Buscar

QUESTÕES MÓDULO 3 BIOLOGIA - CURRÍCULO EM AÇÃO FORMAÇÃO BÁSICA (ENSINO MÉDIO)

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
O Material de Apoio ao Planejamento e Práticas de Aprofundamento (MAPPA) de cada Aprofundamento Curricular traz sugestões práticas e orientações didáticas para as diferentes etapas do trabalho docente. Dessa maneira, explícita ou implicitamente, encaminha recomendações para o efetivo planejamento integrado dos componentes curriculares que compõem cada Aprofundamento Curricular.
Considere as seguintes recomendações:
I. Ao longo das atividades para desenvolvimento dos componentes curriculares, espera-se que os professores, intencionalmente, apoiem os estudantes em seus processos de reflexão para planejar e alcançar seus objetivos presentes e futuros, para aprender a fazer a gestão do seu próprio tempo e para se organizar e a ampliar seu repertório sobre as possibilidades de seu futuro, aspectos fundamentais especialmente quando se trata dos Aprofundamentos Curriculares.
II. Na implementação dos Aprofundamentos Curriculares, espera-se que os docentes acompanhem sistematicamente os estudantes nas atividades que realizam, registrem as evidências de suas aprendizagens e, ainda, ofereçam-lhes devolutivas sobre elas. Com isso, espera-se que estudantes e professores tenham feedback sobre seu desempenho. No caso dos estudantes, para que identifiquem hábitos ou práticas de estudo que devem ser fortalecidas ou substituídas; já para os professores, para que possam investir na reformulação de práticas que se revelem insuficientes para assegurar as aprendizagens pretendidas.
III. No desenvolvimento das atividades que compõem os componentes dos Aprofundamentos Curriculares, os professores devem criar oportunidades para que os estudantes avancem em autonomia, autoria e protagonismo, identificando, eles próprios, suas facilidades, dificuldades e possibilidades para resolver eventuais desafios.
IV. O Currículo Paulista assume o compromisso com a formação integral e o desenvolvimento de competências socioemocionais. Na etapa do Ensino Médio, é recomendável que o desenvolvimento dessas competências fique restrita e potencializada no espaço da Formação Geral Básica, uma vez que os Aprofundamentos Curriculares têm compromisso com a preparação dos estudantes para a continuidade de seus estudos ou para o Mundo do Trabalho, o que exige foco privilegiado no desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas.
Assinale a alternativa que indica recomendações adequadas ao desenvolvimento bem-sucedido dos Aprofundamentos Curriculares selecionados pelos estudantes:
a.
I e II, apenas.
b.
I, II e III, apenas.
Você identificou todas as recomendações coerentes com os fundamentos do Currículo Paulista. De fato, embora os estudantes contem com um componente específico para a construção de seu Projeto de Vida, é indispensável que sejam apoiados para que, ao longo de todas as atividades escolares, possam aprender a planejar suas práticas de estudo e a organizar o seu tempo, como se afirma em I. Por sua vez, a II expressa o compromisso com a prática da avaliação formativa, a que mais pode contribuir para a melhoria das aprendizagens – de alunos e estudantes – mais uma recomendação coerente com o Currículo Paulista. Finalmente, na III, há mais uma recomendação coerente com os compromissos do Currículo Paulista: o investimento no desenvolvimento do protagonismo juvenil.
c.
I, II, III e IV.
d.
I, III e IV, apenas.
e.
I e III, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em uma discussão inicial sobre planejamento integrado, um grupo de professores de Aprofundamentos Curriculares argumentou que não era favorável às discussões coletivas, por considerar que perdiam a autonomia por ter de ficar dependendo dos colegas para avançar em suas aulas, além de ficarem impedidos de decidir o que fazer nos componentes que lecionam.
Utilizando as aprendizagens que desenvolveu neste curso, analise as afirmações a seguir:
I. A perda da autonomia ocorre quando o docente realiza uma tarefa seguindo estritamente prescrições externas, sem que tenha clareza quanto ao sentido e ao significado da sua atuação, desconsiderando o contexto da escola e das turmas em que atua.
