Buscar

Matriz de Atividade aplicada- Gestão de Projetos e processos

Prévia do material em texto

MBA STIHL – GESTÃO ESTRATÉGICA E LIDERANÇA
	Módulo 2
	Liderança e resultados
	Disciplina 1
	Gestão de Projetos e Processos
	Aluno (a)
	
ATIVIDADE PRÁTICA
	1) Na disciplina anterior (Gestão Inovadora de Negócios) falamos de empreendedorismo, de criação de novos serviços e de novas empresas. No conteúdo intitulado “Apresentação da Gestão de Projetos” há a definição de projeto. Pergunta-se: a “criação” de uma empresa é um projeto? Justifique sua resposta utilizando a própria definição de projeto contida no referido conteúdo.
	
A criação de uma empresa pode ser considerada um projeto, pois envolve um esforço temporário para alcançar um resultado único seguindo as etapas de pesquisa, planejamento, obtenção de recursos e implementação necessárias para estabelecer a empresa.
	Observe que nos materiais da disciplina são apresentados dois cronogramas com características visuais distintas: primeiro está em “Programação das Atividades” (p. 7-8) e o segundo em “Ferramentas de Planejamento” (p. 5), sendo que este segundo modelo é o mais utilizado das ferramentas disponíveis no merceado, no caso, MS Project. Responda as duas questões seguintes.
	
	2) Suponha que você esteja gerenciando um projeto e que pretenda “fixar na parede” o cronograma das atividades para que todos tenham a mesma compreensão temporal e possam entender suas participações e/ou responsabilidades. Qual modelo é o mais adequado como instrumento de comunicação? Dê uma justificativa.
	
O modelo gráfico de Gantt é o mais adequado como instrumento de comunicação, devido à sua capacidade de proporcionar uma visualização clara, atribuir responsabilidades e facilitar a comunicação eficiente entre os envolvidos.
	3) No segundo modelo de cronograma, pode-se notar que as barras representam “as atividades” e as flechas representam as “dependências” entre atividades. Você poderá notar que algumas barras estão na cor azul e outras na cor vermelha. As atividades em azul representam “atividades com folga”, ou seja, podem sofrer algum atraso sem impactar o prazo final do projeto. As atividades em cor vermelha compõem o(s) “Caminho(s) Crítico(s) do Projeto”, que define(m) a duração total do projeto. As atividades do(s) Caminhos(s) Crítico(s) são as atividades sem folga alguma, ou seja, qualquer atraso na sua execução ocasionará atraso no projeto. Pergunta-se: é importante que o Gerente do Projeto e a Equipe do projeto conheçam o(s) Caminho(s) Crítico(s) do Projeto? Justifique sua resposta.
	
Sim, conhecer os caminhos críticos do projeto e de fundamental para o gerente do projeto e a equipe, pois esse conhecimento proporciona uma visão clara das atividades mais importantes e ajuda a garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo estabelecido.
	4) No conteúdo da disciplina “Processos Aplicados ao Gerenciamento de Projetos” é mencionado que após o estudo de viabilidade é elaborado o Termo de Abertura (Project Charter), que autoriza oficialmente o início de um projeto. Um modelo bastante utilizado para o Termo de Abertura é o Project Model Canvas criado pelo Prof. José Finocchio Jr. Assista ao vídeo “Conheça o Project Model Canvas e tire seu projeto do papel” com duração de 2 minutos e 17 segundos (link https://youtu.be/7vi5zRjz8eE) e note que o Canvas deve responder basicamente a cinco questões: (1) Por quê? (2) O que? (3) Quem? (4) Como? (5) Quanto e Quanto?
Associe os 13 itens que compõem o Project Model Canvas a cada uma das cinco perguntas mencionadas acima (utilize os números de 1 a 5 para completar o quadro)
Itens:
( 1 ) Justificativas (passado)
( 2 ) Objetivos
( 5 ) Benefícios (futuro)
( 2 ) Produto
( 2 ) Requisitos
( 3 ) Partes interessadas
( 3 ) Equipe do Projeto
( 4 ) Restrições
( 4 ) Premissas
( 4 ) Grupo de Entregas
( 4 ) Riscos
( 5 ) Linha do Tempo
( 5 ) Custos

Continue navegando