Buscar

Trabalho Normatização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Implantação do sistema de manutenção conforme NBR ISO 9001
1. Introdução
Quando pensamos na implantação da ISO 9001 nas empresas, achamos que o setor de manutenção será o menos afetado pela norma, porém sua boa atuação é imprescindível para a Qualidade, como importante processo de apoio. O setor da manutenção da apoio aos principais setores da empresa como infra-estrutura, produção, lógistica e entre outros.
A adoção das normas de qualidade é uma maneira de comprovar que o processo de manutenção está indo no caminho certo. A ISO 9001 é norma técnica que modela gestão de qualidade que deve ser seguida pelas empresas. Na manutenção a NBR ISO 9001 é cada vez mais desejada pelas organizações. Uma vez certificada a empresa comprova que o seu processo é extremamente eficiente e isso significa satisfação dos trabalho dos empregados, garantia de segurança e principalmente o que rege a certificação, que a empresa estabelece uma gestão de qualidade.
Embora a norma ISO 9001 não deixa explícito o processo de Manutenção em seus requisitos, porém ele se encaixa nos itens 5.3, 6.3 e 7.5.1 - alínea “c”. Em 8.5.2 e 8.5.3 também há uma referência subjetiva.
2. Satisfação do Cliente
O item 5.3 Foco no cliente da NBR ISO 9001 diz: ”A Alta Direção deve assegurar que os requisitos do cliente sejam determinados e atendidos com o propósito de aumentar a satisfação do cliente”.
Como a norma diz acima, para que possamos ter a total satisfação do cliente para que não haja quebra ou desgaste dos produtos oferecidos pela empresa, deve-se levar em consideração os itens abaixo:
2.1 Padronização dos processos de manutenção: normatizar e organizar processos de trabalho a fim de aumentar a produtividade e efetivar os lucros, fazendo com que o produto atenda as expectativas do cliente de maneira mais simples, com menor custo e com a menor variação possível. Quando falamos de padronização de processos, estamos falando em uma forma de formalizar a produção, e isso não significa deixar de lado a criatividade e a flexibilidade e submeter os trabalhadores a normas rígidas ou rotinas monótonas.
2.2 Padronização nos documentos de manutenção: É importante que se faça uma padronização dos documentos pois várias informações podem ser extraídas de documentos padronizados, como por exemplo o número de sua versão e o número de páginas (o que permite identificar se está faltando alguma), certificado de calibração de instrumentos (saber quando será sua próxima calibração). Dessa forma o cliente terá todas as informações dos produtos com os padrões da empresa afim de facilitar tanto para o cliente como para a empresa.
2.3 Plano de Manutenção: Realizar um plano manutenção preditiva com um acompanhamento direto e constante para prever falhas, saber quando será necessário fazer uma intervenção e, claro, entrar em ação. Elaborar um plano lubrificação das partes móveis , sendo a periodicidade determinada por tempo de horas em operação.
3.0 Insfra-estrutura
O item 6.3 Infra-estrutura da NBR ISO 9001 diz que: “A organização deve determinar, prover e manter a infra-estrutura necessária para alcançar a conformidade com os requisitos do produto. […] a infra-estrutura inclui: […] b) equipamentos de processo (tanto materiais e equipamentos quanto programas de computador)”.
Ou seja, a empresa deve possui um eficaz plano de manutenção que seja gerenciável por um bom controle de manutenção, levando em consideração os itens abaixo:
3.1 Hierarquia da manutenção: A Manutenção é organizado a partir da distinção de equipes ou setores de acordo com o porte, demanda de serviços e área de atuação da empresa. 
