Buscar

Avaliação do estado nutricional de pacientes hospitalizados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação do estado nutricional de pacientes hospitalizados
Desafio
No Brasil, a partir do Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional Hospitalar (IBRANUTRI), estudo realizado com quatro mil pacientes de hospitais distribuídos por 12 estados do país, revelou que 48% dos pacientes estavam desnutridos. Destes, 33,2% já possuíam esta condição nos primeiros dois dias, constatando que grande parte dos pacientes desnutridos já possuía um estado nutricional debilitado no início da hospitalização.
Você é nutricionista clínica de um hospital e desenvolve suas atividades diárias na unidade de internação de cardiologia e pneumologia, trabalhando no horário das 07h as 13hs, de segunda à sábado. Ontem às 14hs, deu entrada um paciente novo.
Clique na imagem para se apropriar do quadro clínico dele:
Com base nesta situação hipotética, responda as questões que seguem:
a) Qual instrumento você utilizaria para realizar a triagem e a avaliação do estado nutricional do paciente? Justifique.
b) Em qual prazo você aplicaria este instrumento? Comente.
Padrão de resposta esperado
a) O instrumento mais indicado seria a Miniavaliação Nutricional (MAN). A MAN foi desenvolvida especificamente para a avaliação nutricional de idosos. Trata-se de um parâmetro subjetivo de avaliação, sensível em identificar o risco nutricional e a desnutrição em estágio inicial, sendo um indicador prognóstico significativo para morbidade e mortalidade. Inclui aspectos físicos e mentais que frequentemente atingem o idoso, além de utilizar parâmetros antropométricos, laboratoriais e hematológicos. O questionário da MAN é dividido em duas partes, sendo que a primeira é composta por seis perguntas e, ao seu término, tem-se a identificação do risco nutricional (triagem nutricional). Já a segunda parte da MAN é subdividida em quatro blocos de perguntas específicas para avaliar o estado nutricional. Portanto, quando aplicado de forma integral, o instrumento permite realizar a triagem nutricional, assim como a avaliação do estado nutricional.
b) O prazo de aplicação de instrumentos de triagem e de avaliação do estado nutricional é de 72 horas (3 dias) a partir do momento da internação, ressaltando a importância da avaliação do estado nutricional nos primeiros dias de hospitalização. Isso se deve ao fato de que muitos pacientes já se encontram em estado de risco nutricional ou com algum grau de desnutrição no momento da hospitalização. Portanto, a precocidade na aplicação de instrumentos ou métodos de triagem e de avaliação nutricional proporcionam a emissão rápida do diagnóstico nutricional e as suas adaptações pertinentes na conduta nutricional (plano alimentar).

Outros materiais