Buscar

Recrutamento e Seleção é uma área de Recursos Humanos que objetiva atrair

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Recrutamento e Seleção é uma área de Recursos Humanos que objetiva atrair, escolher e contratar a pessoa certa para uma vaga de emprego. Assim, o processo de recrutamento e seleção de pessoas é uma avaliação que ocorre por meio de entrevistas, testes de competência.
O processo de Recrutamento e Seleção de pessoas está presente em diferentes formas na sociedade desde os primórdios do capitalismo. Certamente é um dos processos mais importantes de qualquer empresa. Envolve diferentes técnicas, metodologias e etapas e vem se transformando nos últimos anos.
A mudança de ótica que a área de Recursos Humanos sofreu recentemente para se tornar mais estratégica. Agora, ficou claro que encontrar o talento certo é fundamental para construir uma empresa de destaque no mercado. E isso vai se tornar ainda mais relevante a cada ano.
A inovação tecnológica e as novas políticas de inclusão social trouxeram junto uma mudança no perfil dos profissionais de diversos segmentos e no modo de atuação do RH, que precisou adequar posturas e estratégias para recrutar perfis alinhados com a cultura das empresas.
Diferentes setores passaram por mudanças ao longo da última década. Muitos desses avanços se deram no campo da tecnologia e isso não tem sido diferente com a área de Recrutamento & Seleção, que incorporou muitas inovações nos últimos anos e mantém isto como tendência. Ainda mais acelerados com relação a mudanças de paradigmas foram os dois últimos anos, nos quais, por conta da pandemia, muitas adequações tiveram de ser feitas.
De fato, a incorporação da tecnologia em diferentes frentes, incluindo sua adesão aos setores de recrutamento e seleção, não é algo passageiro. É uma tendência que veio para ficar. As pessoas que atuam como recrutadores puderam acompanhar essas mudanças e já percebem que elas serão parte dos setores daqui em diante. Novas habilidades, novas métricas e novas ferramentas são utilizadas no momento. Mas e a partir daqui? Quais são as tendências para o setor de Recrutamento e Seleção? separei cinco tendências para 2022:
· Foco na experiência do candidato; focando na experiência do candidato, a instituição atrai os profissionais que são necessários e ainda cria um vínculo positivo com os que não foram aprovados, fortalecendo sua marca.
· Trabalho remoto; as políticas de trabalho no formato home office já se estabeleceram e muita gente não se vê mais voltando aos escritórios diariamente e dias inteiros. Nem que seja no modelo híbrido, essa é uma tendência que não parece estar terminando mesmo com a melhora da pandemia.
· Recrutamento por mídia social; atualmente, boa parte da população economicamente ativa está nas redes sociais. Por isso, as estratégias de recrutamento muitas vezes têm de passar por elas. Quando falamos em redes social para recrutamento não estamos falando apenas do LinkedIn, que tem um perfil mais voltado a esse tipo de ação, mas também de outras ainda mais usadas aqui no Brasil, como o Instagram
· Inteligência Artificial (IA) usada em recrutamentos; A Inteligência Artificial vem para auxiliar as etapas mais burocráticas dos processos seletivos, como por exemplo a triagem de potenciais candidatos, tornando a seleção mais ágil e eficaz por meio de automação. 
· People Analytics para processo de Recrutamento & Seleção. Dados concretos podem reduzir as incertezas dos processos seletivos. Esse é o objetivo da utilização de People Analytics: ter em mão mais informações sobre o candidato e seus comportamentos na internet.

Continue navegando

Outros materiais