II. A autonomia docente não pode ser entendida como liberdade total de fazer o que se quer, desconsiderando seus pares e sobrepondo-se às dimensões éticas.
III. A autonomia pressupõe a liberdade para a tomada de decisões baseadas em escolhas individuais; entretanto, requer que o docente tenha os conhecimentos necessários para realizar as escolhas mais adequadas, além de capacidade de julgamento e de tomada consciente de decisões.
IV. No planejamento integrado, quando o diálogo entre os professores tem como foco oferecer aos estudantes uma visão integrada dos fatos e dos fenômenos estudados, é provável que ocorram negociações produtivas, em que se tomem decisões quanto aos enfoques e aos detalhamentos que serão assegurados por cada docente, considerando as especificidades da área de conhecimento de sua formação inicial.
Assinale a alternativa que indica argumentos favoráveis à realização do planejamento integrado dos Aprofundamentos Curriculares.
a.
I e II, apenas.
b.
I e III, apenas.
c.
I, II e III, apenas.
d.
I, II, III e IV.
Você reconheceu que todas as afirmações trazem aspectos importantes a serem considerados quando se trata de argumentar que o planejamento integrado não compromete a autonomia do professor. É preciso compreender que a autonomia docente é uma necessidade educativa, à medida que o professor é quem precisa tomar suas decisões no exercício docente, atuando de acordo com suas convicções, conhecimentos e capacidades, mas as discussões conjuntas o preparam para ampliar suas possibilidades de análise do que está ocorrendo com seus estudantes.
e.
I, III e IV, apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere as seguintes afirmativas a respeito da organização curricular do Ensino Médio nas escolas estaduais do Estado de São Paulo:
I. Na composição dos Itinerários Formativos, há uma parte comum que deve ser cursada obrigatoriamente por todos os estudantes – composta pelos componentes do Inova – e uma parte destinada aos Aprofundamentos Curriculares, de escolha dos estudantes, estruturada com base nas competências gerais do Currículo em Ação e nas habilidades especificas dos quatro eixos estruturantes.
II. Na estrutura curricular do Ensino Médio, a Formação Geral Básica (FGB) é composta pelas quatro áreas de conhecimento, sem a destinação de carga horária específica para cada um dos componentes curriculares dessas áreas, articuladas aos componentes Projeto de Vida, Tecnologia e Inovação, e Língua Inglesa. A FGB articula-se aos Aprofundamentos Curriculares por área de conhecimento e integrados entre áreas.
III. Os Aprofundamentos Curriculares podem ser organizados com base em uma ou mais áreas de conhecimento ou, ainda, de maneira a permitir o desenvolvimento da Formação Técnica Profissional – seja por meio do Novotec Integrado, seja pela articulação entre uma área de conhecimento e uma qualificação profissional, como ocorre no Novotec Expresso.
IV. A indissociabilidade entre a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos permite a liberdade de escolha, pelo estudante, das áreas e dos componentes que ele vai cursar em todo o Ensino Médio.
Assinale a alternativa que reúne as características dessa organização curricular nas escolas estaduais do Estado de São Paulo:
a.
I, III e IV, apenas.
b.
I, II e III, apenas.
c.
I, II, III e IV.
Reveja sua resposta, considerando a seguinte reflexão: como se afirma em I, na composição dos itinerários formativos, há uma parte comum (composta pelos componentes do Inova) e uma parte destinada aos Aprofundamentos Curriculares (AC), de escolha dos estudantes. Além disso, como se afirma em III, os AC podem ser organizados com base em uma ou mais áreas de conhecimento ou, ainda, de maneira a permitir o desenvolvimento da formação técnica profissional – seja pormeio do Novotec Integrado, seja pela articulação entre uma área de conhecimento e uma qualificação profissional (Novotec Expresso). Retome, ainda, o que se afirma em II e IV: nas escolas estaduais, a carga horária destinada à Formação Geral Básica é distribuída pelos componentes de cada área – e não pelas áreas de conhecimento, como se afirma em II. Já em relação à IV, reflita: o estudante do Ensino Médio pode fazer, na FGB, a opção pelas áreas de conhecimento de sua escolha ou essa possibilidade existe apenas no que se refere aos aprofundamentos curriculares?
d.
