Buscar

N1 - Comércio Eletrônico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso aplicativo Essensiallez, o comércio eletrônico via App que deu errado.
Desde o surgimento da internet, as empresas vivem uma transformação na forma em como disponibilizam e vendem seus produtos e serviços. Com o surgimento do comércio eletrônico (e-commerce), abriu-se um leque de oportunidades onde as empresas ficaram mais próximas dos seus clientes, quebrando barreiras de localização, revolucionando a maneira de como ofertar produtos e na experiência de consumo sem a necessidade de ir até a um ponto físico. Além disso, o e-commerce consegue captar dados dos usuários que ajudam na estratégia de vendas conforme localidade e perfil do consumidor. 
Construir uma plataforma de e-commerce é um processo complexo, que requer uma compreensão maior dos negócios, das tecnologias e das questões sociais. Isso exige a criação de um plano e a escolha da tecnologia certa. É preciso compreender os custos envolvidos e a infraestrutura básica (STEFANO; ZATTAR, 2016).
Com o aumento da criação de aplicativos para dispositivos móveis, a disponibilidade das ofertas tornou-se ainda mais dinâmica, onde em qualquer lugar o consumidor pode efetuar a compra de uma geladeira por exemplo. Isso aumenta também a exigência na segurança de trafegar informações, opções de pagamento, facilidade e rapidez no uso da aplicação.
Avaliando o caso da Essenciallez, percebe-se que apesar do alto investimento, lançaram o aplicativo sem realização de testes, etapa essencial para identificar possível lentidão, falta de segurança e usabilidade confusa. Desta forma os clientes desistiam da compra, gerando insatisfação e baixa venda pelo canal.
A Essenciallez deve urgente rever todo o projeto, pensando em diminuir etapas na jornada de compra, avaliar o tempo de resposta desde o acesso até a finalização da compra. Além disso, facilidade para se cadastrar no aplicativo, principalmente para usuários costumeiros do site. Para decisão de compra, o consumidor quer uma navegação fácil, segura, intuitiva e com o máximo de informações do produto como preço, características e prazo de entrega. 
Referências bibliográficas:
STEFANO, N.; ZATTAR, I. C. E-commerc e: conceitos, implementação e gestão. Curitiba: InterSaberes, 2016.
 WEBCONFERÊNCIA | COMERCIO ELETRONICO - DIA: 15/03/2023, disponível em <https://animaeducacao.zoom.us/rec/share/24wGv4Y1a-3Pye2h0IE-ezrAHMyawq_jz0YkxSOrlyU5MTak5hb1r1iopvpdsQs.b3LgfnUu_6oEiRl6>

Continue navegando