Buscar

Trabalho Av2 Contabilidade Gerencial

Prévia do material em texto

Universidade Veiga de Almeida
Curso Administração EAD
Aluna: Kenny Géssica Barbosa Rodrigues
Matrícula: 1200105227
Disciplina: Contabilidade Gerencial
Tutora: MARIZANE DOS SANTOS BRITO
 
 
Teoria das restrições (TOC)
Teoria das restrições x Custeio por absorção
Os processos decisórios não são tarefas fáceis em uma empresa, e para tomar a melhor decisão possível, é necessário reunir informações e utilizar dos melhores métodos disponíveis. Com o decorrer do tempo, o gerenciamento empresarial foi se aprimorando cada vez mais, sempre surgindo novas teorias, estudos e tecnologias que beneficiam o gerenciamento das instituições. Em 1984 nascia uma nova teoria que iria facilitar os processos decisórios, gerando informações importantes que levam a empresa para o caminho certo, gerando sucesso e satisfação no âmbito empresarial.
A teoria das restrições surgiu em 1984, e logo se tornou uma filosofia de negócio. Isso porque sua forma de analisar dados facilitam identificar possíveis erros, e ajudam a encontrar as soluções de acordo com cada tipo de problema, ela analisa, corrigi e reinventa. Sua metodologia se mostrou eficaz por que apresenta soluções satisfatória para os problemas e o seu principal objetivo é otimizar a produção, aumentar os lucros e facilitar os processos. 
O custeio por absorção é um método usado para apurar os custos da produção. Ele leva em consideração todos os custos que a empresa tem para produzir um produto ou gerar um serviço, atribuindo uma parcela para cada produto. Através do método custeio por absorção é possível ratear os custos fixos e vareáveis no processo de produção. Porém a empresa que utiliza esse método não tem uma visão ampla das áreas que precisam de suporte, e por isso, não conseguem identificar claramente quanto devem produzir, ou quando, para maximizar os lucros. Esse sistema tornou-se obsoleto, mas já foi eficaz, isso porque no século que foi criado o maior custo da indústria era com mão de obra direta, e as despesas gerais e administrativas detinham uma parcela pequena nos custos, porém, atualmente as despesas gerais e administrativas detêm uma grande parcela do total de gastos.
Através das TOC é possível identificar as restrições, explorar as restrições, subordinar recursos, elevar as restrições e voltar ao início, ou seja, repetir o processo até obter resultados satisfatórios. Quando a empresa utiliza as ferramentas certas, capaz de gerar informações que mostram com precisão o que deve ser feito, onde deve ser feito e quando deve ser feito, essa empresa tem grandes vantagens competitivas. Ao analisar ambos os métodos podemos observar que a ferramenta certa para a análise certa tem grande peso no resultado final, podendo minimizar os gastos e maximizar os lucros e gerar resultados positivos, por isso, a utilização da ferramenta TOC é objetiva e garante um melhor resultado para a tomada de decisão, e sua precisão nas informações geram um grande potencial competitivo para a empresa que a utiliza. 
Referências:
Material da disciplina unidades 3 e 4.
Titulo (abepro.org.br)
Teoria das Restrições: o que é e como aplicar no seu negócio - Ema - Muito mais que software.
Custeio por absorção: o que é, objetivo e como calcular (investorcp.com)
Comparativo entre a teoria das restrições e o sistema de custos por absorção como uma ferramenta de decisão para maximizar ... (abepro.org.br)

Continue navegando