I e III, apenas.
e.
I e II, apenas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Ao analisar as habilidades específicas da sua área de conhecimento associadas a cada um dos eixos estruturantes:
Solicitação de organização por área:
· LGG – Clique aqui para baixar o arquivo de Linguagens e suas tecnologias.
· MAT – Clique aqui para baixar o arquivo de Matemática e suas tecnologias.
· CNT – Clique aqui para baixar o arquivo de Ciências da Natureza e suas tecnologias.
· CHSA – Clique aqui para baixar o arquivo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
· FTP – Clique aqui para baixar o arquivo de Formação Teórica e Profissional
Uma das conclusões possível é que:
a.
Na sua área de conhecimento, as habilidades específicas associadas aos eixos estruturantes são todas voltadas para competências que desenvolvem o saber fazer, tendo em vista a construção do Projeto de Vida dos estudantes.
b.
Em todos os eixos as habilidades expressam apenas um saber fazer, indicando ações individuais que devem ser realizadas pelos estudantes.
c.
Nos diferentes eixos, os objetos de conhecimento explicitados nas habilidades específicas da sua área orientam a construção de novas competências para além das definidas na FGB.
d.
Os eixos estruturantes se interrelacionam e se interpenetram, pois as habilidades específicas da sua área associadas a cada um dos eixos estruturantes precisam ser mobilizadas integradamente para apoiar efetivamente os estudantes para que possam resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do Mundo do Trabalho.
Você acertou! Concluiu corretamente que as habilidades específicas da sua área associadas a cada um dos eixos estruturantes se integram e se complementam. Por essa razão, é necessário que, em sala de aula, se garanta a integração entre os eixos, o que contribuirá para que os estudantes mobilizem habilidades que venham a desenvolver para resolver as demandas reais da vida cotidiana.
e.
As habilidades específicas do eixo estruturante Investigação científica explicitam aprendizagens com foco em procedimentos e técnicas do fazer científico, preparando o estudante para a continuidade de seus estudos.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considere os seguintes pressupostos de formação relativos aos eixos estruturantes dos Itinerários Formativos:
I. Expandir a capacidade dos estudantes de idealizar e realizar projetos criativos associados a uma ou mais áreas de conhecimento, à Formação Técnica e Profissional, bem como a temáticas de seu interesse.
II. Ampliar a capacidade dos estudantes de utilizar conhecimentos relacionados a uma ou mais áreas de conhecimento, à Formação Técnica e Profissional, bem como a temas de seu interesse para realizar projetos que contribuam com a sociedade e o meio ambiente.
III. Ampliar a capacidade dos estudantes de investigar a realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado, por meio da realização de práticas e produções científicas relativas a uma ou mais áreas de conhecimento, à Formação Técnica e Profissional, bem como as temáticas de seu interesse.
IV. Expandir a capacidade dos estudantes de mobilizar conhecimentos de diferentes áreas para empreender projetos pessoais ou produtivos articulados ao seu Projeto de Vida.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre cada eixo estruturante dos Itinerários Formativos e seu pressuposto.
a.
III – Investigação científica
II – Processos criativos
I – Mediação e intervenção sociocultural
IV – Empreendedorismo
b.
II – Investigação científica
IV – Processos criativos
I – Mediação e intervenção sociocultural
III – Empreendedorismo
c.
IV – Investigação científica
I – Processos criativos
II – Mediação e intervenção sociocultural
III – Empreendedorismo
d.
I – Investigação científica
II – Processos criativos
III – Mediação e intervenção sociocultural
IV – Empreendedorismo
e.
III – Investigação científica
I – Processos criativos
II – Mediação e intervenção sociocultural
IV – Empreendedorismo
Você estabeleceu corretamente a relação entre cada eixo estruturante e seu pressuposto formativo, uma condição que pode orientar você quando for mediar e/ou intervir nas discussões durante a realização de atividades investigativas e na análise das produções e das conclusões dos estudantes.
Feedback
Sua resposta está correta.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Continue navegando