Buscar

A1 ERGONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ERGONOMIA E FISIOTERAPIA DO TRABALHO
ATIVIDADE 1 A1
A ergonomia apresenta em seu conceito a necessidade de se estudar a relação do trabalhador com o ambiente de trabalho, a maneira como ele lida com as máquinas, os equipamentos e o sistema de produção, pois o resultado de uma perfeita interação com esses componentes, representa para a empresa ganhos, em eficiência e produtividade.
Considerando a importância da ergonomia, faça uma análise refletindo sobre o seu objetivo no local de trabalho, definindo o papel e a relevância de cada tipo de ergonomia para a atuação do Engenheiro de Produção, apresentando as etapas e os elementos do estudo antropométrico, definindo a biomecânica e a diferenças entre biomecânica interna e externa e apresente a importância da fisiologia para a ergonomia, com o trabalhador e a preservação da sua saúde em foco.
Resposta:
As empresas que trabalham em linha de produção, normalmente as indústrias, possuem uma preocupação em relação a meta de produção do dia/turno, analisando este cenário de linha de produção, algumas empresas se preocupam nas condições de trabalho para que o colaborador possa produzir com conforto e qualidade, com isso a ergonomia é uma grande aliada, pois ela serve para analisar e aplicar diversas melhorias no ambiente de trabalho.
As etapas de ergonomia aplicada no ambiente de trabalho:
Ergonomia física: é a parte da ergonomia que estuda a associação do trabalho com o trabalhador no que se refere aos aspectos físicos (anatomia, antropometria, fisiologia e biomecânica), verificando postura, manuseio de materiais e equipamentos, a repetição de movimentos e como esses influenciam no funcionamento das articulações e musculaturas.
Ergonomia cognitiva: está relacionada com as características mentais do trabalhador, questões como resposta motora, percepção, raciocínio e memória, avaliando os processos mentais utilizados na execução das tarefas e analisando a maneira como afetam as interações com os outros sistemas. Avaliam-se as respostas dos indivíduos referentes aos processos de tomada de decisão; em situações de estresse proveniente das rotinas de trabalho; sua interação com as máquinas; esforço mental de trabalho; desempenho, motivação e satisfação. 
Ergonomia organizacional: é conceituada como macroergonomia, uma vez que abrange aspectos como ambiente de trabalho, modo de operação, fatores humanos, técnicas e instrumentos, com a finalidade de proporcionar melhorias nas condições de trabalho no ambiente organizacional.
Estas avaliações ergonômicas são realizadas por profissional qualificado em conjunto a equipe da área de medicina Ocupacional, gerência de produção, segurança do trabalho e principalmente com a participação dos colaboradores, pois são eles que atuam na linha de frente.
A Antropometria conhecida como uma linha da antropologia, a antropometria, palavra formada pela junção de duas palavras de origem grega – ántrophos (homem ou ser humano) e métron (medida), trata das grandezas do corpo humano, bem como análise e comparação de assuntos relacionados à genética e à biologia do ser humano.
A antropometria divide-se em: 
1. Antropometria estática: as medidas se referem ao corpo parado ou com poucos movimentos e as medições realizam-se entre pontos anatômicos claramente identificados. Ela deve ser aplicada ao projeto de objetos sem partes móveis ou com pouca mobilidade, como no caso do mobiliário em geral (IIDA, 2005, p. 110). 
2. Antropometria dinâmica: mede os alcances dos movimentos. Os movimentos de cada parte do corpo são medidos mantendo-se o resto do corpo estático, é aplicada nos casos de trabalhos que exigem muitos movimentos corporais ou quando se devem manipular partes que se movimentam em máquinas ou postos de trabalho (IIDA, 2005, p. 110).
 3. Antropometria funcional: são as medidas antropométricas relacionadas com a execução de tarefas específicas, cada parte do corpo não se move isoladamente, mas há uma conjugação de diversos movimentos para se realizar uma função, envolvendo alcance das mãos, o movimento dos ombros, rotação do tronco, inclinação das costas e o tipo de função que será exercido pelas mãos (IIDA, 2005, p. 110).
