Buscar

Teorias da Origem da Vida e Regulação Gênica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

studamos as teorias do surgimento da vida e as características estruturais das moléculas que compõem o genoma. Sobre esses assuntos, leia as afirmativas abaixo e responda:
I. A teoria de Oparin e Haldane era a mais aceita até a descoberta do meteoro de Murchinson, a partir de então a teoria mais aceita foi a da panspermia.
II. A teoria mais aceita atualmente para a origem da vida na Terra é derivada da teoria de Oparin e Haldane, onde a vida surgiu de forma espontânea a partir de pequenas moléculas orgânicas.
III. O RNA e o DNA são moléculas capazes de armazenar informação genética, entretanto o DNA é mais estável e se consolidou nesta função.
IV. O mundo RNA dependia de organismos complexos.
Estão corretas as afirmativas:
Parabéns! A alternativa C está correta.
Vamos analisar caso a caso. Apesar de surpreendente, a teoria da panspermia (vida vinda do espaço) não apresenta evidências o suficiente. A teoria de Operin e Haldane se baseia na criação da vida através de moléculas orgânicas criadas de forma espontânea em um ambiente favorável que, com o tempo, formaram moléculas cada vez mais complexas. Essa teoria vem ganhando cada vez mais força com novas descobertas. Os eucariotos e procariotos utilizam moléculas de DNA para armazenar sua informação genética, a dupla fita de DNA é mais estável que o RNA. O “mundo-RNA” é uma teoria que surgiu com a possibilidade de o RNA autorreplicar.
*****************************************************************************
Vimos as principais diferenças na organização das células procariontes e eucariontes. Sobre a organização nos eucariotos, como você espera que esteja organizado o DNA de uma célula pronta para se replicar?
Parabéns! A alternativa C está correta.
Para a maquinaria de replicação ter acesso ao DNA, ele precisa estar exposto. No caso da replicação, todo o material genético será copiado para dar origem a uma nova célula filha, portanto todo o DNA precisa estar desenovelado, no estado de eucromatina. Heterocromatina seria com o DNA enovelado, dessa forma, o DNA não teria como ser replicado.
***********************************************************************
Estudamos as regulações gênicas nos procariotos e vimos que existem operons, que são trechos responsáveis por alguma função biológica. Leia as afirmativas abaixo e responda.
I. Considerando o operon Lac, a expressão do gene I é constitutiva, uma vez que não temos lactose sempre no meio intracelular.
II. Em procariotos, os genes com funções de uma mesma via metabólica estão localizados próximos uns aos outros em um operon e transcrevem para um RNAm monocistrônico.
III. O RNAm monocistrônico é capaz de ser traduzido em diferentes proteínas de uma mesma via metabólica.
IV. O operon Lac tem seu funcionamento reprimido na presença de glicose, mesmo que com altas concentrações de lactose.
Estão corretas as afirmativas:
Parabéns! A alternativa D está correta.
O operon Lac é responsável por expressar as proteínas da via metabólica de degradação da lactose, quando esta não está presente o gene I é expresso para não ter gasto fútil de energia. O RNAm dos eucariotos, transcrito a partir de diferentes genes de uma mesma via, é chamado de RNAm policistrônico e é capaz de ser traduzido em diferentes proteínas de uma mesma via metabólica. A presença de glicose impossibilita a formação indutor CRP-cAMP, logo, não ocorre a transcrição do operon Lac, mesmo quando temos a lactose.
************************************************************
Vimos que existem diferentes técnicas para avaliação da qualidade das amostras de DNA e RNA obtidas. Além disso, vimos que uma das técnicas é a mais utilizada para quantificar as amostras. Sobre esse assunto, marque a alternativa correta.
Parabéns! A alternativa C está correta.
A técnica mais utilizada para quantificação de amostras de RNA e DNA é a fluorometria, a partir da detecção da fluorescência, podemos inclusive diferenciar o RNA e o DNA com essa técnica. Também podemos usar a espectrofotometria, mas esta é limitada, uma vez que RNA e DNA se encontram na mesma faixa de absorção de luz.
******************************
Vimos que a PCR é uma ferramenta molecular para amplificação do DNA in vitro. Sobre a PCR, é correto afirmar que
Parabéns! A alternativa B está correta.