3.1 Plano de Manutenção: Realizar um plano manutenção preditiva com um acompanhamento direto e constante para prever falhas, saber quando será necessário fazer uma intervenção e, claro, entrar em ação. Criar um plano antecipado de preventiva com intervalos de tempo definidos. Quando não for possível fazer a manutenção preditiva. Ex: Local de difícil acesso para monitoramento, quando houver riscos de agressão ao meio ambiente e a segurança pessoal, e ainda nos equipamentos fundamentais. Substituição de peças desgastadas e apertos de acordo com as especificações de operação do projeto(ENGENHARIA), visando manter a qualidade na produção. Calibrações dos instrumentos de alta precisão com empresas certificadas.
3.3 Cronograma de Manutenção: Elaboração de cronograma de manutenção diário, semanal, mensal, anual e semestral sobre os equipamentos presentes na empresa presentes, analisando as suas necessidades e informações conforme o manual de instrução de instruções e operações, afim de prevenir a sua quebra. 
3.2 Análise de Falhas: É realizado a coleta de dados do equipamento através de gráficos (gráfico de Pareto), para a analise de cada falha ocorrida no equipamento, afim de prevenir demais falhas. A origem das falhas em máquinas estão nos danos sofridos pelas peças componentes.
3.3 Histórico de Falhas: O historico de falhas é um registro feito de maneira diária sobre os equipamentos, afim de criar um banco de dados de informações e de intervenções da equipe de manutenção no maquinário. O historico de falhas é utilizado na análise das falhas, afim de prevenir a quebra, já que a máquina nunca quebra totalmente de uma vez, mas para de funcionar quando alguma parte vital de seu conjunto se danifica. 
4.0 Monitoramento dos resultados
No Item 7.5.1 Controle de Produção e Prestação de serviço da NBR ISO 9001 encontramos o seguinte: “A organização deve planejar e realizar a produção e a prestação de serviço sob condições controladas. Condições controladas devem incluir: […] c) o uso de equipamento adequado”.
Este item visa o controle sobre os instrumentos utilizados, para a manutenção do equipamento. Levando em consideração os itens abaixo:
4.1 Monitoramento dos resultados: Na produção dos produtos, é feito a conferencia dos seus resultados a partir de instrumentos, desta forma realizamos um controle mais preciso sobre os resultados.
4.2 Calibração dos instrumentos utilizados: Os instrumentos de medição precisam ser monitorados e aferidos para que o processo de manutenção seja sempre eficaz. 
4.3 Revisão dos processos de manutenção: Os processos de manutenção devem ser sempre revisados, para que possam está sempre prevendo erros e falhas no processo, com o intuito de melhorar a sua produção com qualidade. 
5.0 Melhoria no processo de manutenção
O Item da norma 8.5.2 Ação Corretiva da NBR ISO 9001 diz: ''A organização deve executar ações para eliminar as causas de não-conformidades , de forma a evitar sua repetição. As ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não conformidades detectadas''.
5.1 Não conformidades: É realizado um relatorio de não conformidades onde lista todas as não-conformidades, definir ações, prazos e responsáveis para resolução dessas ocorrências. Realizar mapeamento dos os ativos (OPERAÇÃO) e definir prioridades através criticidades A,B e C. Auxiliando em uma tomada de decisão. Ex: equipamento entrou em falha mais não para o processo (criticidade C) .Equipamento entrou em falha e diminuiu a capacidade de produção mas não parou o processo (criticidade B). Equipamento entrou em falha e a produção parou (criticidade A).
6.0 Manutenção Preventiva
O item da norma 8.5.3 Ação Preventiva diz: “A organização deve definir ações para eliminar as causas de nãoconformidades potenciais, de forma a evitar sua ocorrência. […] Um procedimento documentado deve ser estabelecido definindo os requisitos para […] b) avaliação da necessidade de ações para evitar a ocorrência de não-conformidades”.
A norma ISO 9001 não exemplifica nenhum plano de manutenção, ela apenas objetiva as ações de manutenção preventiva, e corretiva. Logo o departamento da manutenção fica livre para elaborar e executar planos de manutenções adequadas para manter a disponibilidade e a confiabilidade dos equipamentos no processo.

Continue navegando