A biomecânica é a ciência que estuda o corpo humano e seus movimentos com base nas leis, preceitos, métodos e fundamentos de anatomofisiologia e suas causas no organismo do ser humano. No ambiente de trabalho, os movimentos realizados pelo trabalhador no desenvolvimento de suas atividades são estudados pela biomecânica ocupacional, permitindo que problemas relacionados com a postura inadequada, um dos maiores causadores de doenças e dores apresentados pelos trabalhadores, possam ser efetivamente tratados. A biomecânica ocupacional aplicada no ambiente de trabalho é responsável pelo aumento da produtividade e melhorias no bem-estar dos trabalhadores, é uma importante ferramenta para prevenir acidentes, gerando resultados importantes para a saúde dos trabalhadores e para a empresa ao corrigir os problemas gerados pela postura inadequada e movimentos desordenados ou repetitivos, reduzindo os impactos causados ao trabalhador na realização de suas atividades. A correta aplicação da biomecânica no ambiente de trabalho, conscientizando os trabalhadores com relação aos movimentos e estimulando-os a utilizarem os músculos de maneira correta, aumenta a eficiência produtiva e a disposição dos trabalhadores. A biomecânica tem como um dos principais objetivos analisar e identificar quais são os reflexos da atividade desenvolvida no corpo do trabalhador, bem como maneiras de minimizar ou eliminar seus efeitos, adaptando as atividades de acordo com as limitações do trabalhador, evitando danos físicos, adequando a tarefa ao trabalhador. A aplicação da biomecânica na organização reduz a quantidade de acidentes de trabalho, pois o trabalhador que realiza suas atividades onde as exigências musculares e articulares obedecem aos parâmetros de compatibilidade com a sua capacidade tem menor probabilidade de acidentes. Através da correta aplicação da biomecânica é possível prevenir ou reduzir a ocorrência de doenças ocupacionais, adequando posturas e definindo a carga certa para cada atividade, provendo o bem-estar aos trabalhadores através de melhorias nas condições de trabalho no ambiente físico e jornadas de trabalho com menor desgaste que farão com que haja redução do absenteísmo e despesas com saúde, aumento da produtividade, além de elevar a competitividade. Dessa forma, aplicar a biomecânica no ambiente de trabalho proporciona benefícios não somente para os trabalhadores, mas também para a empresa em termos de resultados. A biomecânica possui aspectos que tornam os estudos mais específicos no que se refere ao trabalho, tais como: Trabalho estático: “exige contração contínua de alguns músculos, para manter uma determinada posição” (IIDA, 2005, p. 162). Trabalho dinâmico: “o trabalho dinâmico ocorre quando há contrações e relaxamentos alternados dos músculos, corno nas tarefas de martelar, serrar, girar um volante ou caminhar” (IIDA, 2005, p. 162).
Fisiologia
A fisiologia é o campo da biologia que busca o entendimento do corpo humano, estudando seu funcionamento, descrevendo as funções físicas, mecânicas e bioquímicas dos órgãos, sua estrutura e importância para a sobrevivência. É a parte da biologia que nos permite conhecer o funcionamento do organismo e as atividades que cada estrutura desenvolve, compreendendo os processos necessários para a manutenção da vida.
Para atuar de forma preventiva e garantir que o trabalhador tenha sua saúde preservada e livre de doenças relacionadas ao trabalho, a ergonomia faz uso das noções de fisiologia humana para entender os impactos do trabalho na vida do trabalhador, pois o trabalho causa implicações na saúde do trabalhador como: tendinites, estresse, problemas circulatórios, dores de cabeça, patologias nas articulações etc. A preocupação da ergonomia está nas condições de trabalho, de forma geral, iluminação, temperaturas, ruído e outros fatores que podem influenciar no organismo,através da identificação dos impactos do trabalho no dia a dia do trabalhador, atuando de forma preventiva para garantir que os trabalhadores sejam saudáveis.

Continue navegando