As DNA-polimerases são incapazes de reconhecer o local de início de replicação, sendo função das primases a colocação dos primeiros nucleotídeos. Assim, precisamos usar iniciadores que se anelarão por complementariedade específica à sequência-alvo desejada. O anelamento dos oligonucleotídeos permite o reconhecimento pela polimerase, que sintetizará a fita dupla a partir do molde.
***********************************************
A PCR convencional contém diversas etapas, desde pipetagem da reação até sua leitura. Considerando as etapas, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I - A temperatura de desnaturação deve ser alta o suficiente para separar as fitas duplas de DNA em fitas simples.
II - A Taq polimerase é termorresistente e sua temperatura ótima de síntese de DNA é próxima a 70ºC.
III - Logo após a amplificação, podemos facilmente visualizar o resultado, pois se trata de reação colorimétrica.
IV - Para identificarmos se nossa sequência-alvo foi amplificada, devemos separar as moléculas de acordo com o tamanho, através de eletroforese em gel de agarose, e depois revelar, usando intercalantes de DNA fluorescentes em ultravioleta.
V - A eletroforese usa a carga negativa do DNA para fazê-lo migrar através do gel em direção ao cátodo, quando submetido à corrente elétrica.
Parabéns! A alternativa E está correta.
Na PCR, ocorre o aumento exponencial do número de fitas duplas de DNA correspondentes à sequência-alvo. No entanto, esse aumento é invisível a olho nu e precisa ser revelado.
todas corretas.
*************************************************9
A PCR possui diversas aplicações, sejam elas práticas ou na pesquisa. A respeito da aplicação da PCR e de suas variações em ciências forenses, é correto afirmar que:
Parabéns! A alternativa C está correta.
Short tandem repeats (STRs) apresentam grande variação de sequência e de tamanho entre indivíduos. Pela identificação de diferentes padrões de um conjunto de STRs, podemos correlacionar amostras com grande precisão, além ser possível também estabelecer grau de parentesco.
****************************************************************
A técnica de PCR e suas variações são metodologias importantes para amplificações na pesquisa e diagnósticos. Sobre a PCR, escolha a alternativa correta:
Parabéns! A alternativa C está correta.
Um dos principais marcadores moleculares utilizados em análises forenses são as repetições curtas em tandem e não sequências conservadas. As STRs variam em tamanho e em conteúdo entre as pessoas e oferecem grande precisão na identificação de indivíduos se a detecção de várias STRs for usada em conjunto. Este processo não compara genes entre cromossomos de um único indivíduo, mas vários. Normalmente, usamos a clonagem por PCR para amplificar o gene alvo e depois inserir o gene clonado no vetor. O diagnóstico molecular da covid-19, o SARS-CoV2, assim como os demais coronavírus, tem RNA fita simples como material genético. Dessa forma, usamos a transcrição reversa para sintetizarmos um DNA viral, e o utilizamos em qPCR – ou seja, fazemos uma RT-qPCR.
*************************************************
A tecnologia do DNA recombinante possui muitas aplicações em medicina, agronegócios e biotecnologia. Com relação ao DNA recombinante, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I – As bactérias podem ser usadas como fábricas para proteínas de origens exógenas.
II – O DNA recombinante consiste na união de sequências de DNA de duas ou mais origens diferentes.
III – Podemos produzir vacinas seguras e eficazes a partir de leveduras, por meio da recombinação de DNA.
IV – A diabetes mellitus do tipo I pode ser
controlada pelo uso de insulina produzida por tecnologia do DNA recombinante.
V – A clonagem molecular não é útil na modificação de organismos pluricelulares, pois não gera organismos estáveis.
Parabéns! A alternativa D está correta.
Uma das maiores e mais lucrativas aplicações da tecnologia do DNA recombinante é o desenvolvimento de organismos complexos, como plantas e animais, chamados de organismos geneticamente modificados.
**************************************************************
Para a clonagem molecular, precisamos de um inserto, um vetor e um hospedeiro. Sobre a clonagem molecular, é correto afirmar que
Parabéns! A alternativa A está correta.
Vetores de clonagem molecular são DNAs circulares extracromossomais, dispensáveis à sobrevivência da célula na ausência de pressão seletiva, e que são replicados de forma independente por possuírem todos os elementos básicos à replicação, como origem, promotores e terminadores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando