMEA), torna-se útil pelo fato de permitir a análise e detecção sistemáticas de possíveis falhas em um determinado produto ou em um processo, identificando as ações que possam reduzir ou eliminar as ocorrências de uma possível falha, traçando planos de ação que determinam as providências a serem tomadas”. (BASTOS, A. L. A. FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) como ferramenta de prevenção da qualidade em produtos e processos: uma avaliação da aplicação em um processo produtivo de usinagem de engrenagem. In: ENEGEP, 26., 2006, Fortaleza. Anais […]. Fortaleza, 2006. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006_tr470324_8144.pdf. Acesso em: 8 jan. 2021.).
 
As falhas não deveriam existir, mas fazem parte do processo de produção de muitas empresas. Contudo, as falhas não decorrem de apenas uma fonte, por isso devem ser investigadas suas origens. Assinale a alternativa correta no que diz respeito às falhas.
Falhas de projetos ocorrem porque alguns atributos do pedido não foram bem observados ou foram mal calculados
“Segundo Carvalho (2005), com uma metodologia disciplinada, o Seis Sigma utiliza ferramentas estatísticas clássicas, organizadas em um método de solução de problemas, denominado DMAIC, que passa por cinco fases: “Definir” (Define - D), “Medir” (Measure - M), “Análise” (Analyze - A), “Melhoria” (Improve - I) e “Controle” (Control - C). Como percebido, o método DMAIC, está inserido na metodologia Seis Sigma, que é um dos métodos de solução de problemas e desenvolvimento de projetos de melhoria que pode ser aplicado com referência no âmbito organizacional”.
(HOLANDA, L. M. C.; SOUZA, I. D.; FRANCISCO, A. C. Proposta de aplicação do método DMAIC para melhoria da qualidade dos produtos numa indústria de calçados em Alagoa Nova-PB. GEPROS: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, v. 8, n. 4, p. 31-44, out./dez. 2013.).
 
Sobre o DMAIC e sua capacidade de integrar a busca pelo defeito zero e pelos ganhos de ordem financeira, analise as proposições a seguir.
I - & Ecirc;nfase no planejamento antes das ações.
II - Validação dos sistemas de medição.
III - Atividades que exigem participação direta de todos os colaboradores.
IV - Não há um roteiro detalhado para realizar as atividades.
 
Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.
· 
I e II.
“Na perspectiva de Marshall (2008, p. 96), Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) é uma metodologia utilizada para identificar, analisar e solucionar problemas, impedindo que eles se repitam utilizando o ciclo de Deming apud Marshall (2008, p. 92) PDCA (do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT) e de outras 6 ferramentas da qualidade (CAMPOS 1999, p. 6)”. (LIMA, S. P. C. A importância da MASP - Metodologia de Análise e Solução de Problemas - na melhoria dos índices de serviços empresariais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (MBA em Gestão da Logística Integrada) - Faculdade Nossa Senhora Aparecida (Fanap), Aparecida de Goiânia, 2015. Disponível em: http://www.fanap.br/Repositorio/155.pdf. Acesso em: 8 jan. 2021.).
 
O MASP utiliza o método PDCA para guiar as ações na tomada de soluções, e as atividades do planejamento são as iniciais. Considerando os objetivos do cronograma, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I - () Padronizar as melhorias alcançadas, atuar nos problemas remanescentes.
II - () Identificar o problema, verificar os resultados.
III - () Analisar o problema, preparar o Plano de Ação.
IV - () Executar o Plano de ação, analisar as causas.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
· 
F, F, V, V.

Continue navegando

Outros materiais