Buscar

Princípios de Desenho: Luz e Sombra, Regra dos Três Terços e Equilíbrio Assimétrico

Prévia do material em texto

O princípio de Luz e Sombra:
É uma técnica utilizada no desenho na qual tons de cinza mesclados são aplicados para diferenciar tipos de intensidades de luz.
A luz direta é quando a luz incidi diretamente no objeto, utilizando tons mais claros.
A sombra projetada marca a projeção do objeto no plano de fundo, utilizando tons de cinza mais escuros quase preto.
 A sombra própria é a região sombreada do próprio objeto, normalmente do lado oposto do da incidência da luz, utilizando tons de cinzas nem tão claros nem tão escuros.
A luz refletida é aquela que rebate no plano de fundo e ilumina, parcialmente, o lado de sombra própria do objeto.
Já o meio tom, é a “divisão”, do ponto que recebe luz para o ponto que vai ficando mais escuro.
Um exemplo desse princípio de luz e sombra é “Figura 3.4 - Elementos do desenho de relevo Fonte: Adaptado de Hallawell (2006, p. 39) “.
O principio da regra dos três terços:
É quando, o campo visual divido (horizontal e vertical), forma quatro pontos de interseção. 
De acordo com a regra dos três terços a forma de como os elementos posicionados sobre um desses quatro pontos é intensificação da imagem.
O exemplo dessa construção é a imagem do texto da pintura a óleo que retrata um cenário de Paris. “Figura 3.6 - Exemplo de emprego da regra dos terços Fonte:  Aleksandr Prokopenko / 123RF”
O princípio do equilíbrio é assimétrico:
Não existe uma linha imaginária que divide dois lados iguais, mas o equilíbrio é formado por meio da composição que o artista gera na sua obra.
Exemplo de obra é “O ensaio de balé”, que traz em sua composição conduz olhar do espectador da parte superior esquerda da tela até a parte inferior direita.
O princípio na parte esquerda da tela, o artista contrasta a área sobrecarregada ao fundo, com espaço aberto “vazio” na parte inferior, em primeiro plano.

Continue navegando