Buscar

Gestão e Docência no Ensino Médio e Profissionalizante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Gestão e Docência no Ensino Médio e Profissionalizante - Avaliação Discursiva - Tentativa 1 de 1
ATENÇÃO!
Para responder a avaliação discursiva, seu texto deverá estar fundamentando de acordo com o que foi estudado na disciplina e estruturado de forma que apresente uma introdução, argumentos e justificativa.
É comum usarmos ideias de outros autores para a argumentação da resposta (chamamos isso de citação), mas você só pode fazer isso em 20% do texto total e deve apresentar de onde copiou o trecho. Assim, você deve escrever a referência com o nome do autor e livro, link da internet ou outro material (seja por mídia escrita, áudio ou vídeo) que tenha usado.
Não são permitidas cópias do material didático nem de outras mídias que não atendam essas regras, sob pena de anulação integral da resposta.
Leia atentamente ao que está sendo pedido na questão e siga as instruções para elaborar e entregar uma boa resposta!
Bons estudos!
Questão:
A nossa Carta Magna, ou seja, a Constituição Federal do Brasil, de 1988, estabeleceu um conjunto de princípios que promoveram o início da gestão democrática. E, dado ao contexto da época - saindo de um período ditatorial – isso impactou diretamente na educação brasileira.
O Artigo 206, da Constituição de 1988, e aqui consideraremos as alterações posteriores, determina que o ensino no Brasil deve ser ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; 
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; 
III -pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas. 
VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei (BRASIL, 1988).
A partir da introdução acima, dos estudos que você realizou (videoaulas, textos, e-book/livro da disciplina) e, utilizando suas próprias palavras, em um texto que tenha entre 15 e 20 linhas, responda:
a) Por que a Constituição Federal de 1988 foi importante para a educação brasileira?
b) Quais foram as principais leis criadas (legislação) para respaldar o ensino de qualidade em todas as modalidades de ensino: desde o ensino fundamental, médio e educação técnica?
*Explore seus conhecimentos sobre gestão democrática e a educação pública.
A Constituição Federal de 1988 foi importante para todos inclusive para Educação pois se tornou um direito fundamental para todos indivíduos, ou seja, não é uma possibilidade, é uma obrigação do poder público (estados e municípios) em ofertar educação gratuita a todos. E com educação se desenvolve a consciência, o conhecimento, a prática da cidadania e uma sociedade justa e igualitária. A educação é a formação do cidadão. Outro fator foram os investimentos na área da Educação aumentaram. Com a educação sendo um direito de todos é possível que as desigualdades sejam corrigidas e criem-se cidadão conscientes. A educação é transformadora e impacta a formação do cidadão.
Várias foram as Leis criadas para respaldo do ensino, entre elas a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) que foi criada afim de garantir o direito a toda população de ter acesso à educação gratuita e de qualidade. A Lei 9394 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A Lei 9.424, que dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Todas essas leis são criadas pensando no benefício da educação para a escola, alunos e comunidade trabalhando a Gestão Democrática no espaço escolar com ações que aproximam a comunidade escolar (todos envolvidos como pais, alunos, direção, equipe pedagógica e outros funcionários) com objetivo de oferecer um ensino de qualidade, participativo e assertivo.

Outros materiais