Buscar

MÓDULO 3 - PROVA NIVELAÇÃO ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO 1 EDIÇÃO 2023

Prévia do material em texto

PROVA EFAPE – QUESTÕES OBJETIVAS
NIVELAÇÃO ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO – 1ª EDIÇÃO 2023
MÓDULO 3
(QUESTÃO 1) Desde o início de 2020, o mundo enfrentou desafios sem precedentes em função da pandemia da covid-19. Reveja a animação Impactos da pandemia nas juventudes brasileiras, que apresenta os impactos na vida dos jovens, de acordo com a pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE, 2022):
Com base na animação, marque a alternativa que aponta demandas desses jovens para que as escolas possam apoiá-los na nova rotina de estudos decorrente da pandemia:
a. Priorizar atividades que os auxiliem a lidar com suas emoções e promover ações que apresentem estratégias para gestão de tempo e organização dos estudos.
b. Promover o reencontro com os amigos para que sejam superadas as dificuldades causadas pelo isolamento social e consequente suspensão das aulas presenciais.
c. Estabelecer propostas para apoiar os jovens e suas famílias a superar as mudanças drásticas e privações que se impuseram no cotidiano e impactaram suas vidas.
d. Priorizar a continuidade das atividades escolares por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), uma vez que todos têm facilidade de acessá-las.
e. Viabilizar a vacinação dos profissionais das escolas, dos estudantes e de suas famílias, garantindo a saúde de todos e o retorno seguro às aulas.
(QUESTÃO 2) Considere as seguintes afirmações:
I) Para favorecer o desenvolvimento de uma formação integral e integrada, o Ensino Médio está organizado em áreas de conhecimento, seja na Formação Geral Básica, seja nos Itinerários Formativos.
II) A organização em áreas de conhecimento implica na exclusão dos componentes tradicionalmente presentes nessa etapa, tendo em vista uma maior integração nas atividades a serem trabalhadas no Ensino Médio.
III) Os Itinerários Formativos visam aprofundar e ampliar as aprendizagens desenvolvidas na Formação Geral Básica, em uma ou mais áreas do conhecimento e/ou na formação técnica e profissional.
IV) A indissociabilidade entre a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos permite a liberdade de escolha, pelo estudante, das áreas e dos componentes que ele vai cursar em todo o Ensino Médio.
Assinale a alternativa que indica as afirmações que expressam as mudanças relativas ao Novo Ensino Médio, de acordo com o proposto no Currículo em Ação.
a. I, III e IV, apenas.
b. I, II, III e IV.
c. I, II e III, apenas.
d. I e III, apenas.
e. I e II, apenas.
(QUESTÃO 3) O Currículo em Ação para o Ensino Médio destaca “[...] a necessária flexibilidade para a adoção de estratégias metodológicas que promovam o protagonismo e a autonomia do estudante.” (São Paulo, 2020, p.26).
Considere as seguintes ações:
I) Cuidar para que as ações pedagógicas de gestores e de professores levem em conta os anseios dos estudantes a respeito de suas aprendizagens e suas necessidades.
II) Estimular a formação de diferentes espaços culturais e tecnológicos planejados e geridos pelos estudantes com suporte da equipe escolar.
III) Promover, com os estudantes, discussões sistemáticas sobre processos, instrumentos e estratégias para que acompanhem e avaliem suas próprias aprendizagens e demandas.
IV) Selecionar os estudantes com melhor desempenho para atuarem como representantes dos colegas nas reuniões e conselhos escolares.
Assinale a alternativa que indica as ações que podem ser desenvolvidas na escola de modo a contribuir para desenvolvimento do protagonismo e da autonomia dos estudantes.
a. I, III e IV, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. I e III, apenas.
d. I, II, III e IV.
e. I e II, apenas.
(QUESTÃO 4) O Currículo em Ação sistematiza propostas para o Ensino Médio que já vinham sendo discutidas nacionalmente há algumas décadas. Assista ao vídeo “Currículo para a vida”, da websérie “Nunca me sonharam”, que, de certa maneira, explicita dilemas e desafios que dialogam com as propostas do Currículo em Ação.
De acordo com as discussões apresentadas no vídeo e na proposta do Currículo em Ação para o Ensino Médio, é INCORRETO afirmar que:
a. A formação dos estudantes deve extrapolar o conhecimento acadêmico, desenvolvendo competências que integrem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.
b. O currículo deve ter como objetivo desenvolver, nos estudantes, competências e habilidades para lidar com as demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
c. Um currículo comprometido com a formação integral precisa superar a fragmentação disciplinar, estabelecendo formas de integração e interação nas áreas e entre elas, dando sentido ao que se aprende.
d. Para dialogar com as demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho, é preciso que as aprendizagens considerem a diversidade de contextos e de juventudes na contemporaneidade.
e. O objetivo principal do Ensino Médio é preparar os estudantes para o mercado de trabalho, prioritariamente por meio do ensino profissionalizante, articulado às atualidades do mundo globalizado e aos direitos e deveres dos cidadãos.
(QUESTÃO 5) Considere as seguintes características:
I) Aumento gradual da carga horária total das três séries.
II) Exclusão de componentes para a constituição das áreas de conhecimento.
III) Flexibilidade como princípio de organização curricular.
IV) Indissociabilidade entre Formação Geral Básica e Itinerários Formativos.
Assinale a alternativa que indica mudanças que ocorrem no Ensino Médio em âmbito nacional – e que também se aplicam à rede estadual paulista.
a. I, II, III e IV.
b. I, III e IV, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I e III, apenas.
e. I, II e III, apenas.

Continue navegando