Buscar

2 Avaliação Direito do Trabalho

Prévia do material em texto

Segunda Avaliação Parcial 
	(  ) 1ª Parcial        ( X ) 2ª Parcial        (  ) Final           (   ) Múltipla    (    ) Exame Especial
	Disciplina: Direito do Trabalho III
	Período: D8N
	Professor: Thiago Loures Machado Moura Monteiro
	Aluno: 
	Valor da avaliação: 30 pontos
	Pontos obtidos:
	Data: 06.05.2021
	INSTRUÇÕES PARA A AVALIAÇÃO:
1- Para cada resposta (de cada letra de questão), você poderá usar até 10 linhas, com fonte times new roman, tamanho 12. O envio da prova pelo sistema, incluindo a conferência do arquivo e do envio é de responsabilidade exclusiva do(a) aluno(a).
2- Ao responder a questão, atente-se ao que for solicitado no enunciado. Caso, por exemplo, o enunciado pergunte se um contrato é válido, ordenando que justifique sua resposta, você deverá responder expressamente o que foi perguntado, com as justificativas expressas por suas palavras, acompanhada da indicação dos artigos de lei que eventualmente reforcem ou fundamentem sua resposta. A simples transcrição de um artigo de lei, não é considerado resposta (mesmo critério adotado no exame da OAB).
3- Ao indicar um artigo jurídico para fundamentar sua resposta, a indicação deve ser completa, por exemplo: art. 7.005, § 5º da CLT. Caso indique apenas o caput do artigo, mas o que responde a questão está em um parágrafo, você não obterá a pontuação pela indicação do dispositivo legal. Assim como se não colocar de onde é o artigo, como quando escreve art. 7.005, §5º, sem mencionar que é da CLT, pois poderia ser de qualquer outro diploma legal, o que torna a resposta inválida para pontuação pela indicação de dispositivo legal. ( mesmo critério adotado no exame da OAB).
4- É expressamente vedado, criar informações fáticas que não estejam constantes no enunciado. 
5- Caso o enunciado faça pedido de indicação de julgados de Tribunais Regionais do Trabalho (TRT’s) ou do Tribunal Superior do Trabalho (TST), você deverá indicar o acórdão, transcrevendo a ementa do julgado e ainda indicando expressamente os dados do processo: número do processo, nome do relator do acórdão, origem da decisão (de qual Tribunal e turma foi o julgado), e ainda a data da publicação do julgado, no Diário do Judiciário Eletrônico. Dessa forma, a indicação apenas do número do processo, ou apenas da ementa, não será considerado como resposta válida. Obs.Para pesquisas de jurisprudências você pode consultar pelos sites dos Tribunais, ou sites de pesquisa jurisprudencial. 
6- O prazo de resposta e entrega da avaliação é de 24 horas, a contar horário de início da disponibilização da prova no sistema. 
7- A Entrega será feita exclusivamente pelo portal EAD. 
Boa avaliação a todos.
1- Considere a seguinte situação hipotética, e responda as questões abaixo: “Woody da Silva foi eleito suplente do cargo de diretor de cooperativa em 13.05.2020. Já Zurg da Silva foi eleito pelos seus colegas de trabalho, como suplente do representante dos empregados na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da empresa ABC LTDA, no dia 29.05.2020. Ambos foram demitidos sem justa causa, em 20.08.2020.”
 
A- Explique se a dispensa do Senhor Woody da Silva é considerada válida. Justifique sua resposta, indicando dispositivo de súmula ou orientação jurisprudencial que fundamente sua resposta. (5,0 pontos)
Será considerada válida. Pois embora o artigo 55 da lei 5764/71 diga que “Os empregados de empresas que sejam eleitos diretores de sociedades cooperativas pelos mesmos criadas, gozarão das garantias asseguradas aos dirigentes sindicais pelo artigo 543 da Consolidação das Leis do Trabalho)”, O sr Woody fora eleito suplente do cargo de diretor de cooperativa. Desta forma este não terá sua estabilidade provisória garantida, podendo ser demitido a qualquer momento.
B- Explique se a dispensa do Senhor Zurg da Silva é considerada válida. Justifique sua resposta, indicando dispositivo de súmula ou orientação jurisprudencial que fundamente sua resposta. (5,0 pontos)
Não será considerada válida. Pois de acordo com a Súmula 339,I do TST “O suplente da CIPA goza da garantia de emprego prevista no art. 10, II, "a", do ADCT a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988”. Desta forma como Zurg foi eleito pelos empregados para o cargo de suplente,3 (três) meses antes de sua demissão gozará da sua estabilidade provisória, pois esta contará do registro de sua candidatura até 1 (um) ano do fim de seu mandato. 
2- Considere o seguinte caso hipotético e responda as questões em sequência: “Tony Stark foi contratado pela empresa HEROES LTDA em 13.05.2018, e foi dispensado por justa causa, por ato de improbidade, no dia 20.03.2021, após apresentar atestado médico falso para seu empregador.”
A- Caso Tony queira questionar a dispensa por justa causa, te informando que não apresentou atestado médico falso para o empregador, indique qual o pedido deveria ser formulado em reclamação trabalhista, além de uma eventual indenização por dano moral/material. (5,0 pontos)
 
