Buscar

Avaliação Workshop - Cultura de Projetos como inovar na Escola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

29/04/2023
Avaliação Workshop
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Conteúdo do testeParte superior do formulário
1. Considerando nossos estudos acerca do tema e do vídeo do WS (Workshop) desse mês, responda:
 
Na atualidade nos deparamos com um imenso desafio no campo educacional, cativar os estudantes e motivá-los a estudar. São tantos recursos tecnológicos, tantos atrativos que, por vezes, as aulas tornam-se chatas e maçantes.
 
Precisamos nos preparar para enfrentar estes desafios! O WS deste mês aborda justamente um aspecto importante desta formação contemporânea.
 
Após assistir ao vídeo, responda:
 
a) Quais foram os assuntos centrais tratados no WS? Descreva qual foi a abordagem dada a estes assuntos do ponto de vista da aplicação dos mesmos em sala de aula.
 
b) Como podemos implementar estes recursos em nossas aulas de modo eficiente? Cite exemplos práticos de aplicação da proposta central do WS em uma aula (pode ser para a etapa de ensino de sua preferência).
RESPOSTA:
Os assuntos centrais tratados além da Cultura de Projetos: como inovar na escola, foram a Origem de projeto e o seu significado, finalidade, metodologia de projetos: nomenclatura, projetos de aprendizagem, papeis desempenhados no projeto, possibilidades, área de conhecimento, preocupações básicas, avaliação... enfim, de tudo um pouco que nos fez entender que um projeto bem pensado, planejado e executado faz uma diferença para todos os envolvidos ou seja, um projeto é importante na educação e participar fazendo um bom acompanhamento e o desenvolvimento das etapas de um projeto é fundamental para que ele tenha significado para os alunos e demais pessoas e assim resulte em aprendizagens, e que por sua vez será compartilhado com outras pessoas, turmas, comunidades, com seus familiares...e automaticamente vai tornando visível os seus conhecimentos muito além da sala de aula tendo seus objetivos alcançados diante da sociedade.
Tento essa visibilidade e entendimento, possivelmente um educador saberá executar aulas com propostas de inovações e fazer um pouco mais, englobando várias disciplinas como aprendemos e praticando um bom projeto como por exemplo:
Para crianças da Educação Infantil se pode planejar e realizar nos Campo de experiências: "espaços, tempos, quantidades, relações e transformações" um tema como: Apresentação do sistema numérico por meio dos rótulos dos alimentos, de uma seguinte forma que tenho como experiência de aplicação em sala de aula.
 1º dia de atividade: Conhecer uma embalagem.
1- Levar uma embalagem e mostrar as crianças que nela contem várias informações importantes, mais que juntas vão descobrir após cada uma tiver com a sua. Pedir que as crianças tragam de casa embalagens de alimentos como cereal matinal, amido de milho, café, chocolate em pó e gelatina.
2º dia de atividade: Descobrir informações numa embalagem.
1-Com uma quantidade razoável de embalagens trazidas de casa por cada criança, dividir a turma em grupos e convide os pequenos a encontrar números nos pacotes e a pensar para que eles servem.
2- As crianças devem explorar as embalagens e discutir nos grupos o que interpretaram. 
3- Organize uma socialização para que elas dividam suas descobertas, ideias e opiniões. 
4- É interessante gerar condições para que elas falem as hipóteses que encontraram e discutam as dos colegas. Nesse momento, levante questões, com o: 
• Esse grupo acredita que o número que aparece na frente da embalagem indica até quando o alimento pode ser ingerido. O que vocês pensam? 
• Será que esse número pode servir para duas coisas diferentes? 
5- Para registrar as conclusões, cole uma embalagem desmontada em um cartaz e destaque os vários números encontrados junto das hipóteses da turma para as funções de cada um. 
6- É importante ter em mente que, nesta primeira etapa, o esperado é que as 
crianças descubram novas informações por meio da exploração dos materiais, 
por isso se preocupe em provocar questionamentos e não em dar respostas. 
 
3º dia de atividade: Encontrar o alimento mais pesado e o mais leve.
1-Recupere o que foi aprendido na etapa anterior. Para isso, você pode usar o cartaz já elaborado. Se considerar necessário, acrescente outras informações ou questionamentos para que as crianças avancem nas hipóteses.
2-Em seguida, entregue quatro embalagens para cada grupo e peça que as crianças descubram os números que indicam o peso dos produtos e mostrem quais são os mais pesados. 
3-Uma dica para o sucesso da atividade é procurar embalagens que tenham a mesma unidade de medida (como "gramas", por exemplo) e números de dois ou três dígitos. Não há problema em oferecer embalagens de alimentos iguais para os diferentes grupos. Exemplo: todos podem ter uma caixa de cereais, uma de amido de milho, uma de gelatina e outra de chocolate em pó....
 
4º dia de atividade: Ordenar os alimentos pelo peso.
1-Novamente, relembre o que já foi feito e, em seguida, peça que as crianças organizem três ou quatro embalagens pelo peso, do menor para o maior. Para dar conta dessa tarefa, elas precisarão analisar as escritas dos números considerando o que já sabem sobre o sistema de numeração.
2-Esteja atento à complexidade do exercício! Se para alguns for muito difícil ordenar quatro embalagens, reduza para três ou até mesmo duas. Mais uma vez, as conclusões da turma devem ser compartilhadas. Para que os
pequenos compreendam a regularidade do sistema numérico, levante pontos importantes na organização, como: 
-Os números com menos algarismos vêm primeiro. 
-O número que começa com o algarismo menor vem na frente (no caso de números com a mesma quantidade de algarismos). 
-Quando há dois números que começam com o mesmo algarismo, temos que olhar para o segundo para saber quem vem antes. 
3-É bem provável que as crianças não utilizem a palavra algarismo, mas você pode informá-los dos nomes convencionais para que aprendam a se expressar com mais precisão. 
4-Fazer um levantamento em casa do que mais a família consome em embalagens e escrever em lista.
 
5º dia de atividade: Conscientização sobre o descarte de embalagens....

Outros materiais