Buscar

Ava 2 - Linguagem

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO – UNIJORGE
SARA DE JESUS SILVA
213002197
TRABALHO DA DISCIPLINA DE LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E DISCURSO
IPIRÁ – BA
2021
SARA DE JESUS SILVA
213002197
TRABALHO DA DISCIPLINA DE LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E DISCURSO
Avaliação Virtual (AVA 2) – Trabalho da disciplina de Linguagem, Comunicação e Discurso, solicitado pela docente Leice Costa.
IPIRÁ – BA
2021
INTRODUÇÃO
A seguir, será apresentado o trabalho da disciplina de Linguagem, Comunicação e Discurso. A atividade articula o conhecimento teórico estudado nas aulas, com o conhecimento prático.
O trabalho está organizado em três etapas: Introdução, desenvolvimento – que traz as principais informações – e as referências. 
DESENVOLVIMENTO
Enunciado da avaliação: Elabore um texto dissertativo sobre a importância da leitura para formação do indivíduo e da sociedade.
Criatividade, comunicação e interpretação. Essas são as principais habilidades aperfeiçoadas para quem possui o hábito de ler. Seja de artigos, poemas, jornais ou até gibis, a literacia sempre convida o leitor a buscar novos conhecimentos. Dessa forma, desde a construção intelectual, à reflexiva, a leitura assume um importante papel na formação do indivíduo e da sociedade.
O poeta e jornalista brasileiro Mário Quintana (1906-1994) acertou ao dizer: “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas, os livros só mudam as pessoas”. De maneira análoga, é viável que primeiramente deve-se buscar a mudança individual, para conseguinte, promover uma transformação coletiva.
Nesse sentido, a leitura possui um papel fundamental na formação de caráter individual e social, pois conhecer novos costumes, crenças e opiniões distintas, além de promover o respeito pelo diferente, agrega valores culturais para a sociedade.
De acordo com o poeta modernista Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede. Consoante a isso, é possível concluir que sentir prazer e paixão pela literacia, parte de uma escolha pessoal. 
Infelizmente, boa parte dos indivíduos que compõem a sociedade imediatista são impacientes, e preferem realizar outros afazeres ao invés de ler. Por essa causa, o prazer pela leitura tornou-se cada vez mais difícil de ser alcançado. 
Vale ressaltar que, com o advento da tecnologia e com a criação dos aparelhos tecnológicos, ficou ainda mais fácil “viajar” no universo da leitura. Com o acesso à internet e a um aparelho telemóvel, é possível compartilhar e adquirir novos conhecimentos de mundo por meio dos livros digitais.
Logo, apropriar-se dos diversos conteúdos textuais existentes, é uma atitude tomada por quem tem desejo em adquirir sabedoria. 
REFERÊNCIAS
SILVEIRA, José Renato. Os livros não mudam o Mundo, quem muda o Mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas. SEDUFSM, 2020. Disponível em: https://www.sedufsm.org.br/?secao=reflexoes&id_artigo=567. Acesso em: 11 jun. 2021.
NETO, Manoel Goes. Carlos Drummond de Andrade
: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede. ESBRASIL, 2020. Disponível em: https://esbrasil.com.br/o-livro-fonte-de-prazer-e-informacao/. Acesso em 11 jun.2021.

Continue navegando

Outros materiais