Deverá ser requerido um pedido de dispensa imotivada, devendo o empregador pagar o aviso prévio indenizado e suas projeções mais os reflexos trabalhistas garantidos por lei como férias proporcionais, acrescidas do terço constitucional, computada a projeção do aviso prévio, décimo terceiro salário proporcional, computada a projeção do aviso prévio e indenização de 40% sobre o FGTS. Poderá ser pleiteada também a multa do art. 477§8° da CLT, conforme súmula 36 do TRT 3.
B- Caso Tony não queira discutir a dispensa por justa causa, mas sim ajuíze uma ação pedindo o pagamento de 13º salário proporcional na rescisão por justa causa, indique o argumento jurídico completo para defender a empresa HEROES LTDA. Justifique a resposta, com indicação expressa do dispositivo de lei que fundamenta a resposta. (5,0 pontos)
 
Neste caso Tony não terá direito a receber o 13º salário. Pois de acordo com o artigo 3º da lei 4090/62 que regulamenta esta gratificação “Ocorrendo rescisão, sem justa causa, do contrato de trabalho, o empregado receberá a gratificação devida nos termos dos parágrafos 1º e 2º do art. 1º desta Lei, calculada sobre a remuneração do mês da rescisão”. Desta forma o disposto em lei implica no pagamento desta gratificação somente àqueles demitidos sem justa causa, não possuindo Tony direito ao pleito requerido.
3- Considere a seguinte situação hipotética e responda a questão a seguir: “Moana da Silva trabalha na empresa MOTONUI LTDA, contudo encontra-se sem receber seu salário há 4 meses, e verificou que o seu FGTS não é recolhido há 6 meses. Diante do cenário crítico passado pela obreira, a mesma não tem mais interesse em continuar trabalhando na empresa e lhe contrata para ajuizar a medida judicial cabível no interesse de Moana.” Indique qual seria o pedido a ser formulado para atender o desejo de Moana, justificando sua resposta, com a indicação completa do dispositivo legal aplicável. (5,0 pontos).
O pedido a ser formulado será o de rescisão indireta do contrato de trabalho, pelo empregador não cumprir com suas obrigações contratuais, tal argumentação possui fundamentação legal disposta no art 483 alínea D da CLT que cita “O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando: D -  não cumprir o empregador as obrigações do contrato”.
4- Cite um jugado de um Tribunal Regional do Trabalho ou do Tribunal Superior do Trabalho, que mantém uma dispensa por justa causa, aplicada pelo empregador. Indique a ementa mencionando os motivos para manutenção da dispensa por justa causa, além dos dados do julgado, como número do processo, nome do relator do acórdão, origem da decisão (de qual Tribunal e turma foi o julgado), e ainda a data da publicação do julgado, no Diário do Judiciário Eletrônico). (5,0 pontos). Obs. Se a ementa ultrapassar o limite de 10 linhas, não tem problema, indique ela de forma completa. 
AGRAVO. AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. PROCESSO SOB A ÉGIDE DA LEI Nº 13.015/2014 E ANTERIOR À LEI Nº 13.467/2017. 1. PRELIMINAR DE NULIDADE DO JULGADO POR NEGATIVA DEPRESTAÇÃO JURISDICIONAL. NÃO CONFIGURAÇÃO. 2. DISPENSA POR JUSTA CAUSA. MATÉRIA FÁTICA. SÚMULA 126/TST. 
(TST - PROCESSO Nº TST-Ag-AIRR-12607-51.2015.5.15.0010,Ministro Relator: MAURICIO GODINHO DELGADO. A C Ó R D Ã O (3ª Turma) GMMGD/mg/ed/ef . Publicado Acórdão em 05/03/2021.)

Continue navegando